Por Jorge Wahl
A cada 3 anos as Entidades do Sistema - Abrapp, ICSS e Sindapp - vivem um janeiro especial e, claramente, a razão para isso vai além da posse dos colegiados recém eleitos para dirigi-las por um novo triênio. Esse motivo a mais costuma ser a reunião na qual os novos diretores e conselheiros desenham o planejamento estratégico para o período que se inicia, definindo o macro pensamento que nos irá orientar, os objetivos e as ações através dos quais estes serão buscados. Só que em 2017 a esses motivos se somará um terceiro: esse encontro definidor das estratégias vai acontecer no novo espaço de eventos localizado ao lado da sede da Abrapp, ICSS e Sindapp e que irá abrigar o Centro Educacional UniAbrapp.
A posse dos novos colegiados, eleitos em dezembro, é o que marca mais o mês de janeiro. No início da noite de 31 deste mês, estarão sendo empossados diretores e conselheiros da tríade do Sistema, para um mandato que se estenderá pelo período 2017-2019. Vão assumir a Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da Abrapp; Diretoria e Conselho Fiscal do Sindapp; Conselho Diretor e Conselho Fiscal do ICSS.
Nos dias 30 e 31 de janeiro acontecerá a Reunião de Planejamento Estratégico 2017-2019, ocasião em que os Dirigentes dos Colegiados de Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp participarão de debate que ajudará a delinear a orientação a ser seguida nos próximos três anos. Ao mesmo tempo em que está prevista para a manhã do dia 30 a assembleia em que as associadas elegerão o Conselho Diretor e o Conselho Fiscal do ICSS para o triênio 2017-2019.
Todas as entidades filiadas à Abrapp terão direito a voto, pois são também associadas do ICSS, consoante artigo 6º, inciso II, § 1º, alínea “b” do Estatuto Social do Instituto, sendo que a convocatória para o pleito será enviada nos próximos dias para as associadas.
Novo espaço - A outra marca deste janeiro de 2017 é a abertura, na prática, do espaço que irá abrigar o Centro Educacional construído para receber os cursos presenciais da UniAbrapp.
Localizado no mesmo andar da Abrapp no World Trade Center de São Paulo, próximo de hotéis, estações de metrô e trem, shoppings, farmácias, bancos e restaurantes, o Centro Educacional UniAbrapp tem capacidade para abrigar treinamentos e eventos para até 250 pessoas em 5 salas, que oferecem recursos tecnológicos de ponta, sendo uma equipada para vídeo conferências e webinars. São ao todo 456 metros quadrados do que há de mais moderno e as obras, após obras que duraram pouco mais de 4 meses.
Com as novas instalações concluídas, a UniAbrapp terá condições de avançar ainda mais rápido para além dos resultados alcançados em apenas 1 ano e meio de operação e em si mesmos já bastante expressivos. São números que chamam a atenção: 170 treinamentos com quase 3.700 participantes; perto de 100 profissionais habilitados para a Certificação por Capacitação do ICSS, pelo Programa “Exercício da Função de Conselheiro”; MBA em Gestão de Previdência Complementar, em parceria com a FIA/USP; e 2 edições do seminário internacional “Estrutura da Previdência na Europa”. Há também uma nova Plataforma de Ensino a Distância, com 4 cursos e mais 8 com lançamento até jun/17.
Soma-se a isso o fato de parte da nova Plataforma de Educação a Distância (EaD) da UniAbrapp já estar no ar. Nela a Universidade tornará disponível no formato digital o nível inicial de todas as 8 Trilhas do Conhecimento de sua grade de treinamento, sendo que os dois primeiros cursos já foram disponibilizados.
Na plataforma antiga 4 cursos já estavam disponíveis. Agora, serão ofertados na tela mais 8, trazendo assim para a EaD todos os cursos de nível básico das trilhas presentes na grade de ensino da UniAbrapp. O curso inicial de seguridade e o de governança já estão disponíveis. O Jurídico será lançado no início de 2017 e todos os demais ao longo do ano que vem.
Todas essas são iniciativas da maior importância por oferecer didática de qualidade acrescida de recursos como, entre vários outros, vídeos e apostilas disponíveis na tela e tudo isso somado à flexibilidade de horários e economia de tempo e orçamento próprios da EaD. A facilidade no acesso elimina também barreiras geográficas, fazendo com que as oportunidades sejam iguais para entidades de todos os portes e instaladas em qualquer ponto do País.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 03.01.2017.