Está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 7 de Agosto, a portaria com o nome dos vencedores do 6º Prêmio Previc/Abrapp de Monografias da Previdência Complementar Fechada e que tem o apoio da Anfip-Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. O vencedor do Tema 1 “Os Desafios da Previdência Complementar Fechada” foi o candidato com pseudônimo “Garageiros 2013”, de autoria de Rafael Liberal Ferreira de Santana. Rafael é mestre em Administração com habilitação em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília-UnB e pós-graduado em Economia do Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é coordenador na Gerência de Arrecadação e Cadastro da Funpresp-EXE. Seu trabalho de Pseudônimo Garageiros 2013 falou da implantação da Funpresp-Exe que começou do zero, na garagem do patrocinador, detalhando a sua constituição, implantação e desenvolvimento, podendo servir de exemplo para a criação de novos fundos. O trabalho foi coletivo e incluiu também os autores Cícero Rafael Barros Dias (Gerente de Atuária e Benefícios da Funpresp-Exe) e Ricardo Pena Pinheiro (Diretor Presidente da Funpresp-Exe).
Já o vencedor do Tema 2 “Entidades Fechadas de Previdência Complementar - Gestão Baseada em Risco” foi o trabalho de pseudônimo “Alves”, de autoria de Bruno Rodrigues Maia e Victor de Freitas Sodré. Bruno é graduado em licenciatura em Matemática pela Universidade do Rio de Janeiro, Graduado em Ciências Atuariais pela UERJ, objeto da monografia, além de MBA em Gestão de Previdência Complementar pela UFF e analista na área atuarial na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). Victor é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa - MG (UFV), graduando em Ciências Atuariais pela UERJ, e MBA em Gestão em Gestão de Previdência Complementar pela UFF. Bruno e Victor são analistas da área atuarial Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.
O trabalho teve como título “Previdência Complementar: impactos nas anuidades atuariais de pensão em função das alterações no grupo familiar” e detalhou um plano de benefícios na modalidade de contribuição variável, com perfil de contribuição definida durante a fase de acumulação.
Para o diretor-superintendente da Previc, Carlos de Paula, o prêmio é a oportunidade de mostrar às entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) os estudos que estão sendo discutidos e elaborados sobre o setor, objetivando o seu aprimoramento. “Esta é a oportunidade de agradecer aos autores dos 19 trabalhos inscritos pelo esforço em discutir a aplicabilidade de estudos sobre a previdência complementar. Vamos continuar abrindo espaço para enriquecer este debate nos próximos prêmios, em parceria com a Abrapp”, destacou Carlos de Paula.
Cada um dos vencedores vai receber o prêmio no valor de R$ 10 mil. Além da premiação, certificado e da publicação da monografia os vencedores ganham passagem, hospedagem e inscrição para participarem do 36º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, promovido pela Abrapp, de 7 a 9 de outubro, que este ano acontecerá em Brasília, ocasião em que ocorrerá a solenidade de premiação.
Fonte: PREVIC, em 11.08.2015.