
O palestrante falou sobre a importância de investir em tecnologia e inovação no mercado de seguros
O segundo workshop de inovação do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional de Seguros Gerais (CNseg), aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no Rio de Janeiro. Profissionais da indústria de seguro se reuniram no auditório da Escola Nacional de Seguros para a palestra com Gil Giardelli, CEO da empresa Gaia Creative e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Em sua apresentação, Giardelli defendeu a necessidade de tecnologia e inovação caminharem juntas e suscitarem mudanças aplicáveis ao mercado e que beneficiem a sociedade. “O mundo agora é um laboratório de mudanças. É o tempo da inovação”, ressaltou, falando sobre o desafio de vencer os obstáculos e a incredulidade e investir em novas ideias. Segundo Gil, “sempre que se fala em inovação, a tendência é que riam de quem teve uma grande ideia porque ainda falta visão de inovação no mercado. Acredite, se você tiver uma ideia brilhante, saiba que, em média, 230 pessoas pensaram a mesma coisa e apenas três tiveram a petulância de investir para tirar a ideia do papel. Dizem que o brasileiro é muito inovador, mas não. O brasileiro é muito criativo. Ser inovador é colocar a sua ideia para funcionar”.
Outro ponto reforçado por Gil Giardelli foi a importância de se investir em tecnologia para melhorar a vida das pessoas, sem, contudo, perder a simplicidade dos processos. “Quem agrada gregos, troianos e romanos não faz inovação”, alertou, ressaltando a importância da atualização profissional em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado. “O desafio que eu proponho a que você é que experimente a desconexão para entender o mundo em que estamos vivendo, onde todos estão conectados e insatisfeitos. A inovação passa por pessoas, processos e tecnologias”, pontuou.
Sobre o mercado de seguros, Giardelli apontou a necessidade de uma maior aproximação entre seguradoras e consumidores. “Inovação é colocar o simples à frente. A linguagem do seguro ainda não é totalmente clara para a maior parte da população. É preciso que ambas as partes conversem melhor. Este é o foco da inovação para o mercado segurador”, avaliou.
Workshop de inovação:
O primeiro workshop sobre inovação do Prêmio ocorreu no dia 6 de agosto, em São Paulo, tendo o mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm e Presidente da Grey Brasil, Walter Longo, como palestrante. Convidado para a segunda etapa do workshop, Gil Giardelli, professor do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, já participou de mais de 700 eventos nacionais e internacionais difundindo conceitos sobre economia criativa e inovação digital, sendo também colaborador de blogs como o da Revista Você S/A e da escola de negócios HSM e CEO da empresa Gaia Creative.
Sobre o Prêmio:
O Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela CNseg, busca reconhecer o trabalho dos securitários e corretores que contribuem para a inovação no mercado segurador. As inscrições para a edição deste ano já estão abertas e deverão ser realizadas por meio do hotsite da premiação até o dia 30 de setembro. Podem concorrer aqueles que forem colaboradores de empresas de seguros, previdência privada e vida, saúde suplementar, capitalização, resseguros, entidades afins do setor, corretoras e corretores de seguros e resseguros autônomos. O Regulamento e outras importantes informações sobre o Prêmio estão disponíveis no endereço www.premioseguro.com.br.
Sobre a CNseg:
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) elevou em 2008 ao status de Confederação a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização. A CNseg conta em sua formação com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), e a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). A entidade representa o mercado perante o Governo Federal, a sociedade em geral e as entidades nacionais e internacionais.
Fonte: CNseg, em 17.08.2015.