
Executivos da E4 Soluções, Seguros Unimed e Solidus Administradora durante o Conec / Foto: Divulgação
A E4 Soluções, assessoria e consultoria, participou do Conec, em São Paulo, de 25 a 27 de setembro, ao lado da Seguros Unimed, parceira da empresa há mais de 12 anos. A atuação conjunta reforça a estratégia de ampliar a presença no mercado e oferecer mais soluções aos corretores de seguros em saúde, odonto, vida, previdência privada e ramos elementares.
A operação também envolve a Solidus Administradora de Benefícios, representada no evento pelo diretor comercial Mário Mendonça. A presença da E4 e da Solidus no estande da seguradora reafirmou o compromisso das empresas em apoiar a rede de distribuição e consolidar um modelo de negócios voltado ao crescimento sustentável e à proximidade com os corretores.
Para a gerente regional da Seguros Unimed nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Norte do País, Adriana Dias, a E4 ocupa papel de destaque na operação da companhia. “É um dos principais distribuidores da nossa regional. O diferencial da E4 é o cuidado com o corretor, prestando assessoria consultiva para que ele possa entregar o melhor ao cliente. Esse também é o propósito da Seguros Unimed, o que faz dessa união um casamento perfeito”, ressaltou.
A coordenadora de Estratégia Comercial Saúde da seguradora, Valquíria Souza, destacou a importância das assessorias no fortalecimento da rede de distribuição. “A relação com a E4 já vem de longa data e só cresce. Para a Seguros Unimed, as assessorias são fundamentais porque ampliam o alcance, fidelizam os corretores e levam o jeito Unimed de atuar para todo o mercado. A cada ano, desenvolvemos novos modelos de negócios e agregamos oportunidades à carteira dos corretores”, disse.
Segundo o diretor operacional da E4 Soluções, Ulisses Brito, o trabalho conjunto com a seguradora seguirá avançando. “A Seguros Unimed foi a primeira companhia com a qual a E4 atuou. Mais de 12 anos depois, continuamos ampliando oportunidades para corretores na Bahia e em diversas regionais do Norte e Nordeste. Em 2025 consolidamos essa presença e, em 2026, o plano é expandir ainda mais essa trajetória em comum”, projetou.
O diretor comercial da assessoria, Eduardo Souza, destacou o papel da Solidus no projeto. “Estamos muito felizes em participar deste momento com a Seguros Unimed e, agora, com a Solidus, que fortalece a distribuição de produtos coletivos por adesão em saúde e odontologia, obtendo resultados expressivos. Essa jornada de crescimento avançará em 2026, quando ampliaremos ainda mais a nossa atuação”, observou. O gerente comercial da E4, Douglas Mota, também esteve presente no Conec, fortalecendo a interlocução direta com corretores de todo o Brasil.
Sobre a E4
Fundada em Salvador (BA) em 2012 por executivos com mais de 25 anos de experiência no setor, a E4 Soluções nasceu da necessidade de apoiar operações de comercialização de seguros e benefícios. Hoje é uma das maiores assessorias do Nordeste, com atuação em todos os estados da região, exceto o Ceará. Em 2024, iniciou expansão para o Sudeste, a partir de Minas Gerais. Atende 1.800 corretores e administra aproximadamente 60 mil vidas.
Sobem as apostas em tecnologia e inovação no setor de seguros
Nova edição da Revista Insurtalks destaca investimentos em tecnologia e avanços no combate às fraudes

A nova edição da Revista Insurtalks mostra como o avanço acelerado dos canais digitais está redefinindo a forma de contratar e gerir seguros no Brasil. Esse movimento, cada vez mais visível em carteiras como a de veículos, tem como destaque os comparadores online, que permitem ao consumidor identificar as melhores ofertas de forma rápida, ágil e transparente. Para as seguradoras, esse processo de digitalização é irreversível e traz ganhos importantes para todo o mercado.
