No dia 10 de dezembro de 2014 de 10h às 12h será realizada, na sede do Instituto Brasileiro de Atuária, a palestra sobre "Tábua de Sobrevivência Bidimensional Professor Rio Nogueira" ministrada pelo Professor Kaizô Beltrão.
O evento poderá ser acompanhado presencialmente ou através de transmissão de vídeo.
A Tábua de Sobrevivência Bidimensional “Rio Nogueira” teve seu esboço concluído pelo professor Rio Nogueira no ano em que faleceu (2005) e foi revista pelo prof. Kaizô Beltrão, da Fundação Getúlio Vargas.
A nova tábua já foi apresentada pelo Professor Kaizô na SUSEP, PREVIC, 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, Congresso Brasileiro e Pan Americano de Atuária e Congresso da ANCEP.
A originalidade da tábua bidimensional do professor Rio Nogueira está relacionada primeiramente à utilização de dados de uma entidade brasileira de previdência privada. São poucas as tábuas existentes baseadas em experiências nacionais e nenhuma leva em conta um período tão longo de dados e uma população tão expressiva quantitativamente. A grande maioria das entidades de Previdência Privada utiliza tábuas estrangeiras relativas a populações com perfis de morbidade e, consequentemente, de mortalidade não obrigatoriamente do mesmo padrão que o brasileiro.
A segunda diferença está na incorporação do improvement, (melhoria na sobrevivência da população) embutido na segunda dimensão (incremento temporal) da tábua. O professor havia concluído que, para se estimar de forma mais precisa as expectativas de vida de um grupo ao longo do tempo, seria necessário considerar não só a idade dos indivíduos, mas também a época a que esta estimativa se referia.
O Professor Rio Nogueira já havia comentado que: “Não é de hoje que os atuários se preocupam com a involução da Taxa de Mortalidade Humana. É natural que, no curso dos anos, as pessoas ganhem mais tempo de vida, função do desenvolvimento dos métodos de preservação da saúde, da disseminação do conhecimento aliada à paulatina evolução da escolaridade dos indivíduos, fator determinante geral para uma maior percepção quanto à enfermidade e mesmo a prevenção de doenças.”
Na primeira parte, o processo de estimação da tábua bidimensional será detalhado. Na segunda parte, um exemplo para identificação do ponto inicial para uso da tábua bidimensional numa situação concreta será apresentado.
Para fins de pontuação para certificação no IBA ou ICSS deverão observar a pontuação conforme descrição abaixo, de acordo com a modalidade de acompanhamento.
► PRESENCIALMENTE
20 pontos IBA
2 pontos ICSS
► TRANSMISSÃO DE VÍDEO PELA INTERNET
15 pontos IBA
1 pontos ICSS
Para obter mais detalhes sobre certificações do IBA visite o site:
www.atuarios.org.br >> ATOS NORMATIVOS >> CERTIFICAÇÃO >> RESOLUÇÕES IBA nº 05/2013 e nº 01/2014
GARANTA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
Inscrições até o dia 08/12/2014
INVESTIMENTO:
R$ 50,00 (cinquenta reais)
O curso será realizado mediante a confirmação de no mínimo 10 participantes.
O pagamento poderá ser efetuado através de DOC, transferência ou depósito.
Dados Bancários:
Banco Bradesco (237)
Agência: 2756-1
C/C: 076-0
INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA
CNPJ: 27.907.104/0001-30
INSCRIÇÕES:
Envie o comprovante de pagamento para o e-mail:
Em caso de dúvidas entre em contato através do e-mail:
Realização: IBA – Instituto Brasileiro de Atuária & STEA – Serviços Técnicos de Estatística e Atuária.
Fonte: IBA, em 03.12.2014.