Reconhecimento reflete o compromisso com a excelência na gestão dos recursos
A Funpresp-Exe conquistou, pela primeira vez, o Selo em Governança de Investimentos, concedido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). O reconhecimento destaca as instituições que adotam as melhores práticas na gestão dos investimentos e reforça o compromisso do setor com a transparência e a segurança dos recursos.
Para receber o selo, a Fundação passou por uma avaliação independente, baseada no Código de Autorregulação em Governança de Investimentos. O processo foi conduzido por uma banca formada por profissionais da previdência complementar e do mercado financeiro, garantindo credibilidade e isenção. Ao final da análise, a Funpresp foi aprovada por unanimidade, confirmando a qualidade e a consistência de sua governança.
Para o diretor-presidente, Cícero Dias, a conquista do selo reflete as práticas de gestão adotadas pela Fundação. “O reconhecimento está alinhado ao trabalho desenvolvido na administração dos planos e ao compromisso da Funpresp com a transparência e a governança corporativa, assim como a um de nossos objetivos estratégicos, que é gerir investimentos e gerar reservas adequadas às expectativas dos clientes”, afirmou. Segundo ele, toda a estratégia de investimentos da Funpresp-Exe se baseia no longo prazo. “Quando analisamos a série histórica, vemos que a Fundação tem apresentado rentabilidade de longo prazo superior ao índice de referência dos planos, confirmando que nossa estratégia está correta”, reitera Cícero Dias.
O diretor de Investimento, Gilberto Stanzione, reafirma que “a estratégia da Fundação é pensar no longo prazo. Por isso, investimos em diferentes tipos de ativos para aumentar a segurança e o rendimento dos recursos dos nossos participantes”, enfatiza. Ele destaca, ainda, o caráter coletivo da conquista do Selo. “O resultado é fruto do trabalho contínuo de melhoria dos processos internos, da qualificação das equipes e do fortalecimento das práticas de governança que norteiam nossos investimentos.”
Segundo dados divulgados nesta semana, a rentabilidade da carteira de investimentos consolidada da Fundação foi de 1,03% no mês de setembro, acima dos 0,88% projetados para o índice de referência. No ano, a carteira consolidada acumulou retorno positivo de 10,29%, contra 6,92% do índice de referência. A Funpresp divulga mensalmente o Radar de Investimentos e o Panorama, boletins que analisam cenários, dados e conjunturas econômicas e explicam o desempenho dos ativos e a rentabilidade da Fundação. O Radar pode ser acessado clicando aqui e o Panorama aqui. Em dezembro de 2024 a Fundação já havia sido reconhecida com o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa, igualmente concedido pela Abrapp. O selo integra o programa de autorregulação da Abrapp e está associado ao Código de Autorregulação em Governança Corporativa, que estabelece princípios e diretrizes para promover boas práticas de gestão e governança nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). A adesão ao código é voluntária e é pré-requisito para a obtenção do selo.
Em setembro, Funpresp alcança mais de 1,5 mil servidores e gestores com palestras pelo Brasil
Fundação fortalece contato com servidores públicos e gestores promovendo a cultura da educação financeira e previdenciária

Com a realização de 17 eventos, presenciais e online, em diferentes regiões do Brasil, a Funpresp marcou presença em diversas ações voltadas à promoção da educação financeira e previdenciária. Ao todo, cerca de 1,5 mil servidores públicos federais e gestores de pessoas participaram das atividades.
As atividades contaram com palestras, treinamentos, oficinas e atendimentos personalizados em diversos órgãos da Administração Pública Federal. Nas ocasiões, os especialistas e assessores previdenciários da Funpresp apresentaram benefícios dos planos da Fundação, estreitando o relacionamento com os servidores públicos.
“Cada conversa é uma nova oportunidade de transformar o futuro do servidor. Nesses eventos, conseguimos esclarecer dúvidas e aproximar a Funpresp da realidade dos servidores. Mostrar que planejamento, liberdade e segurança andam juntos”, compartilhou Sandi Gutierrez, gerente de Conexão com o Cliente (GECIT).
O destaque do mês vai para o Conecta Gente, evento promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que reuniu mais de 500 pessoas em Brasília. A Fundação também esteve no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que reuniram 269 e 255 servidores, respectivamente.
Além disso, a equipe marcou presença no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em instituições de ensino, pesquisa e saúde, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), entre outras.
Os encontros reforçaram o compromisso da Funpresp com a proximidade e o atendimento qualificado aos participantes e potenciais participantes. A Funpresp segue firme no propósito de ampliar a cobertura da previdência complementar, promovendo ações educativas e presença ativa nos órgãos da Administração Pública Federal.
Fonte: Funpresp, em 10.10.2025.