Outro ponto em evidência na revista é o investimento robusto em tecnologia e inovação, que deve alcançar R$ 20 bilhões em 2025 – um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior. Entre as áreas que mais recebem recursos, a inteligência artificial (IA) ocupa posição de destaque por sustentar análises de dados em larga escala, antecipar cenários, compreender perfis e oferecer soluções sob medida.
A edição também aborda os gargalos da subscrição no mercado de seguros, associados à escassez de investimentos em inovação, devido entre outros motivos a um comportamento historicamente mais conservador em gestão de riscos. Apesar dos desafios, seguradoras com maior apetite para grandes riscos já demonstram avanços significativos impulsionados pelos investimentos recentes.
Na coluna Panorama, a Insurtalks traz dados da CNseg que reforçam o papel da inteligência artificial no combate às fraudes. No primeiro semestre do ano passado, o volume de fraudes evitadas aumentou 29% em comparação ao mesmo período anterior, atingindo a marca de R$ 2 bilhões.
Com reportagens exclusivas, análises setoriais e artigos de especialistas, esta edição da Insurtalks oferece uma visão ampla sobre os rumos da digitalização, inovação e regulação no mercado de seguros brasileiro. Para ler isso e muito mais acesse aqui.
TV Fenacor lança cobertura oficial do CONEC 2025

De 25 a 27 de setembro de 2025, o Conec retornou ao Distrito Anhembi, em São Paulo, para sua 20ª edição, consolidando-se como um dos maiores congressos da corretagem de seguros no Brasil. Com o tema “SinergIA Digital: O Futuro Inteligente do Corretor de Seguros”, o evento foi dedicado a explorar como a transformação digital, impulsionada pela Inteligência Artificial, está revolucionando a profissão. Entre os destaques, esteve a apresentação da SINC.IA, a nova Assistente Virtual do Sincor-SP, desenvolvida para apoiar os corretores com eficiência e precisão, potencializando resultados no dia a dia da atividade.
A TV Fenacor acompanhou de perto os três dias do congresso e acaba de lançar em seu canal no YouTube a cobertura oficial do evento. O vídeo reúne entrevistas exclusivas com corretores de seguros de diferentes regiões do país, que compartilharam impressões sobre os debates e experiências vividas no Anhembi, além de líderes que marcaram presença no encontro.
Entre eles, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, que destacou a importância do corretor de seguros no novo cenário digital, e o presidente do Sincor Bahia, Josimar Antunes, que aproveitou a ocasião para convocar a categoria a participar do 6º CONSEGNNE, em março de 2026, na Bahia.
O material também registra a participação de autoridades políticas, como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de momentos de grande relevância da programação, desde as trilhas de conhecimento e debates até a movimentação intensa da Exposeg e as atrações culturais que abrilhantaram o congresso.
A cobertura completa pode ser conferida no canal da TV Fenacor no YouTube.
Senra Associados apresenta seu novo gerente comercial
Gustavo Gripa Corrêa, profissional com experiência em seguradora internacional, em cargo de estreito relacionamento com as assessorias, assume a gerência comercial da Senra
A Senra Associados Assessoria reuniu, em auditório, no Centro do Rio, nesta quarta, 24 de setembro, a sua equipe de corretores, colaboradores e seguradoras parceiras para apresentar o seu novo gerente comercial, Gustavo Gripa Corrêa, profissional com 14 anos de mercado. “Eu quero trazer a minha experiência em gestão comercial para gerar oportunidade de negócios, apoiar na modernização da assessoria e corretores, e ampliar a confiança que o mercado já deposita na Senra”, declarou Gustavo Gripa Corrêa.

Da esquerda para a direita: Gustavo Gripa Corrêa, novo gerente comercial da Senra Associados; Celeste Senra e Antônio Carlos Senra, sócios da Senra Associados – Fotos: Divulgação
Metas
Sua primeira meta é a profissionalização dos corretores. “Hoje as informações chegam muito rápido. Toda semana tem novidade ou modificação de produtos e os corretores não conseguem acompanhar. Queremos auxiliá-los. Então, pretendo fazer que a assessoria seja um ponto seguro onde os corretores saibam, de fato, o que está acontecendo no mercado, dando treinamento e profissionalização digital, pois muitos ainda não têm presença na internet, nem uma identidade visual”, ressaltou o novo gerente comercial da Senra.
