A maior entidade fechada do país, a Previ, fechou a contratação da cobertura do Seguro D&O oferecido pelo Sindapp em parceria com a corretora Apoena. Em um negócio que levou mais de um ano para ser desenhado e finalizado, o seguro realiza a cobertura das despesas de defesa em casos de processos nas esferas administrativa e judicial contra os dirigentes e conselheiros da entidade.
“Além de proteger os dirigentes em ações que não envolvem dolo ou má-fé, o mais importante é que o Seguro D&O também resguarda o patrimônio da entidade e dos participantes”, diz Cecília Garcez, Diretora de Administração da Previ. A dirigente explica que o estatuto indica que a Previ deve arcar com as despesas de defesa de seus dirigentes que praticaram atos regulares de gestão, mas que mesmo assim, têm de responder a algum processo administrativo ou penal.
A Diretora da Previ conta que a contratação do seguro foi possível graças aos esforços dos consultores da corretora Apoena, que realizaram um longo trabalho de prospecção e negociação com as seguradoras. “O Sindapp e a Apoena realizaram um trabalho muito positivo e deram todo o apoio para que o seguro fosse concretizado”, lembra Cecília. As primeiras conversas para a contratação do seguro começaram no final de 2016 e só foram finalizadas com sucesso mais de um ano depois.
“O modelo positivo de governança da Previ e nossa política de integridade, contaram favoravelmente para que as seguradoras pudessem oferecer propostas para a cobertura do seguro para nossos dirigentes”, explica a Diretora Administrativa.
Contatos internacionais - Para concretizar a contratação do Seguro D&O pela Previ, os consultores da Apoena tiveram de recorrer ao diálogo com as matrizes das seguradoras que atuam no Brasil. É que no início das negociações, as seguradoras não quiseram apresentar propostas para a Previ. “O ambiente político no ano passado era muito hostil e as seguradoras não tiveram segurança em fechar o negócio”, conta Carlos Garcia, sócio-diretor da Itajubá Investimentos, empresa que controla a Apoena.
Mesmo com as dificuldades, os consultores não desistiram. “Entramos em contato com as matrizes das seguradoras lá fora e explicamos as condições do seguro. Então, as matrizes de duas seguradoras conversaram com as unidades brasileiras que se convenceram que o seguro era viável”, diz Wesley Crespo, Sócio-Consultor da Apoena.
“A governança da Previ, que é um modelo para todo o sistema, foi um ponto importante. A oferta de Seguro D&O funciona como se fosse um selo de qualidade a mais para a entidade”, explica Mizael Machado, Sócio-Consultor da Apoena. Os consultores da corretora dizem que a contratação do Seguro D&O pela Previ representa um marco para a consolidação deste mercado. O produto do Sindapp já é contratado por 67 entidades fechadas.
Fonte: Acontece Abrapp, em 09.02.2018.