
O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), em parceria com o Sincor-MG e a Associação dos Corretores de Seguros da Zona da Mata e Vertentes (ASCOR), realiza no dia 5 de novembro, na Associação Comercial de Juiz de Fora, o encontro “Seguros de vida: o futuro do mercado está em suas mãos”, com palestra do corretor de seguros Rogério Araújo, CEO da TGL Consultoria e fundador do Movimento Minha Vida Protegida.
Voltado a corretores de seguros, consultores, assessorias e seguradoras com atuação na região, o evento integra o movimento de interiorização do CSP-MG, que tem como propósito levar conteúdo técnico, capacitação e troca de experiências aos profissionais que atuam fora da capital. O primeiro encontro desse projeto foi realizado em Uberlândia, em abril, e marcou o início de uma nova fase da entidade.
A programação em Juiz de Fora terá início às 8h30, com abertura do presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, seguida pela palestra de Rogério Araújo, que abordará as tendências, desafios e oportunidades do mercado de seguros de vida, destacando o papel estratégico do corretor na proteção financeira das famílias brasileiras.
Após a apresentação, será promovido um debate com a participação de lideranças do setor. O diretor do CSP-MG, Maurício Tadeu Barros Morais, atuará como mediador, e os debatedores convidados serão Gustavo Bentes, presidente do Sincor-MG; William Meirelles, embaixador do Sincor-MG; Edson Venilcio do Carmo, presidente da ASCOR; e João Paulo Moreira de Mello, que também coordena a mesa.
De acordo com Mello, o evento reforça o compromisso do CSP-MG com a valorização dos corretores e o fortalecimento da cultura do seguro de pessoas em todas as regiões do Estado. Ele esclarece que a interiorização é um movimento natural e necessário para o CSP-MG, que sempre teve como missão disseminar conhecimento e incentivar a profissionalização do mercado. “Em Juiz de Fora, vamos reunir especialistas e corretores para discutir o futuro do seguro de vida e compartilhar práticas que impulsionam o crescimento do setor. É mais uma oportunidade de aprendizado, integração e fortalecimento da nossa rede de parceiros”, destaca o dirigente.
O encontro tem o apoio do Movimento Minha Vida Protegida. A participação é gratuita, e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever aqui.
Serviço:
- Evento: “Seguros de vida: o futuro do mercado está em suas mãos”
- Data: 5 de novembro de 2025 (quarta-feira)
- Horário: 8h30 às 12h30
- Local: Associação Comercial de Juiz de Fora – Praça Doutor João Penido, 48 – Centro
- Realização: CSP-MG, Sincor-MG e ASCOR
- Apoio: Movimento Minha Vida Protegida
- Inscrições: clique aqui!
Nova Lei de Seguros acende alerta sobre cultura de litígio e reforça papel da mediação: “A judicialização inútil corrói”, afirma Angélica Carlini
Após duas décadas de discussões, a nova Lei de Seguros (Lei nº 15.040/2024) entrará em vigor em dezembro. O marco legal, que de acordo com Dyogo Oliveira, presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), traz grandes avanços e desafios, foi tema central do 8º Seminário Jurídico de Seguros realizado na última quinta-feira, em Brasília. O evento reuniu ministros, juízes, especialistas e diretores jurídicos de seguradoras e operadoras de saúde. “Um dos desafios é interpretá-la. O exercício de interpretar não cabe ao escritor, cabe ao leitor”, afirmou o presidente.
Com 6% de participação no PIB brasileiro e com mais de 558 mil reclamações envolvendo as companhias de seguros, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), o setor securitário carrega um histórico de conflitos sensíveis e, frequentemente, essas reclamações entram na fila do Poder Judiciário.
Durante o evento, a advogada Angélica Carlini, coordenadora de Direito da ENS (Escola de Negócios e Seguros) sintetizou o impacto negativo da cultura da litigância excessiva, “A judicialização inútil corrói.” Para a advogada, mediadora e diretora da MediarSeg, Mírian Queiroz, a fala da Dra. Angélica Carlini é precisa, e é bom que o mercado entenda que nenhuma companhia de seguros ou operadora de saúde ganha um processo. “Mesmo quando vence judicialmente, ela perde tempo, perde dinheiro, perde reputação e desgasta a relação com o cliente. Isso custa e custa caro. Em contrapartida, a mediação é uma ferramenta estratégica para as seguradoras e operadoras. Porque resolve mais rápido, com menos impacto e com mais controle sobre o desfecho”, destacou a diretora da MediarSeg.
Em sua apresentação, o Juiz Federal Clenio Schulze, informou que a nova lei é um convite à mediação. Segundo Mírian, esse é um debate que precisa de mais atenção. “Convites precisam ser aceitos, se não trouxermos esse tema para o centro da discussão, seguiremos empurrando os conflitos para um Judiciário já sobrecarregado. E o setor securitário e de saúde suplementar, mais do que qualquer outro, exige soluções que preservem vínculos e construam confiança. Esse diálogo é urgente.”
