Entidade será a primeira a testar a plataforma de concessão do Selo
Após ter aderido ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar)/Sindapp (Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar)/ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social), no início de 2017, a Previ será a primeira entidade a testar a plataforma informatizada de concessão do Selo, que valida o cumprimento de todos os princípios e obrigações do Código.
São exemplos das disposições que compõem a Autorregulação em Governança de Investimentos a transparência nos processos de governança de investimentos, a garantia à informação adequada e clara nos assuntos que envolvam planos de benefícios e a adoção de práticas que fortaleçam a relação fiduciária entre as partes interessadas das entidades. O Código traz ainda uma série de obrigações relativas à gestão de investimentos e de riscos da entidade.
Para comprovar o cumprimento de todos esses itens e obter o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos, a Previ deverá fornecer uma série de informações por meio do sistema disponibilizado pela Abrapp/Sindapp/ICSS, bem como incluir manifestações de públicos de interesse, como fornecedores e participantes. Com essa iniciativa, a entidade não apenas submeterá suas práticas a uma avaliação externa como também contribuirá com feedbacks sobre a plataforma e o processo de concessão do Selo, que serão disponibilizados a todas as entidades fechadas que aderiram ao Código.
Caso obtenha o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos, a entrega está prevista para ocorrer no 39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, maior evento anual do segmento, que ocorrerá em setembro, na cidade de Florianópolis.
Fonte: Previ, em 22.05.2018.