CFM reforça união do sistema conselhal e articula avanços institucionais durante visita ao Tocantins

A visita institucional da diretoria do Conselho Federal de Medicina ao Tocantins, realizada nos dias 27 e 28 de janeiro, integrou a agenda nacional de fortalecimento do sistema conselhal, com foco na valorização da boa prática médica, na qualificação da formação profissional e no aprimoramento da estrutura oferecida pelos Conselhos à sociedade. A programação reuniu dirigentes federais e regionais em atividades técnicas, políticas e institucionais em Palmas.
Reunião com o prefeito – Na terça-feira (27), a diretoria do CFM e a presidência do Conselho Regional de Medicina do Tocantins participaram de reunião com o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, no Paço Municipal. O encontro marcou um avanço no diálogo institucional e tratou do fortalecimento da estrutura do CRM-TO, que passa por processo de modernização para atender à crescente demanda do estado, um dos que mais formam médicos per capita no País.
Durante a reunião, foi destacada a importância de uma sede mais ampla, funcional e integrada ao espaço urbano, capaz de ampliar o acesso de médicos e da população aos serviços do Conselho. O prefeito respondeu positivamente às pautas apresentadas, sinalizando apoio institucional e disposição para colaborar com a consolidação de uma estrutura que valorize a medicina e cumpra seu papel social. Na ocasião, também foram apresentadas outras demandas da categoria médica relacionadas a temas em tramitação, reforçando a necessidade de diálogo permanente entre as instituições.
Atividades institucionais – No período da tarde, a diretoria do CFM realizou reunião interna dedicada a temas estratégicos da agenda nacional, como sigilo médico, atuação política institucional e acompanhamento de projetos legislativos de interesse da medicina, incluindo o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed), e a articulação junto ao Parlamento.
Em seguida, foi realizada sessão plenária conjunta da diretoria do CFM com os conselheiros do CRM-TO, com apresentação do balanço de gestão regional e federal, avaliação de desempenho do Conselho tocantinense e exposição de iniciativas do CFM, como os avanços do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), projetos em inteligência artificial e os resultados da fiscalização médica, com foco na ampliação da cobertura regional no estado.
Diretores técnicos – Na quarta-feira (28), a programação concentrou-se no 1º Encontro de Diretores de Hospitais e de Estabelecimentos de Saúde, que reuniu gestores para debates técnicos sobre ética, gestão e segurança assistencial. Na abertura, o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, abordou a autoridade ética da medicina no Brasil e os desafios atuais da profissão, ressaltando o papel do sistema conselhal na normatização, na fiscalização e na defesa do exercício ético da medicina.
Anfitrião do evento, o presidente do CRM-TO, Eduardo Pinto Gomes, comentou os dados da Educação Médica no Tocantins apresentados no ENAMED 2025, afirmando que a presença de indicadores intermediários e abaixo do esperado evidencia a necessidade de acompanhamento permanente, já que a qualidade da formação médica impacta diretamente a assistência à população. Destacou ainda que o sistema conselhal tem papel fundamental no fortalecimento da regulação, da fiscalização e da melhoria contínua da formação, em diálogo com as instituições de ensino e os órgãos responsáveis pela avaliação educacional.
Ao avaliar a programação do último dia, o conselheiro federal pelo Tocantins, Estevam Rivello, destacou que o encontro evidenciou a importância da atuação coordenada entre Conselhos para fortalecer a boa prática médica e proteger o exercício profissional. Ele ressaltou que os debates conduzidos pelos conselheiros do CFM no 1º Encontro de Diretores de Hospitais e de Estabelecimentos de Saúde – Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, sobre normas, responsabilidades e direitos relativos ao papel do diretor técnico; Graziela Bonin, sobre publicidade médica; Jeancarlo Fernandes Cavalcante, sobre a Plataforma de Fiscalização e a responsabilidade do diretor técnico; e Carlos Magno Pretti Dalapicola, sobre prevenção de eventos adversos e segurança do paciente – reforçaram o papel estratégico do sistema conselhal na organização dos serviços de saúde, na qualificação da gestão e na defesa da medicina e da sociedade.
Acompanhe os desdobramentos deste e de outros trabalhos do CFM no Portal Médico (portal.cfm.org.br) e nas redes sociais oficiais do CFM.


CFM AO VIVO: III Webinar de Integração do Médico Jovem
Fonte: Portal CFM, em 29.01.2026.