A nova legislação teve um período de vacatio legis de 12 meses, permitindo que seguradoras, operadoras, prestadores de serviço e demais agentes do setor se preparassem para as mudanças previstas no texto. A coordenadora de Direito da ENS, Angélica Carlini, resumiu com bom humor e precisão o momento de transição vivido pelo setor diante da nova lei. “É no andar da carruagem que as melancias se ajeitam.”
O setor de seguros, que impacta diretamente a vida de milhões de brasileiros, está diante de um marco legal que não apenas impõe ajustes, mas também exige escolhas. Escolhas de postura, de linguagem, de modelo de relação com os diversos atores que compõem essa engrenagem complexa. “Foi um evento engrandecedor, sem dúvida. A presença de tantos nomes relevantes do Direito e do setor de seguros e saúde suplementar trouxe debates interessantes e reflexões importantes, mas me chamou atenção e, de certa forma, preocupou , a forma tímida com que a mediação foi abordada. Porque, no setor securitário, os conflitos não são apenas números em uma planilha: são relações em risco, reputações em jogo e vidas que esperam soluções céleres, justas e humanas. A nova legislação, ao priorizar os princípios da confiança, da boa-fé e da transparência, abriu espaço para que novas formas de resolução se consolidem com legitimidade. Essa pauta é urgente”, finaliza Mírian.
Capacitação de líderes integra estratégia de crescimento da Simetria Brasil

Gestores da Simetria Brasil participam de treinamentos voltados à formação de líderes
Com foco no desenvolvimento humano e na melhoria contínua dos processos de gestão, a Simetria Brasil promoveu, entre agosto e setembro, o ciclo de treinamentos voltados à formação de líderes. As capacitações foram conduzidas pelo psicólogo e palestrante Jô Gouvêa, especialista em comportamento organizacional, e reuniram 27 gestores de diversas áreas da companhia.
De acordo com o diretor Comercial e de Operações, Leonardo Falcão, a iniciativa faz parte da estratégia da empresa de fortalecer a cultura de liderança e aprimorar a comunicação entre gestores e equipes. “O propósito foi desenvolver nossos principais líderes em temas como gestão de equipes, liderança inspiradora e servidora, atitude e exemplo. Os resultados já começam a aparecer: líderes bastante engajados, conversas mais produtivas com as equipes e novos projetos em andamento. Esse movimento reflete diretamente na produtividade e na relação com os corretores e parceiros”, avaliou.
O executivo enfatizou que investir em pessoas é essencial para o crescimento sustentável da organização. “Uma equipe com objetivos bem alinhados e processos estruturados ganha tempo e energia para atender melhor os parceiros e buscar continuamente alta performance. Isso se traduz em entregas mais efetivas e na consolidação de relacionamentos duradouros com os corretores de seguros”, acrescentou.
Os participantes avaliaram a experiência como transformadora. Para a gestora de projetos Débora Virgínia Rocha, o treinamento representou um exercício de autoconhecimento e visão estratégica. “O autoconhecimento nos proporciona uma visão mais ampla para lidar com os desafios do dia a dia e nos impulsiona a sermos líderes melhores”, ressaltou. Segundo ela, ações como essa são fundamentais para promover o aprimoramento contínuo e impactam positivamente todo o time.
Na avaliação do gestor comercial Darlem Gonçalves, o programa reforçou o papel do líder como agente de mudança. “Participar desse treinamento permitiu refletir sobre o verdadeiro papel da liderança. Aprendi que liderar começa em nós mesmos, pelo exemplo e pela responsabilidade diante dos desafios. Conceitos como mentalidade de dono, comunicação clara e delegação mostraram como podemos inspirar, engajar e desenvolver equipes de alta performance”, afirmou.
A gestora comercial Cleoni Rodrigues também destacou o impacto prático do conteúdo na rotina profissional. “O treinamento proporcionou uma experiência enriquecedora de desenvolvimento. Reforcei meu perfil comportamental e aprimorei a visão sobre uma liderança mais humana e uma gestão eficaz do tempo”, comentou.
Com mais de 2.000 corretores CPF e 500 escritórios parceiros CNPJ, a Simetria Brasil, com sede em Belo Horizonte (MG), é hoje uma das maiores plataformas de vendas multimarcas do País. Atua nos segmentos de planos de saúde, odontológicos, consórcios, seguros saúde, vida, previdência e residenciais, consolidando-se como referência no apoio comercial e na geração de negócios para o mercado de seguros e benefícios.
