.jpg)
A Sabesprev informa que não possui investimentos, aplicações ou qualquer tipo de exposição a títulos emitidos pelo Banco Master.
Todas as decisões de alocação seguem estritamente a Política de Investimentos da Fundação, que estabelece critérios técnicos rigorosos para análise, enquadramento e gestão de risco dos ativos, especialmente no segmento de crédito privado.
Reforçamos que a Sabesprev mantém seu compromisso permanente com a segurança, liquidez e responsabilidade na administração dos recursos previdenciários de seus participantes e assistidos.
Seguimos adotando práticas de gestão pautadas pela transparência, prudência e governança, valores que sustentam a confiança construída ao longo da nossa trajetória.
Resultado dos Investimentos de Outubro

Acordo comercial entre EUA e China e recuo dos juros futuros marcam o desempenho dos investimentos em outubro
Em outubro, o ambiente internacional mostrou sinais de melhora, com destaque para o alívio nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China e um novo corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros americana.
Esse movimento contribuiu para a alta das Bolsas Globais, o recuo dos juros futuros e a valorização do dólar frente às principais moedas.
Nos Estados Unidos, mesmo com algum enfraquecimento no mercado de trabalho, o crescimento econômico segue sólido e a inflação ao consumidor continua em trajetória favorável, enquanto os impactos das tarifas comerciais permanecem, por ora, moderados.
Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu manteve os juros estáveis em 2,0%, em meio a um quadro de inflação mais controlada e crescimento econômico modesto.
Já na China, as recentes sinalizações do governo reforçam a intenção de reconfigurar o modelo de crescimento, reduzindo o peso do setor imobiliário e ampliando o papel do consumo, em linha com a expectativa de expansão mais moderada para os próximos anos.
No Brasil, o cenário doméstico também apresentou sinais positivos, com a inflação se mostrando mais benigna nas últimas divulgações. O IPCA-15 de outubro acumulou alta de 4,9% em 12 meses, com uma composição considerada qualitativamente mais favorável.
Embora ainda acima do nível compatível com a meta de 3,0%, os núcleos e os serviços vêm apresentando desinflação mais rápida do que o previsto. Em meio a esse contexto, o mercado mantém a expectativa de que o Banco Central preserve a Selic em 15% até o fim do ano. Acompanhando o ambiente global, o Ibovespa fechou outubro em alta, a curva de juros apresentou leve recuo e o Real se desvalorizou frente ao dólar.
Em outubro, o Ibovespa fechou com variação de +2,26%, o CDI com +1,28%, a Poupança, +0,67%, o IMA-B, +1,05%, enquanto a Meta Atuarial foi de +0,43%.

Em outubro, o Plano Setorial Família apresentou performance de +1,26%, o Plano de Reforço, +1,09%, o Plano SABESPREV MAIS, + 1,09%, e o Plano de Benefícios Básico (BD), +0,74%.

A Sabesprev continua trabalhando para melhorar a diversificação e a rentabilidade da carteira de investimentos.

ATRIBUIÇÕES DE PERFORMANCE
Em outubro, as estratégias que contribuíram positivamente para o resultado foram: Imobiliário, +1,20%, Renda Variável, +0,97%, Renda Fixa, +0,94% e Empréstimos, +0,50%. Já, a estratégia que contribuiu negativamente para o resultado foi: Estruturados, -0,08%.



*Informações extraídas do relatório "Estudo Comparativo de Desempenho" emitido pela Consultoria Aditus, considerando as medianas dos retornos obtidos pelos planos das entidades clientes desta consultoria.
PROJEÇÕES DE RENTABILIDADE
Para 2025, mesmo diante de um cenário econômico global desafiador, marcado por maior incerteza e impactos negativos sobre o desempenho dos ativos financeiros, permanecem válidas as premissas centrais do planejamento de investimentos.
Entre elas, destacam-se a redução gradual da exposição ao risco, a indexação dos investimentos em renda variável, a revisão do portfólio de Estruturados e a maior alocação em ativos pós-fixados na Renda Fixa, buscando capturar o movimento de elevação dos juros.
O comportamento do mercado financeiro continuará sendo monitorado de forma contínua, permitindo ajustes de portfólio sempre que necessários, com o propósito de assegurar o cumprimento das metas atuariais.
Fonte: Sabesprev, em 19.11.2025.