Regras serão divulgadas durante a segunda edição do evento Hospitais Compliance, que será realizado em novembro deste ano, em São Paulo
A cadeia produtiva da saúde será avaliada pelo ponto de vista ético. O Prêmio Ethics, uma iniciativa da Revista Diagnóstico, com o apoio da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e Instituto Ethos, irá escolher os 10 Hospitais Mais Éticos do Brasil com base em ações de compliance. Além dos prestadores (hospitalar e operadoras), o prêmio – que será concedido em 2016, referente a 2015 – vai abranger toda a indústria da saúde, a exemplo de laboratórios, distribuidores, serviço de TI, diagnóstico por imagem, entre outras categorias.
As regras serão divulgadas durante a segunda edição do evento Hospitais Compliance, que será realizado em novembro deste ano, em São Paulo. A premiação tem consultoria da Ethisphere – que organiza, nos EUA, a maior premiação do gênero no mundo –, e da Cleveland Clinic, eleito o Hospital Mais Ético do Mundo, em 2014. A segunda edição do fórum Hospitais Compliance terá a participação internacional de Don Sinko, diretor de Compliance da Cleveland Clinic, e Tom Fox, advogado e autor do livro GSK in China: A Game Changer in Compliance.
Um pré-requisito obrigatório para se candidatar ao Prêmio Ethics – inciativa inédita na história da saúde brasileira – é ter adotado um Código de Conduta e/ou Ética, com regras alinhadas à cultura organizacional da empresa.
"A ideia do prêmio é estimular uma competição saudável por adoção de condutas sustentáveis nas relações comerciais do trade de saúde brasileiro", afirma Reinaldo Braga, publisher da revista Diagnóstico. Segundo ele, a iniciativa acontece no momento em que o país discute o seu futuro sobre o ponto de vista do compliance.
"Os brasileiros não querem um país corrupto. A sociedade vem demonstrando que não tolera mais atos non-compliance, seja na Petrobras, no Governo ou na Saúde", sentencia Braga, mentor do Fórum Hospitais Compliance.
No futuro, acredita ele, a relação da cadeia produtiva da saúde brasileira vai privilegiar, obrigatoriamente, atores que, além de bons serviços e produtos certificados, terão uma conduta ética e moral reconhecidos. "Os hospitais precisam liderar esse processo, já que são os compradores dos serviços e dos produtos da indústria", finaliza.
Fonte: Diagnósticoweb, em 26.05.2015.