Gustavo quer trazer para o Rio de Janeiro o que já acontece nas assessorias de São Paulo, que agem como se fossem a área comercial das seguradoras, ministrando treinamentos e fazendo campanhas para os corretores, sem esperar que a companhia solicite ou que faça qualquer tipo de movimento. “Temos que ter essa autonomia tanto para dar treinamentos, quanto para oferecer campanhas e os produtos que a companhia tenha sem ter que aguardar que o comercial da seguradora faça pela gente. Teremos que ter muita iniciativa nesse momento”, frisou.

Diretores e equipe Senra Associados
Segundo ele, haverá muita interação com as associações que congregam os profissionais do mercado. “Queremos que o cenário de assessoria no Rio veja o que vamos fazer e replique. Os beneficiados vão ser os corretores e também as seguradoras. As companhias irão trazer mais investimento para o canal assessoria do Rio”, disse Gustavo Gripa Corrêa.
Inovação
Antônio Carlos Senra, diretor da Senra Associados, destaca que setembro tem sido especial. Iniciou o mês abrindo uma filial no Centro do Rio. No dia 19, a Senra completou 38 anos e no dia 24, inauguraram um busto de seu pai, em homenagem ao fundador da assessoria. E encerram o mês com a contratação de um novo gerente comercial. “Apesar de estar com 44 anos de mercado, e realizado profissionalmente, ainda tenho energia para fazer o que sei de melhor, que é dar um atendimento diferenciado ao corretor. Para isso, vamos investir em inovação e tecnologia, modernizando e atualizando a Senra. Para nos ajudar em toda essa reformulação, fomos buscar um profissional de referência no mercado, como o Gustavo”, pontuou destacando ainda a importância da diretora Celeste Senra “pessoa fundamental para o sucesso da empresa e na condução deste novo ciclo”, concluiu o executivo.
Allianz no Conec: corretores ganham protagonismo na era da inteligência artificial
Mesmo com o avanço tecnológico, setor continua sendo movido por pessoas e pela escuta ativa que busca fortalecer a proteção da sociedade
Palco de grandes debates sobre os rumos do mercado segurador, a 20ª edição do Congresso dos Corretores de São Paulo (Conec) mostrou como a transformação digital está revolucionando a profissão, especialmente com a inteligência artificial. No evento, ocorrido no Distrito Anhembi, na capital paulista, a Allianz reforçou o papel estratégico da corretagem e a capacidade de adaptação, inovação e protagonismo daquele que é o elo do setor de seguros com a sociedade.
Presidente da companhia, Eduard Folch esteve na “SinergIA Digital – O futuro inteligente do corretor de seguros”, plenária principal do Conec 2025. Na apresentação, realizada na manhã do sábado (27), com a mediação de Edson Fecher e Rogério Freeman (1º tesoureiro e 2º secretário do Sincor-SP, respectivamente), o executivo destacou o uso das tecnologias emergentes e da inteligência artificial pelos profissionais, ressaltando a janela de oportunidades a quem souber se adaptar e explorar o potencial dessas ferramentas.

Eduard Folch durante o painel SinergIA Digital, no Conec 2025 / Fotos: Ayumi Yamamoto
“A tecnologia sempre esteve presente no mercado de seguros, que, ao longo dos anos, se adaptou tecnologicamente a qualquer situação. A diferença para os dias de hoje está no fato de que a inteligência artificial é exponencial e muito mais rápida às mudanças”, explicou. “Entretanto, o nosso negócio continua sendo feito de pessoas para pessoas. Segue construído por meio da confiança que o cliente tem no seu corretor. E essa confiança começa a partir do momento em que o corretor passa a entender a vida do segurado e da sua família e, assim, fazer uma venda consultiva e oferecer aquilo que ele realmente precisa.”
