Nos dias 11 e 12 de novembro, o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), sediou o CQCS Insurtech & Inovação 2025, considerado o maior evento de Inovação da América Latina. A edição deste ano foi prestigiada por cerca de 3 mil pessoas, entre personalidades e autoridades, nacionais e internacionais, do setor de seguros.
O time de palestrantes contou com a participação de Paola Casado, diretora-geral da Escola de Negócios e Seguros (ENS), no painel “Educação Financeira: fomentando inclusão por meio do Seguro”. Um dos temas mais debatidos nesta plenária foi a baixa percepção do seguro como instrumento de proteção e investimento.
“Ainda há, no Brasil, um número considerável de pessoas que enxergam o seguro como uma despesa, e não como um investimento em estabilidade financeira e tranquilidade. Isso é resultado de amplas transformações sociais, demográficas e econômicas”, afirmou Casado.
A dirigente explicou que mudar esse pensamento é essencial para o futuro.
“A partir do momento em que as pessoas perceberem a importância da gestão de riscos e da proteção patrimonial, passarão a ver o seguro não como uma despesa, mas como um investimento na estabilidade das famílias e na garantia do futuro”, observou, complementando que, nesse contexto, “a educação é uma ferramenta de inclusão social e de cidadania”.

Paola Casado, diretora-geral da ENS
Fotos: João Vitor Silva (Comunicação ENS)
Atuação social
O papel da ENS na formação de profissionais e na ampliação do acesso à educação de seguros e finanças foi um dos tópicos abordados na palestra da executiva. “Somos uma Instituição com mais de 50 anos de atuação, que já formou cerca de 700 mil pessoas. Nosso compromisso vai além da excelência técnica, temos uma grande responsabilidade social na formação cidadã”.
Entre as iniciativas apresentadas, a diretora-geral da Escola citou o Amigo do Seguro, programa de responsabilidade social que qualifica jovens para o mercado de trabalho. “Desde 2002, já capacitamos cerca de 4 mil alunos. É um programa que nos orgulha, porque alia formação técnica, desenvolvimento comportamental e oportunidade de inclusão”.
Casado também mencionou os cursos e palestras gratuitos oferecidos pela ENS, que abrangem seguros, regulação de sinistros e planejamento financeiro. Ela destacou, ainda, programas especializados que a Instituição ministra, como o MBA Finanças e Seguros e o Exame para Certificação de Assessores de Investimentos.
Ao encerrar, Paola Casado reforçou o engajamento da ENS na Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), com a produção de cartilhas e vídeos educativos voltados aos públicos infantil e juvenil.
“O futuro começa cedo. Nosso papel é ajudar a formar uma geração mais consciente, preparada e protegida”, concluiu.

Educação Financeira
Ao tratar de temas como Educação Financeira, Proteção Social, Investimentos e Planejamento Familiar, o painel reforçou a necessidade de integração entre esses pilares para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e financeiramente saudável.
Também participaram como palestrante o consultor de Educação da CNseg, André Nunes, e a presidente da Sou Segura e professora da ENS, Liliana Caldeira.
Nunes frisou a importância de trabalhar conceitos de economia desde cedo para evitar dificuldades financeiras futuras. Caldeira complementou defendendo que a Educação Financeira começa no ambiente familiar, e lembrou a relevância para o País em poder contar com uma instituição como a ENS, que dissemina conhecimentos sobre seguros e finanças.

E/D: André Nunes, Paola Casado, Liliana Caldeira e Evandro Baptistini, professor da ENS que mediou o painel
Evento apresentou imersões internacionais para 2026
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu, na última quinta-feira, 13, um café da manhã especial em sua Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), para apresentar detalhes das imersões internacionais que realizará em 2026.
O encontro detalhou destinos, conteúdos e diferenciais dos programas que, há mais de três décadas, conectam profissionais brasileiros às melhores práticas do mercado global de seguros.
Na abertura, a diretora-geral da ENS, Paola Casado, reforçou o caráter educacional e acessível das imersões.
“A ENS leva profissionais a experiências acadêmicas e culturais em instituições de excelência no mundo inteiro. Nosso objetivo não é a rentabilidade, é proporcionar conhecimento e acesso a uma visão ampliada do mercado de seguros, além das fronteiras do Brasil”, destacou.

Paola Casado
Em seguida, o gerente de Produtos da ENS, Ronny Martins, responsável pela concepção dos treinamentos, apresentou a programação para o próximo exercício.
“Além de altamente satisfatórios para quem participa, esses cursos geram impacto direto no desenvolvimento do mercado brasileiro. Eles ampliam repertório, atualizam práticas e fortalecem a competitividade do setor”, afirmou.

Ronny Martins / Fotos: João Vitor Silva (Comunicação ENS)
Estão previstas cinco imersões para 2026, número recorde em um único ano na história da ENS. Os destinos são Itália (janeiro), Estados Unidos (abril/maio), Portugal (maio), Canadá (setembro) e Espanha (a definir).
Roma, Florença e Trieste
Abrindo o calendário, a inédita imersão “Mercado Europeu de Seguros a partir da Experiência Italiana: Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia” é voltada ao Direito do Seguro. Confirmado para acontecer entre 19 e 23 de janeiro, nas cidades italianas de Roma, Florença e Trieste, o treinamento é organizado em parceria com a AIDA Brasil (Associação Internacional do Direito do Seguro), a Università degli Studi di Firenze (UNIFI) e a Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT).
Nova Iorque
Nos Estados Unidos, o programa “Insurance Immersion New York” será realizado entre 27 de abril e 1º de maio, em parceria com a SOSA, empresa israelense de inovação aberta. Também com turma confirmada, o treinamento terá foco em tecnologia e transformação digital no setor de seguros.
Porto
Voltado especialmente a corretores de seguros, o curso “Práticas Europeias em Produtos e Distribuição em Seguros” terá sua terceira turma em 2026, novamente na cidade do Porto, em Portugal. A experiência apresenta o modelo europeu de desenvolvimento e comercialização de produtos de seguros, com aulas na Pontifícia Universidade Católica do Porto.
Toronto
Mais uma imersão inédita da ENS para 2026, “Experiência Imersiva em Seguros e Tecnologia” acontecerá entre 6 e 11 de setembro, em Toronto, no Canadá. Desenvolvido em parceria com o CIMMO, o Toronto Business College e a Brain Work Business Consulting, o curso combina aulas teóricas, estudos de caso e visitas técnicas, e será ministrado totalmente em Português.
Madri
Realizada em parceria com a Universidad Pontificia Comillas, a imersão “Gestão de Sociedades Mútua” abordará o Mutualismo, tema em ascensão no mercado brasileiro após a sanção da Lei Complementar 213/25, que regulamentou a atividade no País. Os participantes terão contato direto com o modelo espanhol, referência mundial no segmento. Em breve serão anunciados os últimos detalhes, como data e investimento.
Condições especiais
No final do evento, o gerente de Marketing da ENS, Ricardo Mota, apresentou condições facilitadas de pagamento para os interessados em participar das imersões.
Mota aproveitou a oportunidade para sortear três mochilas personalizadas, usadas exclusivamente pelos participantes matriculados nos programas internacionais da Escola.

|
Ricardo Mota
|
Ao centro, os vencedores do sorteio:
Marcio Teixeira Cruz , Glória Faria e Thiago Di Ciesco |
Mais informações sobre os conteúdos e destinos estão disponíveis no site da ENS, mesmo canal para inscrições nos processos seletivos. Escolha seu destino e garanta sua vaga!
Fonte: ENS, em 14.11.2025.