Relatório traz análises e projeções de aspectos relevantes da economia brasileira
O boletim Cenários Econômicos é um relatório periódico que tem como objetivo informar aos participantes da Previ sobre os principais acontecimentos e atualizações referentes à conjuntura econômica. Também são expostas projeções realizadas pelo mercado, provenientes de fontes públicas.
A economia brasileira, após oito trimestres de queda, avançou 1% no primeiro trimestre de 2017 em relação ao quarto trimestre de 2016. O resultado veio pouco acima das projeções do mercado (0,9%). No entanto, na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 0,4%. O resultado do primeiro trimestre do ano foi influenciado pela contribuição positiva da produção agrícola, que teve crescimento de 13,4% em relação ao período anterior. A indústria registrou uma alta de 0,9% e o setor de serviços não apresentou evolução no período.
Ainda não foi observada uma retomada sustentável pelo lado da demanda. Os indicadores de crédito e do mercado de trabalho ainda são fracos. Assim o consumo das famílias retraiu 0,1%, enquanto os investimentos recuaram 1,6%.
O aumento da incerteza no ambiente político pode frear o processo de retomada da atividade econômica com a diminuição dos investimentos e do consumo. A melhora na taxa de desemprego prevista para o segundo semestre pode ser adiada. Além disso, apesar da perspectiva positiva para o setor agropecuário, o efeito do bônus desse segmento sobre o PIB será menor nos próximos períodos, uma vez que o primeiro trimestre é mais favorável ao desenvolvimento das principais culturas, como o milho e soja.
Leia aqui a matéria na íntegra.
Fonte: PREVI, em 02.06.2017.