Por Bruna Chieco

Para os representantes da Previdência Complementar Fechada, o Prêmio Previc de Monografia já se consolidou como ferramenta de fomento à produção acadêmica e técnica do setor. Em sua nona edição, a premiação contou com 39 trabalhos inscritos, 18% a mais que no concurso anterior, sobre os seguintes temas: Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos; Solvência dos planos de benefícios; e Governança e Liderança. Confira aqui os vencedores.
“O Prêmio de Monografia é uma grande contribuição para a elaboração de estudos para o desenvolvimento da Previdência Complementar Fechada em nosso país”, declarou o Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva. “Sabemos que contamos com um sistema sólido e robusto, porém, a inovação, a tecnologia e a evolução dos padrões de governança e comunicação exigem a busca de novas compreensões”. pontuou. Para ele, especialistas e pesquisadores são fontes de referência que induzem o acompanhamento e atualização das mudanças de procedimentos.
O Diretor-Superintendente da Previc, Ricardo Pena, corrobora acrescentando que a experiência estimula a produção de proposições e reflexões sobre o setor. “São temas muito relevantes que trazem uma perspectiva de reflexão para o setor, para a própria Previc. Para nós tem sido uma iniciativa que oxigena as ideias com novos olhares sobretudo para um setor que tem pujança econômica e precisa se desenvolver”, pontuou.
Enfatizando que o fomento da Previdência Complementar se faz principalmente com a difusão da cultura previdenciária, o Diretor-Presidente da UniAbrapp, Jarbas de Biagi, destacou que a iniciativa importante da Previc de retomar o Prêmio de Monografia. “A qualidade dos trabalhos apresentados muitas vezes superam as expectativas. É uma iniciativa muito oportuna e enriquecedora no nosso segmento. Formar profissionais de qualidade sempre foi o nosso objetivo e nós temos conseguido”, disse.
Membro da Comissão Julgadora, o Superintendente-Geral da Abrapp, Eduardo Lamers, ressaltou que o segmento é complexo, demandando material de qualidade para apresentar propostas para os poderes constituídos, e através dessa iniciativa, isso tem sido feito. “Temos uma seleção de trabalhos qualificados, que abordam temas relevantes e trazem oportunidades de evolução para o segmento, tanto no aspecto teórico quanto no prático”.
Representando a Secretaria do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social (MPS) na Comissão Julgadora, Eldimara Custódio Ribeiro Barbosa reiterou que o prêmio “é um importante catalisador de estudos e pesquisas de alto nível que podem servir de subsídio para o aprimoramento das normas e das políticas públicas destinadas ao segmento fechado de previdência complementar”.
Também membro da comissão representando a Anapar, Patrícia Cunegundes enfatizou o papel fundamental da premiação “para o fortalecimento e a valorização da previdência complementar fechada, ao incentivar a produção de conhecimento técnico e crítico sobre o setor”. Ela disse ainda que iniciativas como essa ampliam o diálogo entre diferentes atores, contribuindo para a construção de um sistema mais transparente, sustentável e alinhado às demandas da sociedade.
Sobre o prêmio – A premiação vai agraciar com R$ 10 mil o vencedor, e com R$ 5 mil o segundo colocado de cada uma das três categorias temáticas. A cerimônia de entrega dos valores e dos certificados será realizada no 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), em São Paulo, no dia 23 de outubro, às 17h. Todos os trabalhos vencedores, incluindo as menções honrosas, serão publicados nos sites da Previc e da Abrapp.
O 9º Prêmio Previc de Monografia é uma realização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); em parceria com a Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social; e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Autogestão (Anapar). O patrocínio é da Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp) e da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
Fonte: Abrapp em Foco, em 20.10.2025.