Hoje em seu 19º relatório, o IGI (Indicadores de Gestão de Investimentos) passa a oferecer mais às associadas. E não é pouco o que traz de novo, são novidades que podem ser resumidas, de um lado, em uma classificação dos fundos de investimento pelo que de fato mostram ser e não pelo que dizem que são em matéria de estratégia de alocação, enquanto de outro se passa a mostrar mais claramente quais os riscos incorridos para se chegar a um determinado resultado, explica Luiz Mário Farias, Líder de Investimentos da Towers Watson, a empresa contratada pela Abrapp para juntamente com a NetQuant produzir o documento.
“Trata-se de uma mudança estrutural importante, porque as entidades vão poder utilizar o IGI para comparar carteiras de fato comparáveis, alcançando com isso uma maior eficácia nas análises que fazem”, resume Luiz Mário. Para se saber qual a estratégia seguida de fato pelo fundo de investimento, e não a meramente declarada, se usa um modelo de análise 100% quantitativa. Assim, a carteira ganha uma classificação com base na realidade de sua alocação, traduzindo o que ela de fato é.
Além de trazer uma classificação que não se guia pela aparência, o novo IGI ajuda a calcular o retorno dos fundos de investimentos ajustado ao risco. “Para isso não usamos as métricas tradicionais, tais como o Índice de Sharpe. Chegamos a isso utilizando a Teoria das Decisões Financeiras, que oferece uma visão mais abrangente e apropriada para se estabelecer comparações diretas”, nota Luiz Mário.
As mudanças começaram pelos fundos de investimento de renda fixa e variável, ficando os multimercados para 2015, adianta Luiz Mário.
Neste novo relatório, que conta com a participação de 146 associadas, foram acompanhadas as trajetórias de 1.301 fundos de investimento através dos quais as nossas entidades alocam os seus recursos e cujo patrimônio totalizou mais de R$ 483 bilhões. As carteiras são analisadas em diferentes períodos, que chegam a 60 meses (5 anos) para trás.
O layout do sistema também mudou, facilitando o acesso às novas informações. Acesse já e confira em: http://sistemas.abrapp.org.br/igi/
Lembramos que este serviço é disponibilizado sem ônus financeiro para todas as associadas.
Fonte: ABRAPP, em 05.12.2014.