Por Bruna Chieco
Em um movimento conjunto para fortalecer a relação entre gestão de pessoas e previdência complementar, a Abrapp e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) formaram uma parceria estratégica voltada à valorização do papel do RH na promoção da cultura previdenciária. A primeira reunião das duas associações ocorreu em setembro, quando os diretores traçaram iniciativas conjuntas.
A parceria busca atender demandas de bem-estar financeiro e, para isso, as associações estão programando ações compartilhadas com conteúdo das duas partes para gerar valor tanto do lado previdenciário quanto no de recursos humanos. “A mensagem central que queremos reforçar é que a convergência entre RH e previdência é, hoje, um elemento estratégico para a competitividade e a resiliência das organizações”, disse a Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp, Simone Castelão, ao Blog Abrapp em Foco.
Um dos tópicos principais que deve nortear esse objetivo é a disseminação da educação financeira e previdenciária nas empresas como investimento no futuro. “Há uma grande dificuldade das pessoas fazerem sua própria gestão financeira, e quando deveríamos esperar políticas de Estado que favorecessem essa educação desde o ensino básico, vemos políticas para aumentar o consumo”, pontuou o Diretor de Saúde e Bem Estar da ABRH, Luiz Edmundo Rosa.
Ele apresenta dados alarmantes: Em 2025, cerca de 78,5% das famílias estão endividadas, conforme aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Ainda assim, diretores e gestores de RH das empresas, em sua maioria, não sabem qual é o índice de endividamento dos seus empregados.
Para Luiz Edmundo, o problema se agrava com o aumento de indivíduos apostando em plataformas conhecidas como “bets” ou tendo empréstimo facilitado por meio digital, comprometendo seus salários ao invés de poupar. Diante desses números, o conceito de previdência fica distante, pois pressupõe uma consciência da própria responsabilidade sobre a gestão das contas. “Em princípio, não se deve gastar mais do que ganha”, alertou.
“Nossa parceria com a Abrapp consiste em juntar forças para promover ações educacionais que visem valorizar a educação financeira e a poupança para que se possa pensar em qualidade de vida. Há décadas se reconhece que se não houver saúde financeira, a saúde física e mental são afetadas”, afirmou Luiz Edmundo.
A Diretora Vice-Presidente da Abrapp responsável pelo Comitê de Gestão de Pessoas, Andrea Medeiros, destaca que a previdência complementar é um dos instrumentos mais sólidos de segurança financeira ao longo da vida. “Quando unimos esse pilar à atuação estratégica do RH, criamos um ambiente muito mais favorável para que o trabalhador planeje seu futuro com responsabilidade, saúde e bem-estar”, disse.
Segundo ela, a aproximação com a ABRH é essencial para recuperar algo que sempre esteve na base da boa administração: cuidar das pessoas pensando no longo prazo. “Educação financeira, cultura previdenciária e práticas de RH alinhadas são ferramentas que devolvem ao trabalhador autonomia e estabilidade, e isso se reflete diretamente na produtividade, na qualidade de vida e na sustentabilidade das empresas”, pontuou.
O marco inicial desta colaboração será a participação da Abrapp no CONARH Saúde, organizado pela ABRH Brasil e que será realizado em março de 2026, em São Paulo, com a participação do Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, como palestrante em painel sobre longevidade saudável ao lado de Leyla Nascimento, Presidente da ABRH Brasil.
“A Abrapp, que representa os fundos de pensão do país, trabalha para garantir sustentabilidade financeira de longo prazo e educação previdenciária para milhões de trabalhadores”, reiterou Simone. “Ao integrar gestão de pessoas e políticas previdenciárias, fortalecemos o bem-estar financeiro dos profissionais, reduzimos riscos e elevamos a capacidade das empresas de sustentar resultados no longo prazo”, afirmou.
Fonte: Abrapp em Foco, em 10.12.2025.