Após mais de dois anos de debates e propostas junto ao Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), a Abrapp anuncia uma grande novidade que permitirá a tão esperada retomada do fomento do sistema de Previdência Fechado. Após a aprovação do relatório final do Grupo de Trabalho “Plano Setorial” pelo CNPC, o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, gravou um vídeo (clique acima para assistir) em que explica os principais aspectos desta medida que considera um avanço fundamental para o sistema, principalmente no sentido de multiplicação dos planos voltados aos familiares de participantes.
“De acordo com a decisão do CNPC, aquela entidade fechada de previdência complementar, associada da Abrapp, se assim desejar, poderá instituir desde já seu plano família através desse vínculo associativo setorial”, disse Luís Ricardo no vídeo. Ele explicou que as associadas da Abrapp poderão entrar como afiliadas setoriais para criar um plano de benefícios para os familiares de participantes.
“A grande novidade envolve o alcance do membro indireto para este plano. Houve o reconhecimento de que não há necessidade de criação de nova legislação, de nova resolução que discipline o plano setorial”, comenta o Diretor Presidente. Desta forma, a entidade que assim desejar, poderá oferecer o plano família para os participantes, aos seus cônjuges, aos dependentes econômicos, aos seus filhos. "Conseguimos uma flexibilidade para alcançar o familiar do participante, e sabemos que há uma demanda reprimida", disse.
Estimativas da Abrapp apontam o potencial de duplicação do número atual de participantes do sistema a partir da multiplicação de novos planos setoriais com a possibilidade de inclusão de familiares diretos e dependentes. “É uma medida fundamental que permitirá um grande fomento do sistema. E chega na véspera de nosso Congresso, e vamos explicar, vamos conversar, sobre esse tema. Tenho convicção que isso irá revolucionar, irá incrementar o sistema", diz Luís Ricardo.
Fonte: Acontece Abrapp, em 03.09.2018.