IA lidera o ranking: As 10 tendências de Economia da Saúde para 2026-2027
O cenário global de saúde está passando por uma reconfiguração tecnológica e estratégica sem precedentes. A ISPOR (Sociedade Profissional de Economia da Saúde e Pesquisa de Desfechos), autoridade global no tema, acaba de lançar seu aguardado relatório bienal: Top 10 HEOR Trends 2026-2027.
O documento, fruto de uma curadoria estratégica com stakeholders globais, traz uma mudança significativa de prioridades: a Inteligência Artificial (IA) saltou da terceira posição (no relatório anterior) para o 1º lugar, consolidando-se como o vetor de transformação mais crítico para o setor.
Hospitais enfrentam aumento no prazo de recebimento e glosas de 18% no 3º trimestre de 2025
O setor de saúde suplementar vive um momento de paradoxo: enquanto as operadoras consolidam sua recuperação financeira com lucros e sinistralidade controlada, os prestadores de serviço enfrentam uma pressão crescente no fluxo de caixa. É o que revela a 8ª edição do Balanço do Observatório Anahp, divulgada em dezembro de 2025, com dados consolidados até o terceiro trimestre do ano.
O estudo, que cruza dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e da ANS, mostra que, embora o cenário macroeconômico do setor tenha saído da UTI, a dinâmica operacional entre pagadores e prestadores continua tensa, marcada por longos prazos de pagamento e alto índice de glosas administrativas.
Fonte: XVI Finance, em 23.01.2026.