Por Cezar Taurion
Fazer a reinvenção do seu modelo de negócios pode ser difícil. Não é “pensar fora da caixa”, pois manter a caixa como referência limita a inovação, mas esquecer a caixa e construir modelos realmente novos
Estamos diante de um cenário de mudanças exponenciais, rápidas e intensas. Todos setores de negócio serão afetados e o que puder ser digitalizado o será. Escrito dessa forma, nesse texto, parece trivial, mas é uma mudança que poderá afetar setores de negócio por inteiro.
O grande desafio é que a exponencialidade não espera por ninguém. Quem ficar atrasado, corre sério risco de sair do mercado. Por exemplo, nesse ano, vimos chatbots aparecerem e em pouco tempo o Facebook Messenger já tem mais de 11.000 chatbots, onde algoritmos se comunicam com os usuários através do Messenger como se fosse com uma pessoa.
Em poucos anos, falamos de quatro a cinco, as coisas vão ficar muito mais sofisticadas. Interfaces de voz como Siri, Cortana, Google e Alexa vão se tornar muito, mas muito melhores que são hoje. O relacionamento das pessoas com as empresas vai mudar muito, pois seremos capazes de manter conversas razoavelmente aprofundadas com esses bots, e graças à aprendizagem de máquina e à quantidade exponencialmente crescente de dados que geramos sobre nós mesmos a cada ano, esses algoritmos vão aprender a se comunicar conosco de forma personalizada, parecido com nosso amigo mais próximo.
Leia aqui a matéria na íntegra.
Fonte: CIO, em 22.11.2016.