Por Alexandre Sammogini

A Pesquisa Salarial da Abrapp passou por uma atualização em suas bases de dados em 2025, a partir de uma nova coleta de informações junto às entidades participantes. O processo já foi concluído e os resultados foram disponibilizados a todas as entidades, que receberam a comunicação no último dia 12 de agosto.
Sob a coordenação do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp, a pesquisa é conduzida pela Carreira Muller, consultoria especializada em remuneração. Todas as entidades que participaram da edição de 2024 foram diretamente acionadas pela equipe da empresa para contribuir com a atualização.
“A Pesquisa Salarial Abrapp não se limita em oferecer dados comparativos, é um instrumento estratégico, pois transforma dados em inteligência para decisões mais seguras e competitivas. Com base em informações sólidas e comparativas do setor, permite calibrar políticas de remuneração, alinhar práticas de gestão de pessoas às demandas de mercado e antecipar tendências que impactam diretamente a sustentabilidade e a atratividade das entidades”, afirma Simone Castelão, Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp.
Na última edição completa de 2024, a pesquisa registrou a participação de 135 entidades, incluindo 25 novas, evidenciando o engajamento crescente do setor em aprimorar e estruturar suas práticas de remuneração.
Como cortesia, todos os mercados selecionados foram atualizados, medida que reforça a confiabilidade do estudo e amplia seu valor como ferramenta estratégica. O levantamento oferece informações essenciais para apoiar as decisões de recursos humanos das EFPC.
O perfil de mercado considerado no levantamento abrangeu recortes por regiões, portes e número de funcionários, o que permitiu uma análise detalhada e comparativa das diferentes realidades do setor.
“Em um ambiente de constantes mudanças, contar com essa referência contribui diretamente para decisões mais assertivas, equilibrando sustentabilidade financeira e valorização das pessoas”, completa Simone.
Diversos cortes – Ao todo, foram contemplados quatro mercados regionais (Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste), além de seis faixas de entidades definidas pelo número de colaboradores, desde aquelas com até 20 funcionários até as que possuem mais de 121. Também foram analisados quatro portes de entidades (S1 a S4), conforme a classificação da Previc.
A pesquisa tabulou 1.122 cargos, incluindo 38 novos criados em 2024. O levantamento ainda trouxe quatro estudos específicos, que abordaram práticas de incentivos de curto prazo e políticas e estruturas de conselhos.
Fonte: Abrapp em Foco, em 11.09.2025.