A “inovação e a abertura a novas ideias” é um dos nossos valores. Diante da importância desse tema para elevar a qualidade dos serviços prestados aos participantes, criamos um comitê permanente na nossa estrutura de governança, visando fortalecer a cultura de inovação na Fundação, alinhada à nossa estratégia de longo prazo.
O Comitê de Inovação será responsável pelo portfólio de projetos de inovação na Petros e por apoiar a liderança na tomada de decisões, além de incentivar o engajamento e o comportamento criativo em todos os níveis da Fundação.
O novo colegiado é composto por representantes da Presidência; das diretorias de Investimentos, Seguridade, Riscos, Finanças e Tecnologia, além de membro da Gerência de Planejamento e Inovação, que coordenará os trabalhos, e de membro da Gerência de Tecnologia da Informação. Contará ainda com a participação de especialistas internos e externos, convidados para contribuir tecnicamente com discussões específicas.
Com reuniões mensais e possíveis convocações extraordinárias, o Comitê vai registrar suas recomendações em atas e relatórios, que serão sempre submetidos à Diretoria Executiva, assegurando a governança e a transparência dos processos.
A criação do comitê se soma a diversas iniciativas que temos implementado na Fundação para fortalecer a inovação, a exemplo de projeto específico para fomentar novas ideias e o uso de novas tecnologias, inclusive Inteligência Artificial. Recentemente, realizamos internamente a Campanha de Ideias Aplicadas, que reconheceu soluções inovadoras desenvolvidas pelos empregados, capazes de otimizar processos, ganhos em escala, gerar eficiência e fortalecer a cultura de inovação na Fundação, com o uso de inteligência artificial. Além disso, contamos com um projeto destinado à maturidade tecnológica para modernizar nossos sistemas, visando ampliar eficiência dos serviços e melhorar a experiência dos nossos participantes.
Fonte: Petros, em 01.10.2025