O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Em 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 4,4 milhões de mamografias, mas a cobertura nacional ainda é de apenas 23,7%, muito abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre 2010 e 2024, cerca de 248 mil mulheres perderam a vida para o câncer de mama, sendo que dois terços dessas mortes ocorreram em idades consideradas prematuras, entre 30 e 69 anos.
Por que isso faz tanta diferença?
O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura e possibilita tratamentos menos agressivos e mais eficazes.
O que você precisa saber
- A mamografia pelo SUS está disponível para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo na ausência de sintomas.
- Conhecer seu histórico familiar e fatores genéticos é fundamental para avaliar seu risco e receber orientações personalizadas.
Como reduzir os riscos
- Praticar atividades físicas regularmente.
- Manter o peso dentro dos padrões saudáveis.
- Evitar o consumo de álcool e do tabaco.
- Consultar seu médico para discutir seu histórico familiar e, se necessário, realizar avaliação genética.
Fique atenta aos sinais
- Presença de nódulos ou endurecimentos na mama.
- Alterações na pele ou no formato do mamilo.
- Secreção anormal pelo mamilo.
Outubro: um mês de conscientização e esperança
O mês de outubro simboliza a mobilização mundial na luta contra o câncer de mama. É um momento para reforçar a importância do autocuidado, do acesso aos exames preventivos e do compartilhamento de informações que podem salvar vidas.
Seja protagonista da sua saúde: faça seus exames regularmente e incentive outras mulheres a fazerem o mesmo.
O Instituto Ética Saúde incentiva e apoia ações preventivas que colocam o paciente no centro do cuidado, promovem práticas responsáveis e fortalecem valores éticos que beneficiam toda a sociedade.
Por Marcos Tadeu Machado, membro do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde e um de seus fundadores.
Cresce o número de empresas certificadas pelo QualIES, a chancela da integridade no setor da saúde
O fortalecimento da cultura de integridade no setor da saúde tem ganhado novos contornos com o novo Programa de Avaliação do Nível de Maturidade de Sistemas de Integridade – QualIES, desenvolvido pelo Instituto Ética Saúde (IES). Com um número crescente de empresas certificadas, o projeto consolida-se como um instrumento de autorregulação e reconhecimento público das organizações comprometidas com a ética, a transparência e a responsabilidade social.
O QualIES certifica em que estágio de maturidade cada Sistema de Gestão de Compliance se encontra, oferecendo um amplo diagnóstico, que pode ser utilizado inclusive para melhora do Sistema de Gestão de Compliance analisado. “O propósito do programa é validar, por meio de uma auditoria externa, o nível de maturidade e a efetividade dos sistemas de integridade, servindo como uma chancela de credibilidade junto a parceiros, clientes e à sociedade. Ele fortalece o engajamento das empresas de saúde no processo do diálogo ético e de responsabilidade social”, destaca o diretor executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli.
Um dos exemplos recentes de empresas certificadas é a SP Intervention (SPI) – empresa integrante do grupo internacional Bunzl, com sede em Londres e atuação no segmento de distribuição de dispositivos médicos. Para a Compliance Officer, Aline Rodrigues, a certificação reforça o compromisso da organização com a ética e a transparência em todas as etapas da cadeia de valor. “A integridade é um pilar essencial para que a atuação global da SPI seja reconhecida por sua contribuição ao mercado de dispositivos médicos. Como associada do Instituto Ética Saúde, a empresa conquistou a certificação QualIES, que valida seu modelo de atuação e comprova o comprometimento com elevados padrões éticos e de compliance. A SPI acredita que a qualificação contínua das organizações fortalece um setor de saúde mais íntegro, sustentável e focado na qualidade de vida dos pacientes”.
Filipe Venturini reforça que, mais do que um selo, o QualIES é um sinal de compromisso público com a integridade, um diferencial competitivo que demonstra maturidade e responsabilidade social. “Não estamos falando de preço, estamos falando de valor. Esse certificado agrega muito para as empresas e para suas relações negociais. Cada nova certificação representa um avanço rumo a um setor da saúde mais ético, transparente e sustentável”, completou.
O Guia completo do novo QualIES pode ser consultado no site do Instituto Ética Saúde.
Fonte: Instituto Ética Saúde, em 07.10.2025.