A Petros informa que, em função dos episódios envolvendo segurança pública na cidade do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28/10), o atendimento telefônico e chat online ficarão indisponíveis até o fim do dia.
A medida foi tomada para garantir a segurança dos funcionários que trabalham presencialmente na central de atendimento.
Caso queira entrar em contato com a gente, acesse o Fale Conosco aqui no Portal Petros. O atendimento telefônico automatizado (URA) também funciona normalmente.
Transparência Ativa ganha página especial

A transparência é um dos pilares da boa governança e compromisso permanente da Petros, sendo, inclusive, um dos projetos do nosso Planejamento Estratégico 2025-2029. Temos avançado muito em relação ao tema e há sempre oportunidade de fortalecer essa frente estratégica. Recentemente, lançamos o “Transparência Ativa”, com uma série de novos conteúdos de interesse dos nossos participantes. Agora, para facilitar o acesso a todas as informações que divulgamos, criamos uma página especial, reunindo tudo em um único lugar. Uma das novidades é a atualização da página “Como Investimos”, detalhando o fluxo do processo decisório das diretrizes de investimentos.
Para melhor organização da nova página, dividimos os temas em abas, conforme abaixo:
- Nossos painéis: estão disponíveis o Painel de Investimentos, com todos os dados de rentabilidade da Petros e dos planos; o Painel Contábil, que fornece os balancetes e relatórios completos de resultados; o Demonstrativo de Investimentos, que traz uma visão detalhada das carteiras de investimentos, com percentual e valores absolutos de alocação, entre outras ferramentas de transparência.
- Nossos relatórios e documentos: estão publicados nosso Relatório Anual, principal documento de prestação de contas da Petros, e o Relatório de Atividades, com periodicidade trimestral, que traz uma visão detalhada da gestão de investimentos, financeira, administrativa e de seguridade. Também reúne importantes documentos da Fundação, relacionados à governança e aos investimentos, como Políticas de Investimentos e nossos normativos.
- Outras informações: estão reunidos documentos publicados na área do participante, como demonstrações e notas técnicas atuariais, extrato de atas dos nossos conselhos Deliberativo e Fiscal, além de acesso direto à página “Como Investimos”, que foi atualizada.
Clique aqui para acessar a nova página
Reconhecimento pelas boas práticas de transparência
Os avanços da Petros em transparência vêm sendo reconhecidos pelos nossos participantes e o mercado, levando a Fundação a ser procurada por outras fundações para benchmarking, o que reforça nosso papel de referência no setor. Como exemplo, somos a única entidade a divulgar prévia de rentabilidade mensal, com celeridade, até o dia 12 do mês subsequente. Além disso, também somos pioneiros na adoção do Canal de Notícias no WhatsApp, levando informações aos participantes de forma rápida e acessível.
No mercado, vale destacar que a Petros obteve pontuação acima da média brasileira no ranking da pesquisa Global Pension Transparency Benchmark, desenvolvida pela consultoria CEM Benchmarking, que, em 2023, analisou documentos públicos de 75 fundos de pensão de 15 países. Aparecemos no ranking com 46 pontos, acima da média das cinco instituições brasileira pesquisadas, que registraram 41 pontos. A pesquisa Global Pension Transparency Benchmark (GPTB) foi o primeiro benchmark global a medir a transparência a partir de divulgações públicas dos fundos de pensão, com foco em quatro pilares: performance, governança, custos, investimentos responsáveis.
Além disso, na última Pesquisa de Satisfação, realizada com os nossos participantes, um em cada quatro participantes satisfeitos entrevistados apontou a transparência como motivo para a boa avaliação. Ou seja, houve um aumento no percentual de participantes que indicaram a transparência como motivação para uma boa avaliação da Petros.
A mesma pesquisa com os participantes também mostra boa avaliação dos nossos canais de comunicação, com 84% avaliando positivamente o Portal Petros; 83% satisfeitos com o Aplicativo Petros; e 82% que avaliaram bem o E-mail Marketing, ferramentas fundamentais para o fortalecimento da transparência.
Esses indicadores mostram que estamos no caminho certo, e seguiremos trabalhando para fortalecer a transparência das informações, mantendo os participantes esclarecidos sobre a gestão dos planos de benefícios.
Fonte: Petros, em 28.10.2025.