STOA anuncia nova marca e reposicionamento estratégico
Insurtech se consolida na gestão de atendimento ao corretor, ao oferecer soluções diversificadas, conforme a necessidade do segurado
A STOA, insurtech mineira focada na digitalização da gestão de seguros para corretores de pequeno e médio porte, lança ao mercado a sua nova identidade e reposicionamento estratégico, com a assinatura “Stoa. Seguro sem segredos”. A mudança acompanha não só a necessidade do mercado de se digitalizar e desburocratizar, mas também reflete o propósito da marca em ser o braço direito do parceiro, para empregar o tempo em impulsionar seus negócios.
Em um mundo acelerado pela transformação, impulsionado por tecnologias, personalização e autenticidade, reposicionar uma marca não é mais uma exceção, é uma estratégia fundamental para a sobrevivência e a relevância no ambiente corporativo. Segundo um estudo realizado pela Hanover Research, cerca de 75% das corporações globais reformulam sua marca em algum aspecto desde 2020. Já a consultoria UPCity indica que 51% das empresas alteraram suas identidades visuais após o início da pandemia.
“O novo posicionamento foi pensado para ser lançado como um presente no dia 12 de outubro, dia do corretor, parte do princípio de que quem complica, esconde. Só funcionamos com clareza. Nos comprometemos a eliminar a burocracia, que atrasa o dia a dia dos corretores e clientes, oferecendo uma jornada mais direta e transparente para o sucesso. Nosso foco é dar ao corretor a liberdade de crescimento para que ele se torne, de fato, o dono do próprio futuro”, declarou Eduardo Marcellini, CEO da STOA.

Eduardo Marcellini e Luiz Sampaio STOA – Foto: Divulgação
Com essa nova abordagem, a STOA reforça seu compromisso em desmistificar o mercado de seguros e empoderar seus parceiros, se preparando para uma nova expansão em 2026 e garantindo que a complexidade não seja um obstáculo, mas uma oportunidade para se destacar pela transparência e eficiência. Além do seguro de vida, a STOA atua com outros ramos de seguros, como Responsabilidade Civil (E&O, D&O, Cyber, Operações), Auto, Patrimonial, Garantia, Transportes, Fiança Locatícia, Equipamentos Portáteis, Riscos Diversos.
A insurtech adota uma nova estratégia para impulsionar o crescimento sustentável, priorizando a proximidade com o mercado e a expansão da capilaridade. A chave é oferecer suporte diferenciado aos canais de distribuição, pilares fundamentais para o negócio. Todo o reposicionamento é alinhado com um forte investimento em inovação.
Para o cofundador da STOA, Luiz Sampaio, é preciso ir além do que a tecnologia proporciona. “Nos vemos como os verdadeiros parceiros que compreendem e resolvem os problemas do mercado, simplificando a jornada e entregando soluções reais, que vão além da tecnologia de ponta. Acreditamos que a parceria de sucesso se constrói sobre consistência em nossas ações, determinação para alcançar grandes resultados e a disposição inabalável de enfrentar qualquer desafio que venha pela frente. O nosso compromisso é ser a força que impulsiona as conquistas dos corretores de seguros, concluiu”.
Vivendo mais e melhor: Grupo Bradesco Seguros anuncia a 18° edição do Fórum da Longevidade
Tema “Longevidade em Movimento” destaca a importância de hábitos cotidianos que fortalecem a saúde e o bem-estar
Amar, aprender, conviver e cuidar do bem-estar são movimentos que realizamos todos os dias e estão presentes em atitudes simples como sorrisos, novidades compartilhadas entre amigos e na caminhada diária que revigora corpo e mente. Com essa perspectiva, o Grupo Bradesco Seguros promove o 18º Fórum da Longevidade que, este ano, contará com o tema Longevidade em Movimento. O evento acontece no Teatro Bradesco, em São Paulo, no dia 21 de outubro (terça-feira), a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da seguradora no YouTube.
A programação contará com momentos especiais: mediação de Cissa Guimarães e Alexandre Kalache, abertura da atriz Zezé Motta, apresentação de Denise Fraga e Tony Ramos e, ainda, a participação da convidada internacional Ashton Applewhite, escritora e palestrante sobre envelhecimento entre outros.
“Estamos comprometidos em criar oportunidades para informar e chamar atenção sobre a importância de pensarmos a longevidade. O Fórum é um espaço de troca, aprendizado e inspiração, que a cada ano se renova e amplia sua relevância na sociedade. O Grupo Bradesco Seguros tem muito orgulho em contribuir para esse diálogo e reafirmar seu compromisso com o tema”, afirma Alexandre Nogueira, diretor de Marketing do Grupo Segurador.
Outro destaque da edição será o lançamento de um livro que celebra os 80 anos de vida e 50 anos de dedicação exclusiva aos temas relacionados à longevidade e ao envelhecimento populacional do médico gerontólogo Alexandre Kalache, consultor de longevidade do Grupo Bradesco Seguros. Ao final do evento, haverá uma sessão de autógrafos em homenagem à sua trajetória no tema.
Fonte: ENS, em 14.10.2025.