O Conselho Diretor da PARANAPREVIDÊNCIA e a diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) estão estudando uma parceria para diversificar os investimentos financeiros daquela instituição.
Nesta quinta-feira (05) os diretores do BRDE fizeram uma apresentação do banco para o Conselho Diretor. De acordo com Wilson Quinteiro, diretor-presidente da PARANAPREVIDÊNCIA, esta foi a primeira conversa para a constituição de um novo fundo de investimentos para cumprir a meta atuarial institucional. “Este é um momento delicado para a economia brasileira, nós precisamos de alternativas que nos permitam manter a rentabilidade dos investimentos”, afirmou.
Segundo ele, a opção por conhecer o BRDE vem também da necessidade de fortalecer a economia paranaense e de garantir que os recursos da instituição sejam investidos sempre com baixíssimo risco. “Acredito que os nossos investimentos devem ficar no Paraná, que precisamos deste fortalecimento e também cumprir com o compromisso de fazer crescer, com segurança, os nossos recursos”, disse Quinteiro.
O Superintendente do BRDE, Paulo Cesar Starke Junior, ressaltou que o modelo a ser estudado e proposto para a PARANAPREVIDÊNCIA é inédito no Brasil. “As negociações estão no começo, mas podemos afirmar que o modelo de investimentos que pretendemos formatar é pioneiro e pode ser estendido aos Regimes Próprios de Previdência municipais, movimentado a economia do Paraná”, explicou.
Sobre a possibilidade de estender o fundo para os municípios, Quinteiro afirmou que a PARANAPREVIDÊNCIA vai convidar as administrações municipais e seus Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) para uma reunião para tratar do assunto.
O Diretor de Operações do BRDE, João Luiz Agner Regiani, considerou oportuna a negociação e a possibilidade de parceria com “uma instituição sólida como a PARANAPREVIDÊNCIA”. “Esta será uma nova experiência para as duas instituições e o momento econômico brasileiro pede que sejamos cautelosos, porém encontremos novas formas de investimento que nos garantam solidez nos rendimentos”, concluiu.
Estiveram presentes na apresentação o Gerente Jurídico do BRDE, Luiz Carlos Prandini, e os diretores da PARANAPREVIDÊNCIA, José Lagana (Administração), Suely Hass (Finanças e Patrimônio), Jefferson Zaneti (Jurídico) e Edson Wasem (Previdência).
Fonte: PARANAPREVIDÊNCIA, em 05.10.2017.