
Lavínio Camarim fala na Mesa de Debate do Congresso Nacional de OPME
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, participou nesta quinta-feira (23/11) da 3ª edição do Congresso Nacional de OPME, em Ribeirão Preto (SP).
Camarim falou sobre a atuação ética dos médicos auditores na Mesa de Debate: Auditoria Médica Fundamentada no Paciente. “O médico na função de auditor está sob a égide dos Conselhos Regionais de Medicina e responde aos CRMs. Por isso, tem que agir de acordo com o Código de Ética Médica, sempre em favor do paciente”, destacou.
Em sua apresentação, o presidente do Cremesp também reforçou que a função do médico auditor se tornou muito importante para o funcionamento tanto do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto da Saúde Suplementar. “Alguns médicos, uma minoria, podem cometer atos que não são reconhecidos pelo CFM, sem embasamento, ou exageram a gravidade dos diagnósticos, por exemplo. Nesses casos, o auditor irá detectar esses problemas para que eles sejam resolvidos com tranquilidade e da melhor forma possível”, afirmou Camarim.
Também participaram do debate Jean Luc Fobe, médico auditor; Flávio Zidan, representante da Unimed Seguros; e Edwaldo Joviliano, neurocirurgião e perito; além do coordenador na mesa, o presidente da Unimed Jundiaí, Valério Delamanha, e o moderador da mesa, o membro do Comitê Consultivo da Unimed Brasil, Marco Nogueira Bonadio.
Lavínio também participará da Solenidade de Abertura, na noite desta quinta-feira, e da Mesa “Qual a visão do Congresso perante aos Planos de Saúde, Visão do CRM diante das Auditorias Médicas e as segundas opiniões e como conscientizar o médico da importância das liberações coerentes”, na manhã de sexta-feira (24/11).
Fonte: Cremesp, em 23.11.2017.