Após mais de 14 anos de atividade como dirigente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins, está deixando a direção da entidade. Nos últimos seis anos, ele ocupou a presidência do fundo instituído da OAB de São Paulo e respectiva Caixa de Assistência - que também administra planos das seccionais do Amazonas e de mais sete estados do Nordeste. Com o término de seu mandato, em dezembro do ano passado, Marcelo Sampaio Soares assumiu em seu lugar. “Foi uma decisão tomada para permitir a renovação natural na direção na OABPrev-SP, privilegiando novas lideranças entre os advogados”, explica.
Atual Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo esclarece que nada vai mudar em sua atuação à frente da associação. Ou seja, ele continuará se dedicando plenamente às atividades na presidência da Abrapp.
O dirigente acredita que cumpriu um ciclo à frente de um dos maiores fundos de previdência associativa do país. A OABPrev-SP alcançou em fevereiro deste ano a importante marca de 46 mil participantes, que possuem reservas de aproximadamente R$ 700 milhões. Com as discussões em torno à Reforma da Previdência, a entidade registrou um forte aumento da procura por planos, atingindo uma média de mais de 600 adesões mensais em 2017.
Outra conquista recente foi a mudança para uma nova sede mais ampla e melhor aparelhada no mês passado, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O imóvel abrigava a antiga Casa do Advogado e passou por reformas para abrigar a nova sede do fundo instituído. “Estamos muito satisfeitos em deixar a entidade com uma estrutura consolidada, com boa governança e crescimento expressivo do número de participantes e de patrimônio”, comenta.
Luís Ricardo participou do grupo de idealizadores da entidade, a partir de 2004, junto com outros especialistas, operadores do direito. As primeiras inscrições ao plano da OABPrev-SP foram realizadas em janeiro de 2006 e ele assumiu inicialmente a vice-presidência do Conselho Deliberativo, onde permaneceu até 2011.
Novos desafios - O dirigente continuará atuando no sistema de Previdência Complementar Fechada, agora como Diretor Superintendente do Mongeral Aegon Fundo de Pensão. A entidade foi criada em 2005 para administrar os planos de benefícios dos empregados daquela companhia. É o momento de assumir um novo desafio profissional, ao mesmo tempo que manteremos normalmente nossa atuação à frente da Abrapp, com dedicação plena na defesa dos interesses e projetos do sistema”, diz Luís Ricardo.
Fonte: Acontece Abrapp, em 22.03.2018.