O segundo dia do Conec 2025 reuniu grandes lideranças do setor para o painel “Open Insurance, SPOCs e APVs: Desafios e Oportunidades”, realizado no período da tarde.
Mediado pelo presidente do Sincor-SP e anfitrião do evento, Boris Ber, o debate contou com a participação do presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Lucas Vergilio, do presidente da Fenacor, Armando Vergilio, do presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, e do 1º vice-presidente da Fenacor e conselheiro da ENS, Manuel Matos.

E/P: Dyogo Oliveira, Armando Vergilio, Boris Ber, Lucas Vergilio e Manuel Matos /
Fotos: Equipe de Comunicação Social ENS (Fernando Gonçalves e João Vitor Silva)
Conhecimento e tecnologia como diferenciais
Em sua intervenção, o líder da ENS trouxe reflexões sobre os rumos da regulação e a relevância do corretor de seguros no novo cenário de transformações com o Open Insurance, SPOCs e APVs, agora denominadas PPMs.
Lucas destacou que “todo desafio traz oportunidades, e toda oportunidade traz novos desafios”. Para ele, automação, big data e personalização em tempo real já impactam o setor e exigem que os corretores direcionem seu talento para uma venda consultiva mais próxima do consumidor.
Vergilio ressaltou ainda os investimentos da Instituição em programas de capacitação, citando as imersões internacionais programadas para 2026, em destinos como Itália, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Canadá.
Ao final, o executivo anunciou a parceria inédita da ENS com a SOSA, empresa global de inovação responsável por projetos de transformação digital e aceleração de startups.
“Firmamos essa parceria para proporcionar o melhor aos profissionais do mercado, e o fruto disso será a nossa próxima imersão internacional em Nova Iorque”, disse.

Lucas Vergilio
Corretores no centro da transformação
Armando Vergilio ressaltou a importância histórica da ENS para a formação dos profissionais do setor, lembrando que mais de 80 mil corretores atuantes passaram pela Escola e que 90% da distribuição de seguros no Brasil é feita pelos corretores.
O presidente da Fenacor destacou a regulamentação das APVs como um passo inevitável para a expansão do mercado e lembrou a expressiva aprovação da Lei Complementar 213/2025, que contou com apoio quase unânime do Congresso. “Conhecimento é a base de tudo. Esse é um novo mercado que surge e que precisa de profissionais qualificados”, afirmou.
Armando anunciou ainda a criação do Plano Diretor de Desenvolvimento da Distribuição de Seguros no Brasil, iniciativa da Fenacor em parceria com a Escola e Sincors, que será lançada até o fim do ano.
“O programa terá ações que vão preparar os corretores para se consolidarem como provedores completos de soluções em seguros, ajudando os profissionais adaptando às mudanças de processos, às novas tecnologias, IAs, legislação, como a Lei nº 15.040 e Lei Complementar 213/2025”.

Armando Vergilio
PDMS como estratégia de crescimento
O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, enfatizou a importância do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), construído em parceria entre CNseg, Fenacor e ENS. “O objetivo é fazer com que o setor alcance 10% do PIB nacional em arrecadação”.
Dyogo explicou os quatro pilares do PDMS. “Expansão da cultura do seguro na sociedade, desenvolvimento de produtos, qualificação de profissionais e acesso a novos clientes e aprimoramento regulatório”.
Oliveira também reforçou o papel dos corretores como agentes de disseminação de conhecimento e proteção. “São os responsáveis por fazer a nossa indústria crescer e ser pujante”.

Ao centro, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, com os diretores da ENS, Paola Casado, diretora-geral, e Lucas Vergilio, presidente
“A Bíblia do setor”
Conselheiro da ENS e vice-presidente da Fenacor, Manuel Matos definiu o PDMS como “a Bíblia do setor de seguros” e ressaltou a importância da união de esforços para o crescimento da indústria.
Matos também enalteceu o protagonismo acadêmico da ENS, destacando o trabalho do professor Genival Souza no debate sobre transformação digital e novos canais de atendimento.
“Um grande amigo com o compromisso nobre de oferecer conhecimento e qualificação atualizada, garantindo ao setor crescimento sustentável e de longo prazo, com profissionais capacitados”, afirmou.

|
Dyogo Oliveira
|
Manuel Matos
|
Conec 2025: estande da ENS atraiu congressistas

Personalidades femininas do mercado de seguros marcando presença no estande da ENS no Conec 2025
Fotos: João Vitor Silva (Comunicação ENS) e Thiago Mello (Marketing ENS).
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) marcou presença na feira de negócios da 20ª edição do Conec. O estande da Instituição recebeu centenas de congressistas, que participaram de ações interativas, conheceram novidades educacionais e aproveitaram condições especiais para aquisição de cursos.
Entre as inovações apresentadas, destaque o painel em realidade aumentada, que exibiu todos os programas educacionais da ENS de forma dinâmica. A interação era simples: bastava escanear um QR Code para acessar os detalhes diretamente no smartphone.
Outro atrativo foi a ação de inteligência artificial, que permitiu aos visitantes gerar versões personalizadas de suas fotos em diferentes estilos, desde avatares corporativos e personagens cartoons, até a versão “corretor do futuro”. As imagens puderam ser baixadas e compartilhadas nas redes sociais, em apresentações e também no aplicativo Conecta ENS, que mais uma vez foi um sucesso entre os participantes.

Dirigentes e gestor da ENS com o anfitrião do evento, presidente do Sincor-SP, Boris Ber
A programação contou ainda com o tradicional sorteio da ENS, que premiou cinco corretores de seguros. O sorteio aconteceu na tarde do último dia do evento e contemplou os corretores de seguros Clovis Akves Carneiros, de São Paulo (SP); Jhony Alcantara, de Cuiabá (MT); José Augusto Machado, de Porto Feliz (SP); Daniella Martins Mendes, de Curitiba (PR) e Maria Samuele Bezerra, de Sobral (CE).
Os prêmios incluíram uma bolsa integral para o MBA Gestão de Riscos em Seguros (início em 2026), uma caixa de som JBL Charge 6, uma bolsa integral para a Graduação em Gestão de Seguros (início em 2026), uma Smart TV 4K de 65 e um iPhone 16 de 128GB.

|
Entrevista à Revista Apólice, |
A diretora-geral da ENS, |
Além disso, os congressistas puderam adquirir programas educacionais da ENS com descontos exclusivos. “Nosso produto é o conhecimento e, por isso, procuramos oferecer aos congressistas incentivos que os auxiliem no dia a dia dos seus negócios e estudos, com a educação continuada e o preparo de suas equipes e familiares”, destacou na ocasião a diretora-geral da ENS, Paola Casado.

O presidente da Fenacor, Armando Vergilio, gravando no espaço da ENS no Conec 2025
Fonte: ENS, em 30.09.2025.