Fundo internacional criado para combater o problema pode alavancar seguro inédito contra riscos pandêmicos
Em artigo publicado ontem, dia 24/7, no Jornal Folha de São Paulo, o presidente do grupo Banco Mundial, o médico e antropólogo Jim Young Kim, alerta para, segundo ele, uma realidade assustadora: "O mundo continua mal preparado para enfrentar um vírus que se alastra rapidamente. Na última década, o ebola, a gripe aviária, a gripe suína e outras pandemias demonstraram nosso grau de vulnerabilidade quando surtos de grande proporção começam em um país em desenvolvimento, com sistema de saúde precário".
Jim Young Kim afirma também haver uma grande probabilidade de que o mundo sofra um forte surto nos próximos dez ou 15 anos, sendo que, segundo análises econômicas, uma pandemia global entre moderada e severa poderia gerar custos globais de US$570 bilhões em apenas um ano.
Entretanto, um ponto positivo apontado no artigo é para a recente criação do Mecanismo de Financiamento para Emergências Pandêmicas, que alavanca fundos de países ricos, mercados de capital e resseguradoras para enviar dinheiro, equipes médicas e medicamentos para os 77 países mais pobres em caso de ameaças de pandemias. A expectativa é que esse fundo, que deverá estar em pleno funcionamento até o fim de 2016, contribua para a abertura de um mercado de seguro contra riscos pandêmicos, que é inteiramente novo.
Leia abaixo o artigo na íntegra.

Fonte: CNseg, em 25.07.2016.