Elaborado para orientar as ações da Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp no triênio entre 2017 a 2019, o planejamento estratégico vem registrando importantes avanços antes mesmo de completar seu primeiro ano de vigência. Desde o início do ano, após sua elaboração e divulgação, as entidades representativas se lançaram para enfrentar os desafios não apenas de conservação da Previdência Complementar Fechada, mas também de destravar o fomento do setor. “Está sendo um ano de muitos avanços, que está superando nossas expectativas, apesar de toda crise econômica e política que o país atravessa”, diz Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp.
O acompanhamento do planejamento, realizado pelo Diretor Executivo, Luiz Carlos Cotta, aponta forte evolução nas entregas. “As entregas deste primeiro ano foram superiores a um terço do planejado e só não foi maior porque várias delas dependem dos órgãos reguladores”, explica Cotta. Os resultados do planejamento são apresentados a cada duas reuniões de diretoria da Abrapp e ainda conta com um fórum de acompanhamento permanente que pode ser acessado via aparatos móveis (celular e tablets) pelos diretores e consultores que atuam nos projetos.
Alguns dos exemplos de entregas são as propostas do PGA por Entidade que está pautado no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e do CNPJ por Plano que deve ser apresentado pela Abrapp na próxima reunião do órgão de dezembro. A própria retomada das atividades do CNPC como âmbito de aprovação de mudanças normativas é visto como um avanço em relação aos anos anteriores, quando a instância ficou praticamente paralisada.
Já a proposta da adesão automática é trabalhada agora como projeto de lei, que o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, assumiu o compromisso de levar adiante no âmbito do governo. Tudo isso faz parte do eixo “Previdência Complementar para Todos”, um dos principais do planejamento estratégico, que inclui ainda o projeto do Prev Sonho, uma nova modalidade de desenho de plano de benefícios, mais adaptado para as necessidades atuais do mercado.
“Apresentamos o Prev Sonho durante o 38 Congresso, aliás que teve como tema central a Previdência Complementar para Todos, o que demonstra nosso compromisso com a expansão do sistema”, comenta Luís Ricardo. O Diretor Presidente da Abrapp ressalta ainda o fortalecimento da interlocução da Abrapp com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com diversas entidades de outros setores, como por exemplo, Fipe, Anbima, Ibgc, entre muitas outras.
Um exemplo é a participação ativa da Abrapp no Fórum de Incentivo à Formação de Poupança de Longo Prazo, lançado pela Fipe também durante o 38º Congresso. A Abrapp ainda ampliou a interlocução com Fenaprevi, governo e mercado na questão do compartilhamento de riscos (sobrevivência, hipóteses atuariais, morte e invalidez) que já pode ser acessado pelas entidades fechadas. A Conecta Soluções Associativas e a Corretora Apoena firmaram parceria recente para oferecer soluções de compartilhamento.
Governança, Certificação e Educação - Diversos são os avanços em outras áreas do planejamento estratégico. Em termos de governança, o Sindapp tem atuado bem próximo da Abrapp para fortalecer o sistema, tendo como um dos principais exemplos de avanço, a concessão do Selo de Autorregulação, no 38º Congresso. “A ideia original do Diretor [José Taborda] Rauen frutificou e gerou a concessão do primeiro Selo para a Centrus”, explica Jarbas Antônio de Biagi, Diretor Presidente do Sindapp. O Sindicato trabalhou ainda na reforma da comissão de ética e na coleta de sugestões para as mudanças no Decreto 4942, preparado pela Previc. “Estamos acompanhando de perto as mudanças no decreto sancionador”, diz o Diretor Presidente do Sindapp.
A UniAbrapp, por sua vez, avançou a passos largos na oferta de MBAs e trilhas de educação à distância. Houve avanços na regionalização das trilhas com a oferta de módulos de EaD (Ensino à Distância), além da abertura de programas In Company. Em 2018, estão previstas a abertura de quatro turmas de MBA com a ampliação dos convênios com instituições acadêmicas. “Estamos fortalecendo a abrangência da UniAbrapp com a perspectiva de abertura de novas turmas de MBA em algumas regiões do país”, revela Luiz Paulo Brasizza, Diretor Vice Presidente da Abrapp.
O ICSS teve notáveis avanços no aperfeiçoamento do sistema de certificação e no Programa de Educação Continuada (PEC) de dirigentes. Além disso, promoveu melhorias no site e lançou aplicativo para facilitar os processos de certificação. A perspectiva do planejamento estratégico é terminar 2018 com mais de 70% das entregas previstas, segundo previsão do Diretor Luiz Carlos Cotta.
Fonte: Abrapp Acontece, em 28.11.2017.