Em janeiro e fevereiro últimos foram 6 workshops destinados a orientar as associadas a extrair o máximo benefício da Pesquisa Salarial 2015, mas algumas entidades não se fizeram presentes, uma ausência que na prática inviabiliza a sua participação no projeto deste ano. Mas, para que nenhuma fique de fora a Abrapp irá promover uma apresentação a mais. Será no dia 4 de março, em São Paulo, podendo as presenças serem confirmadas desde já através do link http://sistemas.abrapp.org.br/apoio/pesquisa2014/workshops.htm
O treinamento presencial é imprescindível, explica Denise Carvalho Pires, Coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Recursos Humanos da Abrapp, porque a pesquisa em 2015 trabalha com um modelo muito diferente do utilizado nos últimos anos. A CTN de RH e a empresa HayGroup deixaram para trás a modelagem que se fixava em cargos e passaram a utilizar outra que os distribui em diferentes níveis, usando como parâmetros a complexidade da função e a competência requerida e levando em conta ainda o porte da entidade. Essa distribuição por grades permite juntar num mesmo nível, por exemplo, gerentes ou analistas de áreas tão diversas quanto atuária, investimentos, contábil ou recursos humanos.
O novo formato facilita que uma EFPC se compare a outra nos resultados alcançados. Além disso, garante-se agora um maior casamento entre as informações existentes na pesquisa e os cargos observados nas entidades.
Fonte: ABRAPP, em 12.02.2015.