Petros marca presença em evento para empregados do RH da Petrobras com palestra sobre PP-2

Marco Aurelio Viana (diretor de Seguridade) e
Marcia Costa (gerente de Análise e Desenvolvimento de Planos) no RH Talks, no EDISEN
Com o objetivo de levar mais informações sobre a Fundação e a gestão de seus planos de benefícios, como o PP-2, bem como fortalecer a transparência e o relacionamento com os participantes, a Petros esteve presente na primeira edição do RH Talks da Petrobras, nossa principal patrocinadora.
O evento, realizado pela Gerência Executiva de Recursos Humanos da Petrobras no dia 13/1, no EDISEN, no Rio de Janeiro, contou com palestra do nosso diretor de Seguridade, Marco Aurelio Viana, e da gerente de Análise e Desenvolvimento de Planos da Fundação, Marcia Costa.
Com a participação de cerca de 430 funcionários, a palestra teve como foco o PP-2. Durante a apresentação, foram detalhadas as principais regras do plano, incluindo informações sobre benefícios, modalidades de recebimento de renda, entre outras orientações.
“Estar mais perto dos participantes é uma diretriz da nossa gestão, acompanhando toda sua jornada previdenciária, desde a fase de adesão à aposentadoria. O crescimento contínuo do PP-2 mostra que as pessoas estão cada vez mais interessadas em investir no futuro, e muito nos orgulha dizer que o plano se consolidou como o maior na modalidade de contribuição variável do país”, destacou o diretor de Seguridade da Petros, Marco Aurelio.
A gerente de Análise e Desenvolvimento de Planos da Petros, Marcia Costa, falou sobre a importância da iniciativa e como ela contribui para ampliar o conhecimento dos participantes sobre o PP-2. “Palestras como essa estão em linha com o nosso Programa de Educação Financeira e Previdenciária, que tem como objetivo levar mais informação e esclarecer dúvidas dos participantes, por meio de um conjunto de iniciativas – como e‑books, vídeos e diversos outros materiais disponíveis no Portal Petros”, frisou.
Além disso, foram abordados temas estratégicos sobre a Petros, como a rentabilidade prévia dos investimentos, que vêm apresentando desempenho acima do objetivo do retorno, com destaque para o PP-2, que fechou o ano com alta de 15,24%, bem acima do objetivo de 9,19%. O encontro terminou com um espaço dedicado às perguntas do público, reforçando nosso compromisso com a transparência e o diálogo.
"O PP-2 é o plano com maior abrangência entre os empregados da ativa, e a participação da Petros nesta conversa foi muito importante para que todos conhecessem melhor o plano, que é um benefício essencial. O momento de perguntas e respostas proporcionou uma troca muito rica e, certamente, teremos novos encontros como este”, afirmou a gerente executiva de Recursos Humanos da Petrobras, Lilian Soncin.
Para quem deseja se aprofundar no tema, vale lembrar que recentemente preparamos um vídeo didático com todas as informações sobre o PP-2. Confira o episódio do podcast Diálogos e saiba mais sobre as características e os benefícios oferecidos pelo seu plano.
Aviso importante: nova lei proíbe descontos sobre benefício do INSS para entidades associativas
Recentemente, foi publicada a Lei 15.327 que proíbe a cobrança de mensalidades, contribuições ou qualquer outro valor ligado a associações, sindicatos ou entidades de classe e clubes diretamente nos benefícios do INSS, mesmo quando há autorização do beneficiário.
Em cumprimento à legislação vigente, a Petros deixará de descontar do benefício INSS os valores referentes a essas entidades associativas. Ressaltamos que essa proibição se aplica exclusivamente aos benefícios do INSS. Dessa forma, os descontos sobre os benefícios da Petros permanecerão sendo realizados normalmente.
A medida passa a valer já a partir da folha de pagamento de janeiro de 2026 dos assistidos (aposentados e pensionistas) que recebem o benefício da previdência oficial via convênio com a Petros.
Sabemos que o desconto direto em folha traz mais facilidade e comodidade à rotina dos assistidos, mas a Petros precisa cumprir o que determina a legislação. Importante informar que não haverá migração automática dos descontos para os benefícios Petros. Nesse sentido, a Fundação orienta que os assistidos que possuem esse tipo de desconto entrem em contato com suas entidades associativas para verificar alternativas de pagamento.
Em caso de dúvidas, procure nossos canais de atendimento.
Fonte: Petros, em 19.01.2026.