
O Metrus – Instituto de Seguridade Social anuncia a abertura de processo seletivo para a vaga de Analista de Negócios em Saúde Júnior. Para se candidatar, é necessário estar cursando o ensino superior em Administração, Gestão da Saúde, Gestão de Processos ou áreas correlatas.
Como se candidatar
Acessar o link Catho ou Infojobs e cadastre seu currículo gratuitamente para criar seus dados de acesso.
Enviar currículo para o e-mail
No assunto do e-mail informar PSE 007/2025 -Analista de Negócios em Saúde Júnior
Participam do processo de recrutamento os currículos enviados até 15/12/2025
Responsabilidades do cargo
- Responsável por realizar negociação e credenciamento de prestadores de baixa e média complexidade (laboratórios, clinicas e consultórios).
- Responsável por tratar as extensões, reajustes e aditivos contratuais de prestadores já credenciados de baixa complexidade (laboratórios, clinicas e consultórios).
- Atuar de forma dinâmica para manutenção de um bom relacionamento com os prestadores de serviços.
- Colaborar na elaboração de controles e relatórios gerenciais.
- Realizar visitas e/ou reuniões nos prestadores de serviços quando se tratar de novo credenciamento ou quando necessário alinhar algum processo, negociação ou estreitar relaciona menta.
- Atualizar os cadastros dos prestadores, zelando para que as informações sobre descredenciamento, credenciamento e alteração cadastral sejam devidamente divulgadas.
- Tratar sob orientação do gestor, as demandas apresentadas pelos monitores Ouvidora, NIP e Liminares e/ou reclamações apresentadas pelos demais canais de comunicação com os beneficiários e prestadores.
- Construir relatórios, controles e comparativos e demais materiais conforme solicitação da coordenação.
- Identificar oportunidades e propor melhorias para os processos que envolvam suas atividades.
Conhecimentos Técnicos
- Editor de texto – Word
- Planilha eletrônica – Excel
- Editor de apresentação – Power Point
- Redação própria
METRUS CONTRATA COORDENADOR DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

O Metrus – Instituto de Seguridade Social, anuncia a abertura de processo seletivo externo, para a vaga de Coordenador de Administração Financeira. Para candidatar-se é necessário ter superior completo em Administração/Contabilidade/Economia/Engenharia/Finanças ou áreas afins e pós graduação ou MBA na área financeira.
Como se candidatar
Acessar o link Catho ou Infojobs e cadastre seu currículo gratuitamente para criar seus dados de acesso. Enviar currículo para o e-mail
No assunto do e-mail informar PSG 003/2025 – Coordenador de Administração Financeira
Participam do processo de recrutamento os currículos enviados até 31/12/2025.
Responsabilidades do cargo
- Coordenar as atividades de tesouraria (pagamentos, conciliações e bancos);
- Controlar os processos de inadimplência assistencial e de empréstimos pessoais a participantes e assistidos, visando criar estratégias para a recuperação dos créditos;
- Coordenar os processos de repasses de empréstimos pessoais, sempre em conformidade com as regras estabelecidas no regulamento;
- Atualizar estudos para definição das taxas de juros praticadas na concessão de empréstimos a participantes/assistidos sempre que necessário;
- Identificar e implementar oportunidades de melhorias nos processos do contas a pagar e a receber;
- Responsável pelo relacionamento, negociação de taxas e tarifas bancárias;
- Coordenar as atividades e atribuições da equipe, promovendo orientação, definição de prioridades e responsabilidades em atendimento às demandas, proporcionando ainda o desenvolvimento da equipe, e melhoria contínua no desempenho, nas entregas e resultados;
- Responsável pelo planejamento e controle orçamentário e financeiro da área;
- Controlar os recebimentos de quitações antecipadas de Empréstimo Pessoal, atualizando o sistema – SISCOAF;
- Garantir a eficiência dos processos de cobrança para a Patrocinadora;
- Definir e garantir o cumprimento das metas anuais (PPR) e projetos da área, conforme definido no planejamento estratégico;
- Responsável pelos relatórios gerenciais, conforme indicadores de desempenho (KPIs);
- Responsável pelos processos de contas a pagar, a receber, tesouraria e inadimplência da carteira de empréstimos a participantes e dos Planos de Saúde;
- Subsidiar a Gerência de Investimentos e Financeira nos processos de tomada de decisão estratégica, referente a gestão financeira, por meio de indicadores (KPIs).
