O modelo de perfis de investimentos, do tipo ciclo de vida, para os planos ExecPrev e LegisPrev foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe, em reunião realizado no mês de setembro. Agora, os perfis entram na fase de implementação operacional, sobretudo de tecnologia e de comunicação específica, cuja conclusão está prevista para o final de 2019.
Para a elaboração do modelo, foram necessários pesquisas sobre as melhores práticas jurídicas e financeiras, que incluiu a realização de um seminário, em novembro de 2016, com a participação de consultorias, órgãos reguladores, órgãos regulares, instituições financeiras e diversos fundos de pensão nacionais e internacionais.
Depois desses diversos estudos, foi escolhido um modelo híbrido que abarcou o chamado “ciclo de vida” conjugado com um modelo de gestão de portfólio financeiro (Liability Driven Investiments/LDI), incorporando a carteira Preservação, que contempla alocações de investimento de forma a garantir às obrigações do plano a longo prazo (IPCA + 4,0%); e a carteira Performance que recebe alocações táticas, aumentando a expectativa de desempenho do plano e, consequentemente, a renda na aposentadoria dos participantes.
Fonte: Acontece Abrapp, em 17.10.2018;