Desmitificar o cálculo do resseguro não proporcional é o objetivo do projeto Xterra, da Resseguradora Terra Brasis, terceiro colocado na categoria Projetos e Serviços do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, edição 2015. O XTerra é tema do segundo webdocumentário sobre os projetos vencedores da 5ª edição do Prêmio, lançado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), com o objetivo de reconhecer as iniciativas inovadoras e inspirar os demais colaboradores do mercado segurador.
Na avaliação da Terra Brasis, o cálculo do resseguro não proporcional, em que a seguradora se responsabiliza pela parte dos sinistros até determinado valor e a resseguradora pela parte acima deste valor, é visto ainda como um segredo ou propriedade de poucos, por parte do mercado segurador. O XTerra busca, de maneira simples, determinar a distribuição do prêmio entre seguradora e resseguradora, utilizando técnicas de computação, atuaria, estatística e de modelagem gráfica e unindo os mesmos instrumentos matemáticos usados pelos subscritores mundiais com as características brasileiras. A ferramenta fica disponível no site da empresa e é aberta a todos os clientes. “Nós desenvolvemos uma ferramenta amigável, fluida e autoexplicativa, para que qualquer pessoa consiga utilizar”, destaca o analista de sistemas da Terra Brasis, Felipe Augusto, um dos autores do projeto.
A resseguradora acredita que, além de aprimorar as condições para uma justa negociação, o projeto propaga conhecimento e potencializa o uso do resseguro, na medida em que todos os seus participantes sejam capazes de compreendê-lo melhor. O vice-presidente da Terra Brasis, Carlos Zoppa, valoriza a premiação. “Ser um dos vencedores em uma premiação que leva o nome de Antonio Carlos de Almeida Braga, um dos maiores líderes de seguro desse país, é uma honra para qualquer profissional da área”, ressalta.
De acordo com a empresa, a realização do XTerra envolveu várias áreas da empresa, entre elas as áreas de Subscrição, Tecnologia da Informação, Atuária e Diretoria. Nesse sentido, os autores do projeto são Arthur Sanches, Carlos De Zoppa, Dioniso Araújo, Felipe Augusto, Gustavo Almeida, Paulo Botti, Paulo Hayakawa, Priscila Grossi, Ricardo Drizin e Rodrigo Botti. Para ter utilizar ferramenta, basta acessar ao site http://www.terrabrasis.com.br/xterra
Para assistir ao webdocumentário, acesse o hotsite do Prêmio (www.premioseguro.com.br).
Fonte: CNseg, em 22.09.2016.