Entidade mais uma vez é destaque em projeções sobre a taxa de câmbio
A PREVI segue entre as instituições que têm acertado previsões sobre o comportamento das principais variáveis macroeconômicas. Desta vez, a instituição alcançou a segunda colocação na projeção da taxa de câmbio de curto prazo, figurando no ranking top five do Sistema de Expectativas do Banco Central (Bacen).
A PREVI já havia se destacado recentemente em projeções da Taxa Selic, do Índice Geral de Preços (IGP), do Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e da própria taxa de câmbio. Desde março de 2016, a PREVI integra o Sistema de Expectativas do Banco Central, divulgando suas projeções.
O Sistema de Expectativas do Banco Central
O Sistema de Expectativas do Bacen é uma ferramenta que disponibiliza projeções de variáveis econômicas de mais de 130 instituições financeiras, bancos de investimentos e empresas de consultoria financeira.
As expectativas de mercado são subsídio importante para decisões de política econômica. A disponibilização desses dados ao público possibilita que os agentes econômicos tenham conhecimento sobre o que as instituições de mercado estão projetando, o que os torna ferramenta fundamental para o planejamento de ações de curto, médio e longo prazos.
A assertividade das projeções de variáveis macroeconômicas contribui para o atingimento dos objetivos do Planejamento Estratégico 2017-2021 referentes ao balanceamento da gestão de investimentos com as necessidades do passivo do Plano 1 e à maximização do benefício do participante do Plano Previ Futuro.
Fonte: PREVI, em 20.09.2017.