Seguindo nosso compromisso com a transparência, ontem, dia 18/11, enviamos comunicado a todos os nossos participantes esclarecendo que a Petros não possui investimentos no Banco Master.
A liquidação extrajudicial do banco teve grande repercussão na imprensa nesta terça-feira (18/11), gerando dúvidas entre os participantes.
Por fim, reforçamos a importância de os participantes sempre buscarem informações pelos canais oficiais de comunicação e de atendimento da Petros. Além disso, todas as informações sobre investimentos podem ser consultadas na nossa página de Transparência.
Petros reforça diálogo com participantes em encontro na sede da Ambep

Presidente da Petros, Marcelo Farinha (ao centro), e o diretor de Seguridade, Marco Aurélio Viana (à direita)
Em mais uma iniciativa de aproximação com os participantes, o presidente da Petros, Marcelo Farinha, e o diretor de Seguridade, Marco Aurélio Viana, realizaram, no último dia 12/11, uma apresentação na sede da Ambep, no Rio, atendendo a convite da entidade. O encontro reuniu majoritariamente assistidos (aposentados e pensionistas) e teve como foco esclarecer dúvidas e apresentar uma visão abrangente da gestão da Fundação.
Durante a apresentação, foram destacados os resultados da rentabilidade consolidada da Petros e dos principais planos de benefícios, que vêm superando consistentemente as metas atuariais. Farinha abordou o desafio da longevidade e ressaltou as ações da Petros voltadas à sustentabilidade dos planos nesse contexto. Ele também apresentou as diretrizes estratégicas da gestão, com ênfase na melhoria da experiência do participante, no aumento da eficiência operacional e na mitigação de riscos. “Na Petros, o participante vem sempre em primeiro lugar. Esse é o nosso mantra cultural e o compromisso que norteia todas as nossas ações”, afirmou o presidente.
Outro tema de destaque foi a busca por soluções para os equacionamentos dos planos PPSP-R e PPSP-NR. A questão vem sendo tratada no âmbito da Comissão Quadripartite, composta por representantes dos participantes, da patrocinadora, além dos órgãos de supervisão e da própria Petros, que tem fornecido suporte técnico e estudos.
Foram apresentados dados que evidenciam a redução contínua de riscos, resultado da estratégia de imunização dos investimentos desses planos, o que tem proporcionado maior previsibilidade e segurança para os ativos, refletindo na rentabilidade acima do objetivo desde 2023.
Marco Aurélio apresentou indicadores que demonstram avanços significativos na eficiência operacional, como a expressiva redução no tempo médio de concessão de benefícios, incluindo pecúlio e pensão. “Estamos modernizando nossos processos com foco em agilidade e eficiência, especialmente em momentos sensíveis para os participantes e seus dependentes”, destacou o diretor. Ele também compartilhou dados que evidenciam a evolução na qualidade dos canais de atendimento da Fundação.
A transparência também foi pauta do encontro. Foram apresentados os avanços promovidos pelo projeto Transparência Ativa, que consolida todas as iniciativas de divulgação e prestação de contas da Petros, reconhecidas positivamente pelos participantes.
Funcionamento dos canais de atendimento e da Ouvidoria durante o feriado
Devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, os nossos canais de relacionamento e a Ouvidoria terão alterações no horário de funcionamento no dia 20/11. Confira:
CANAIS DE RELACIONAMENTO:
- O atendimento telefônico (0800 025 35 45) e o chat online não funcionarão no dia 20/11. Já o atendimento telefônico automatizado (URA) e o Fale Conosco (e-mail) funcionarão normalmente para o recebimento de demandas, mas os e-mails do Fale Conosco somente serão respondidos após o feriado.
- No dia 21/11, todos os canais de relacionamento funcionarão normalmente, sendo a central telefônica, de 8h às 20h; e o chat online, de 8h às 18h.
CANAIS DE OUVIDORIA
- O atendimento telefônico (0800 000 4292) não funcionará no dia 20/11. Já no dia 21/11, o atendimento telefônico funcionará normalmente, de 8h às 20h.
- O atendimento online estará disponível durante todo o período, permitindo que você cadastre ou consulte suas manifestações a qualquer momento, https://www2.petros.com.br/web/guest/ouvidoria. Clique ou toque se você confiar neste link.">clicando aqui.
Fonte: Petros, em 19.11.2025.