17ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada começa às 10h30.
A Secretaria Geral da Diretoria Colegiada (SGCol) informa que o horário da reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) foi alterado. A 17ª Reunião Ordinária Pública (ROP) de 2025 será realizada no dia 29/10 (quarta-feira) a partir de 10h30 e transmitido ao vivo pelo canal da Anvisa no YouTube.
Confira o calendário das reuniões da Diretoria Colegiada.
Anvisa determina apreensão de lotes falsos de semaglutida e anabolizantes sem registro
Agência agiu nos dois casos e proibiu a circulação dos medicamentos. Saiba mais.
A Anvisa determinou, nesta terça-feira (28/10), a apreensão de dois lotes falsificados de Rybelsus, medicamento à base de semaglutida indicado para controlar os níveis de glicose no sangue em adultos com diabetes do tipo 2. A medida atinge apenas os lotes N088499 e P08A472, e proíbe a sua comercialização, a sua distribuição e o seu uso.
A ação se deu após a empresa que possui o registro do medicamento, a Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda., informar que identificou unidades dos lotes falsos à venda no mercado.
As unidades apresentavam características bem diferentes daquelas do produto fabricado pela empresa, como:
Anabolizantes
Também foi ordenada a apreensão de nove medicamentos, sendo a maioria anabolizantes e todos em situação irregular, produzidos por empresa não identificada. Com isso, eles foram proibidos de ser comercializados, distribuídos, produzidos, importados, divulgados e usados.
Confira os itens que foram proibidos:
A medida foi necessária porque ficou comprovada a divulgação e a venda dos produtos, que não possuem registro na Anvisa e são fabricados por empresa desconhecida.
Orientações
Os profissionais de saúde ou pacientes que identificarem os lotes falsos podem comunicar o fato à Agência, pelos Canais de Atendimento, ou à Vigilância Sanitária (Visa) local, por meio dos canais disponíveis para consulta no portal da Anvisa.
Confira a Resolução no Diário Oficial da União:
Pó para preparo de café e outros produtos
são alvos de ação fiscal da Anvisa
Produto da marca Cafellow contém extrato de cogumelo, ingrediente não permitido, e faz propaganda irregular. Ação de fiscalização também atingiu outros itens. Confira.
Uma ação de fiscalização da Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes do Pó para Preparo de Café “Fellow Criativo” da marca Cafellow, comercializado pela empresa TMP Comércio de Bebidas Ltda. A medida, publicada nesta terça-feira (28/10), também proíbe a comercialização, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o consumo do produto.
A ação fiscal ocorreu porque o café fabricado e comercializado contém o extrato do cogumelo Agaricus bisporus, ingrediente que ainda não teve a sua segurança avaliada para ser usado em alimentos.
O café também faz divulgação irregular, alegando falsamente que “controla a insulina e diminui o colesterol”. Além disso, seu rótulo contém informações que podem levar o consumidor a erro e fazer confusão quanto à natureza do produto.
Detergente e álcool Protedex
Dois produtos da empresa Bernieri & Cia Ltda. - Me também foram alvos de medida semelhante da Anvisa e devem ser recolhidos, conforme determinado pela Agência. O Detergente Enzimático Protedex (embalagem de 5 L) e o Álcool 70° INPM Protedex (lote de 01/08/2025) tiveram a sua comercialização, a sua distribuição, a sua fabricação, a sua divulgação e o seu uso suspensos.
Isso porque, de acordo com um processo administrativo da Vigilância Sanitária (Visa) do Rio Grande do Sul, o fabricante descumpriu o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes, estabelecido pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 47/2013.
Fibra capilar Pansly
Outro item que foi proibido e deve ser apreendido é a Fibra Capilar Pansly, produzida por empresa desconhecida. Com isso, o produto não pode mais ser comercializado, distribuído, fabricado, divulgado e usado.
A proibição foi necessária porque, além de ser produzida por empresa desconhecida, a fibra capilar está sendo divulgada e vendida sem registro na Anvisa.
Leia as Resoluções no Diário Oficial da União:
- https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-4.246-de-24-de-outubro-de-2025-664888391
- https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-4.244-de-24-de-outubro-de-2025-664882539
Acompanhe a 17ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada
Encontro desta quarta-feira (29/10) será transmitido ao vivo, a partir das 9h30.
Os diretores da Anvisa se reúnem, nesta quarta-feira (29/10), para a 17ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) de 2025. O encontro acontece a partir das 9h30 e será transmitido ao vivo pelo canal da Agência no YouTube.
Entre os itens da pauta, está uma proposta de instrução normativa para alterar a Lista de Medicamentos de Referência.
Veja a pauta completa da reunião. As minutas das propostas em fase de deliberação podem ser consultadas nesta página.
Fonte: Anvisa, em 28.10.2025.