Conhecimentos Técnicos
- Gestão de Fluxo de Caixa
- Gestão Tributária
- Técnicas de Cobrança
- Excel Avançado (tabelas dinâmicas, fórmulas e gráficos)
- Vivência em Coordenação de Equipe
METRUS RECEBE DR. JOSÉ LUIZ TORO PARA PALESTRA SOBRE AS MUDANÇAS DA RN 137 E O FUTURO DA AUTOGESTÃO EM SAÚDE

O Metrus recebeu ontem, 02/12, Dr. José Luiz Toro da Silva, advogado, professor e Consultor Jurídico Nacional da União Nacional das Instituições de Autogestões em Saúde (UNIDAS) para uma palestra exclusiva sobre “A Nova Autogestão em Saúde”, na qual apresentou as principais mudanças introduzidas pela RN 649/2025, que altera a norma anterior, a RN 137/2006, e que entra em vigor em 1º de julho de 2026.
Ao longo de sua exposição, Toro destacou que a revisão da norma representa uma conquista histórica, resultado de quase 14 anos de diálogo e atuação das entidades de autogestão junto à ANS. Segundo ele, as mudanças trazidas pela nova resolução abrem caminho para que as autogestões possam explorar novos segmentos e mercados, ampliando suas possibilidades de atuação.
Flexibilização da atuação das autogestões: o grande destaque
O principal avanço da RN 649/2025 é o fim das restrições ao segmento ou categoria profissional para fins de elegibilidade.
Com a mudança, as autogestões não precisarão mais se limitar a um setor específico, podendo ampliar sua área de atuação de forma estratégica e diferenciada.
Segundo Toro, essa é a melhor notícia para o setor, pois abre espaço para a oxigenação das carteiras, um dos principais objetivos da revisão da norma.
Desafios apontados pela ANS
Embora a ampliação seja bem-vinda, a ANS reforçou sua preocupação com a preservação da essência das autogestões, marcada pelo acolhimento, atendimento personalizado e modelo de cuidado humanizado.
Outro ponto de atenção é a diferenciação em relação às operadoras comerciais de saúde, cuja atuação é distinta da filosofia da autogestão. A partir dessa mudança, a agência reguladora irá acompanhar se a expansão não levará à descaracterização do segmento.
Governança e elegibilidade: mudanças importantes
Toro também destacou as alterações no Artigo 4º da RN 137, que traz novas diretrizes de governança. A ANS enfatiza a importância de assegurar representatividade e mecanismos de gestão alinhados ao novo momento do setor.
A resolução também ampliou critérios de elegibilidade com o objetivo de ampliar o número de vidas nas carteiras e fortalecer a sustentabilidade do modelo:
- Inclusão de parentes até 4º grau consanguíneo;
- Inclusão de parentes por afinidade até o 4º grau;
- Possibilidade de incluir profissionais de uma ou mais categorias;
- Autorização para que autogestões compartilhem suas redes assistenciais com outras autogestões.
Próximos passos
Encerrando a palestra, o Dr. José Luiz Toro ressaltou que as mudanças representam uma grande oportunidade para as autogestões e para o Metrus. O momento, segundo ele, é de avaliação estratégica, incluindo:
- Revisão do Estatuto;
- Análise de riscos;
- Definição de planos de ação;
- Estruturação de caminhos para a expansão sustentável do negócio.
A palestra foi direcionada aos gestores e colaboradores do Metrus e reforça o compromisso do Instituto em acompanhar de perto o novo cenário regulatório e suas oportunidades.
Fonte: Metrus, em 03.12.2025.