Há aproximadamente um mês, foi lançado o estudo Cadastro das Principais Corretoras de Seguros (CPCS), projeto realizado em parceria com a Revista Cobertura.
O objetivo desse material é listar as características básicas dessas empresas no Brasil. Para isso, as próprias companhias enviam, de forma voluntária, um resumo das suas informações. Por exemplo, dados econômicos e sociais, situação tecnológica, etc.
Além da utilidade do próprio cadastro em si, esse estudo irá, no futuro, gerar outros desdobramentos. Primeiro, o desenvolvimento de outros rankings e estudos sobre o mercado como um todo, sobre uma região específica ou analisando perfis de atuação. Em seguida, as corretoras também poderão se utilizar desse cadastro como um canal de divulgação das suas novidades estratégicas (mudanças geográficas, comerciais, estruturais, etc), sem falar no fato de elas poderem se comparar a seus pares quanto à forma de atuação ou como referência estratégica. Por fim, com mais transparência do setor, esse segmento ganha maior importância institucional junto à sociedade.
Nessa primeira fase, o estudo já conta com a participação de 25 corretoras de seguros e novas empresas estão mandando os seus dados.
Ver aqui um resumo do material.
Fonte: Francisco Galiza, Rating de Seguros, em 20.10.2014.