A Vivest acaba de lançar uma nova funcionalidade que vai transformar a forma como você acessa os serviços da entidade. Agora, é possível realizar diversas consultas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade.
Para utilizar, basta enviar uma mensagem de saudação para o número (11) 94180-7231. O Bot da Vivest responderá com as opções disponíveis e você poderá navegar pelos serviços de forma simples e intuitiva.
Serviços disponíveis no WhatsApp:
- Aviso de Pagamento da Previdência
- Confirmação de Crédito de Empréstimo
- Alteração de senha do portal
- Segunda via do boleto de saúde
- Extrato de utilização mensal do plano de saúde
- Consulta de guias da saúde
Serviços já disponíveis anteriormente:
- Consultar guias de autorização de saúde
- Contratar planos de saúde e previdência
Essa novidade contribui para a melhoria da experiência dos participantes e beneficiários, além de reduzir o volume de ligações ao Atendimento ao Cliente, otimizando o tempo de espera para outras demandas.
Importante:
Para os autosserviços de saúde, se o beneficiário for menor de 18 anos, utilize o CPF do titular do plano para realizar a consulta.
Lembre-se: este canal é exclusivo para consultas automatizadas.
Não realizamos atendimentos personalizados por WhatsApp.
Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, entre em contato por um dos nossos canais oficiais:
Telefone: 0800 012 7173 (exceto para DDD 11) | (11) 3065-3000
- E-mail:
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - Chat: http://www.vivest.com.br
Definidos reajustes das mensalidades dos planos de saúde pré-pagamento para 2026
Com uso do patrimônio social, Essência terá aumento de 7,56% e PES, Nosso e Extensive, de 7,92%
O Conselho Deliberativo da Vivest aprovou, nesta quarta-feira (29 de outubro de 2025), os reajustes das mensalidades dos planos de saúde na modalidade pré-pagamento (destinados a aposentados, ex-colaboradores das patrocinadoras e familiares). O Essência terá reajuste de 7,56% e os planos PES, Nosso Plano e Extensive Saúde, de 7,92%. Os novos valores entram em vigor em janeiro/2026, com data de pagamento em dezembro.
A redução dos percentuais inicialmente calculados para fazer frente às despesas estimadas para o próximo exercício foi possível a partir do uso, pelo terceiro ano consecutivo, dos recursos do Patrimônio Social (reserva financeira acumulada nos planos para utilização em casos de despesas emergenciais), conforme negociação entre a Diretoria Executiva e o Comitê Consultivo dos Planos de Saúde Pré-pagos*, que assessora o Comitê Deliberativo. Dessa forma, reduziu-se o impacto do reajuste para os beneficiários, mantendo a segurança e a sustentabilidade dos planos de saúde.
Com a utilização do Patrimônio Social, foi possível reduzir o reajuste para os beneficiários em até cerca de 5%. Sem essa solução, os reajustes calculados como necessários seriam de 11,98% para PES, Nosso e Extensive, e de 12,71% para o Essência, de acordo com estudos elaborados por empresa externa (ACTUARIAL – Assessoria e Consultoria Atuarial) e validados pela equipe de atuários da Vivest.
Segurança para os planos – O Patrimônio Social é uma reserva coletiva formada ao longo do tempo, a partir de superávits e resultados positivos dos planos. Ele funciona como um colchão de segurança, utilizado para garantir estabilidade em momentos de maior pressão de custos, como o atual cenário de aumento na utilização dos serviços de saúde e de incorporação de novas tecnologias. O uso desse recurso para garantir reajustes menores deve ser feito com responsabilidade e atenção, para não colocar o futuro dos planos em risco.
Confira, na tabela abaixo, os reajustes calculados como necessários e o que será efetivamente repassado para as mensalidades em 2026:

Veja alguns exemplos de como fica a mensalidade com o desconto em 2026 (considerando idade de 59 anos):

A diretora de Previdência e Saúde da Vivest, Luciana Dalcanale, explica que, como a Vivest é uma operadora de autogestão em saúde, sem fins lucrativos, há a possibilidade de utilizar o Patrimônio Social para atenuar o reajuste, mas é necessário que isso seja feito com critérios atuariais e dentro de limites prudenciais:
"O uso do Patrimônio Social é uma medida que deve ser adotada sempre com prudência e base técnica, já que esses recursos pertencem coletivamente aos participantes e garantem o equilíbrio dos planos ao longo do tempo. Se forem utilizados em excesso agora, o nível de segurança se reduz e os reajustes futuros podem se tornar mais elevados. Por isso, nossa decisão sempre busca o ponto de equilíbrio entre atenuar os impactos do aumento e a sustentabilidade no longo prazo", afirma.
Em vídeo divulgado recentemente, a diretora de Previdência e Saúde da Vivest explica a importância do Patrimônio Social e do uso responsável desse recurso para a segurança dos beneficiários dos planos. Confira aqui.
Atenção! Os reajustes informados referem-se exclusivamente aos planos de saúde na modalidade pré-pagamento. Eles não se aplicam aos planos da modalidade pós-pagamento, destinados aos empregados ativos das patrocinadoras e seus dependentes diretos.
*O Comitê dos Planos de Saúde Pré-pagos é formado por beneficiários indicados pelo Conselho Deliberativo da Vivest.
Fonte: Vivest, em 30.10.2025.