A partir do dia 15 de julho, a Petros começará a automatizar alguns processos da Diretoria de Seguridade, o que terá reflexos positivos na qualidade dos serviços prestados aos participantes. A novidade faz parte de uma profunda mudança que vem sendo realizada na Fundação, a partir do Projeto de Modernização dos Processos e Sistemas Previdenciários.
Na prática, a Petros vai adotar uma solução tecnológica conhecida como RPA (Robotic Process Automation) para automatizar atividades repetitivas e operacionais. Com isso, a Fundação terá ganhos de eficiência, agilidade, precisão, e as equipes poderão se dedicar a atividades mais analíticas, reduzindo o tempo das entregas e aumentando a qualidade dos serviços prestados. A Petros é a primeira fundação a implementar esse tipo de tecnologia com um processo de gestão desenhado, estruturado e com governança.
“Nosso objetivo é pagar benefícios e prestar um atendimento de excelência aos nossos participantes, com a devida confiabilidade das informações e eficiência. A tecnologia é um instrumento fundamental para nos auxiliar nessa tarefa. Com a paulatina automação dos processos, o tempo para realização de algumas atividades será substancialmente reduzido e isso será perceptível no dia a dia dos participantes”, destaca o presidente Walter Mendes.
Inicialmente, foram mapeados os principais processos que poderiam ser aprimorados com a adoção do RPA. O primeiro robô será implantado na atividade de cálculos judiciais, facilitando a interação da Petros com os escritórios de advocacia. Em seguida, a solução será aplicada no atendimento aos participantes, com o uso do software para disponibilizar rapidamente ao atendente as informações específicas que interessam aos participantes no momento em que entram em contato com a Petros. A estimativa é que apenas esta medida reduza em 25% o tempo de atendimento ao participante.
Futuramente, a novidade também trará benefícios para o cadastro da Petros, assegurando a confiabilidade da base de dados com o cruzamento das informações dos participantes com outros bancos de dados confiáveis. Outra atividade a ser contemplada é a concessão de benefícios. A ideia é que o robô agilize o acesso às informações para os funcionários responsáveis pela concessão, garantindo rapidez e precisão ao processo.
A automação é um dos primeiros ganhos perceptíveis do Projeto de Modernização dos Processos e Sistemas Previdenciários, que deve ser concluído no médio prazo.
Fonte: Petros, em 20.06.2018.