Eduard destacou que a inteligência artificial pode ser uma grande aliada na rotina dos corretores ao automatizar processos e potencializar a personalização no relacionamento com os clientes. Segundo ele, as ferramentas de IA ajudam desde a identificação das soluções mais aderentes ao perfil de cada segurado até o desenvolvimento de campanhas institucionais para a própria corretora. “A IA não deve ser vista como uma ameaça, e sim como uma tecnologia acessível que traz muitas possibilidades para apoiar o corretor em tarefas administrativas. Cada profissional deve considerar as suas necessidades e entender como a inteligência artificial pode melhorar a operação da sua empresa. Também aproveitem a oportunidade para absorver todo o aprendizado que a IA pode nos trazer, pois 5% do nosso aprendizado acontece através da escuta, 10% por meio da leitura e todo o restante experimentando.”
Agentes de transformação
A Allianz também participou da “1ª Jornada de Transformação”, que aconteceu na tarde da sexta-feira (26). Com o tema “Corretores como agentes de transformação: o impacto dos seguros na sociedade”, Nelson Veiga (diretor executivo Comercial) e Fábio Morita (diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida) reforçaram, por meio de exemplos práticos e casos reais, a importância do corretor para os negócios e para o fortalecimento da proteção financeira da sociedade.
https://acontece.ens.edu.br/wp-content/uploads/2025/10/image-1.png
Fábio Morita e Nelson Veiga durante a 1ª Jornada de Transformação no Conec 2025
“O nosso setor cresceu 12% em 2024, representa 6,2% do PIB nacional e pagou R$ 154 bilhões em indenizações de janeiro a julho deste ano. Ou seja, não se trata apenas de prêmios arrecadados, e sim devolver à sociedade e ajudar famílias e empresas a se reerguerem diante de imprevistos. Discutir o papel dos corretores é muito relevante, especialmente neste momento em que as necessidades da sociedade estão mudando. Por isso, é importante que as seguradoras atuem por meio da escuta ativa dos corretores parceiros para que possam ofertar aquilo que o cliente realmente precisa”, disse Nelson, destacando que o entrosamento entre as áreas Comercial e de Produtos das companhias também garantem o sucesso dessa operação.
Apesar do tamanho e da relevância do setor no Brasil, Fábio Morita lembrou que ainda existe uma grande lacuna de proteção a ser preenchida. Carro-chefe do segmento, o seguro Auto está presente em apenas 30% da frota em circulação atualmente, enquanto o seguro Residência protege somente 17% dos imóveis. O seguro de Vida, fundamental para garantir tranquilidade às famílias, tem um alcance entre 9% e 13%. “Vemos mais aderência a bens do que à vida e isso não se aplica só ao Brasil, mas em outros países também. O que é um desafio, porque há produtos vendidos e outros comprados. O Vida é um exemplo de produto vendido, assim como o seguro de Responsabilidade Civil. Se 70% da frota não tem seguro Auto, o corretor pode incentivar a venda do RC para minimamente proteger as outras pessoas”, disse, frisando que, hoje, 80% dos seguros são adquiridos diretamente com o corretor.
Segundo Morita, as lacunas ficam ainda mais evidentes quando acontecem grandes eventos. Nestes cenários, o efeito que se gera é a conscientização de como a falta de proteção amplia os impactos sociais e econômicos, fato que precisa ser sempre lembrado. O diretor frisou, ainda, o lado humano do segmento e da atuação desses profissionais. “O seguro não é apenas um contrato. É presença e apoio real em momentos de crise. Quanto mais o seguro cresce, mais a sociedade fica segura. Essa é uma missão muito bonita que nós temos.”
Allianz no Conec
Promovido pelo Sincor-SP com o apoio da Escola de Negócios e Seguros (ENS), o Congresso dos Corretores de Seguros (Conec) reúne palestrantes, especialistas do setor e visitantes. Além da participação na 1ª Jornada de Transformação e no painel “SinergIA Digital – O futuro inteligente do corretor de seguros”, a Allianz, que é patrocinadora do evento, recebeu os corretores parceiros em um estande exclusivo na Exposeg, que aconteceu paralelamente ao Congresso.
Fonte: ENS, em 01.10.2025.