Por Jorge Roberto Wahl

Transparência e engajamento, duas qualidades sempre presentes na vida associativa da Abrapp, serão mais uma vez os norteadores dos Encontros Regionais de 2026.
Tradicionalmente a série de eventos acontece entre março e maio e, por sua importância e êxito ao se repetir, o quadro associativo já se prepara desde o início de cada ano para participar. Muito em breve as datas, a programação temática e a relação de expositores estarão sendo divulgadas.
Com datas próximas aos encontros regionais (geralmente na véspera), também serão realizadas as reuniões do Abrapp Itinerante.
Ambos são eventos pensados para, de um lado, ouvir as associadas, garantindo o diálogo, e de outro bem informá-las, ao mesmo tempo em que melhor orientá-las nos aspectos técnicos e estratégicos, já se têm definidos os principais temas.
Os temas estarão distribuídos por diferentes painéis, com a participação não apenas de nomes da Abrapp e especialistas selecionados por seu alto conhecimento dos assuntos tratados, mas também de autoridades : “Diretrizes estratégicas e prioridades do segmento em 2026”, “ Investimentos “ , “Comunicação e Transparência: Diretrizes, Supervisão e Cases Práticos” ; “ Resolução Previc nº 26/2025, Critérios ESG e Fiscalização: O que Esperar para 2026 “; “Transformação Digital e Dados para Gestão Previdenciária: Decisões baseadas em Dados, Automação e IA”.
A comunicação recebe um cuidado especial e não por acaso . Quando a Abrapp se reuniu dias atrás com a Previc para desenhar uma agenda de fomento da previdência complementar fechada para este ano ficou claro, ainda mais claro, o destaque que será dado às ações no sentido de bem nos comunicarmos com a sociedade brasileira. Diante do país o nosso sistema deverá ser mostrado sempre como gerador de poupança de longo prazo, para fins tanto de pagamento de aposentadorias em valor diferenciado, como de produção de empregos e renda e fortalecimento da atividade econômica.
“Temos consciência que precisamos avançar na comunicação com o nosso participante de uma maneira simples, objetiva, permanente, e também em uma comunicação estratégica com o público externo: poderes constituídos, imprensa, meio empresarial, etc.”, declarou então o Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva.
Fonte: Abrapp em Foco, em 26.01.2026.