Prepare-se para a Semana Nacional de Educação Financeira 2026
13ª Semana ENEF acontecerá de 18 a 24 de maio
A 13ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) será realizada de 18 a 24 de maio de 2026 e terá como tema central "Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade".
A Semana ENEF, organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), representa um esforço coletivo pela educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. A iniciativa conta com a participação de instituições públicas e privadas, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, estimular atitudes e comportamentos e construir uma base sólida para a tomada de decisões financeiras a longo prazo por parte de todos os brasileiros.
Participe com sua iniciativa
A organização do evento convida instituições de todos os setores a contribuírem, seja promovendo atividades próprias ou em parceria com os membros do FBEF. O objetivo principal é conectar longevidade à necessidade de planejamento contínuo e ao poder transformador da educação financeira como veículo de prosperidade, destacando a importância do planejamento financeiro e da tomada de decisões conscientes.
Para Alessandro Octaviani, Superintendente da Susep e atual Presidente do FBEF, "planejar hoje pode garantir um futuro mais longo, tranquilo e próspero. A Educação Financeira é a ponte entre seus sonhos e a vida que você quer viver ao longo de toda a sua jornada".
Instituições interessadas em participar já podem começar a planejar e organizar ações para a Semana ENEF 2026. Informações sobre o cadastramento das iniciativas na agenda oficial do evento serão divulgadas em breve.
Sobre a Semana ENEF
Desde 2014, a Semana ENEF tem se consolidado como um evento nacional de referência na promoção da educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. Reunindo diversas iniciativas gratuitas em todo o Brasil, em 2026, seu foco principal será discutir com os cidadãos sobre as possibilidades de escolhas financeiras que impactarão o futuro e que podem trazer mais prosperidade neste tempo, tanto para prover sustento quanto para realizar sonhos.
Durante a semana, poderão ser promovidas atividades que tratem de temas como, por exemplo: Planejamento para a Longevidade, Longevidade com Qualidade, Prosperidade como Construção, Autonomia e Tomada de Decisão, Inclusão e Acesso ao Conhecimento, e Prevenção e Segurança Financeira.
O tema e subtemas da Semana ENEF, contudo, são apenas uma referência para orientar o desenvolvimento de novas ações, o que não impede os participantes de abordarem outros assuntos de seu interesse – criatividade é um componente importante do sucesso dessa iniciativa. O essencial é observar as diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira (entre elas, prevalência do interesse público; atuação por meio de informação, formação e orientação; e proibição de oferta de produtos e serviços nas ações em questão).
Sobre o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF)
Criado em 2020, o FBEF coordena a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e promove ações colaborativas para elevar o nível de educação financeira no Brasil. Sua presidência é rotativa, e, em 2026, está sendo exercida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A ENEF tem foco em iniciativas, projetos e programas realizados pelos integrantes do Fórum, tanto de forma individual quanto por meio de parcerias com instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.
Além da Susep, compõem o Fórum:
- Banco Central do Brasil (BCB)
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
- Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN)
- Ministério da Previdência Social (MPS)
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)
- Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon)
- Ministério da Educação (MEC)
Área técnica da CVM informa sobre novo sistema de solicitação de autorização e informação de atualizações cadastrais
Documento esclarece que alterações cadastrais das Entidades Administradoras de Mercados Organizados (EAMO) devem ser informadas à CVM por meio do sistema CVMWeb
A Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publica hoje, 23/1/2026, o Ofício Circular CVM/SMI 1/2026.
O documento tem como objetivo informar sobre a entrada em funcionamento, em janeiro de 2026, de um módulo do novo sistema que está sendo implementado pela CVM para gestão das autorizações e dos dados cadastrais das instituições supervisionadas pela Autarquia.
A partir de agora, alterações cadastrais das Entidades Administradoras de Mercados Organizados (EAMO) devem ser informadas à CVM por meio do sistema CVMWeb (cvmweb.cvm.gov.br).
A nova ferramenta já estava em uso para alguns participantes supervisionados por outras áreas técnicas da Autarquia e, agora, está disponível para as EAMO. Instituições interessadas em requerer autorização para funcionamento de EAMO também devem fazer a solicitação por meio do CVMWeb. O sistema ainda deve ser utilizado para envio da Declaração Eletrônica de Conformidade (DEC), até 31/3/2026.
Acesse o Manual para atualização cadastral de intermediários no site da CVM para mais orientações.
Dúvidas
Dificuldades e dúvidas relacionadas a atualizações cadastrais ou encaminhamento da DEC deverão ser reportadas à Gerência de Supervisão de Intermediários 2 - GSUI-2 através do e-mail:
Dúvidas sobre solicitações de autorização poderão ser sanadas com a Gerência de Infraestruturas e Mercados Organizados - GIMOR através do e-mail:
Mais informações
Acesse o Ofício Circular CVM/SMI 1/2026.
Fonte: CVM, em 23.01.2026