Anvisa promove diálogos setoriais sobre propostas regulatórias de Boas Práticas de Fabricação de alimentos
Encontros têm como finalidade apresentar as propostas regulatórias, esclarecer dúvidas e estimular a participação qualificada dos setores produtivos nas Consultas Públicas.
A Gerência de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos, Saneantes e Cosméticos (GIASC/GGFIS) convida todos os agentes envolvidos nas etapas de produção, industrialização, armazenamento, fracionamento, transporte, distribuição, importação ou comercialização de alimentos destinados ao consumo humano para participar dos Diálogos Setoriais que apresentarão propostas normativas e incentivarão a participação nas Consultas Públicas atualmente abertas.
As propostas em discussão tratam de atualizações importantes relacionadas às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a requisitos específicos para diferentes tipos de alimentos e estabelecimentos da cadeia produtiva. As consultas públicas disponíveis são:
Consulta Pública nº 1.362/2025 – Minuta de Resolução sobre requisitos de Boas Práticas, Sistema APPCC e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) a serem implementados na cadeia produtiva de alimentos;
Consulta Pública nº 1.363/2025 – Minuta de Instrução Normativa sobre BPF de fórmulas nutricionais e suplementos alimentares;
Consulta Pública nº 1.364/2025 – Minuta de Instrução Normativa sobre BPF específicas para sal;
Consulta Pública nº 1.365/2025 – Minuta de Instrução Normativa sobre BPF específicas para águas envasadas;
Consulta Pública nº 1.366/2025 – Minuta de Instrução Normativa sobre BPF específicas para amendoins processados e derivados;
Consulta Pública nº 1.367/2025 – Minuta de Instrução Normativa sobre procedimentos básicos de BPF em estabelecimentos industrializadores de gelados comestíveis;
Consulta Pública nº 1.368/2025 – Minuta de Instrução Normativa sobre procedimentos básicos de BPF em estabelecimentos produtores/industrializadores de frutas e hortaliças em conserva.
Objetivo dos diálogos
Os encontros têm como finalidade apresentar as propostas regulatórias, esclarecer dúvidas e estimular a participação qualificada dos setores produtivos nas Consultas Públicas. A iniciativa busca fortalecer a transparência, ampliar o diálogo institucional e aperfeiçoar as normas relacionadas à segurança dos alimentos oferecidos à população.
Programação dos eventos
1. Diálogo Setorial com representantes da cadeia produtiva de alimentos
Acesso: Diálogo setorial (setor produtivo geral) - CP de BPF de alimentos | Ingresso na Reunião | Microsoft Teams
2. Diálogo Setorial com representantes do setor de fórmulas nutricionais e suplementos alimentares
Acesso: Diálogo setorial (setor produtivo fórmulas) - CP de BPF de alimentos | Ingresso na Reunião | Microsoft Teams
A Anvisa reforça a importância da participação de todos os setores envolvidos, contribuindo para o aprimoramento das normas e para o fortalecimento da segurança de alimentos no país.
Canetas emagrecedoras: lotes de Tirzepatida das marcas Synedica e TG estão proibidos e devem ser apreendidos
Produtos estão em situação irregular, assim como o Retatrutida que também foi atingido pela ação fiscal. Confira os lotes.
A Anvisa determinou, nesta quarta-feira (21/01), a apreensão e proibição do Tirzepatida das marcas Synedica e TG. A medida vale também para o Retatrutida de todas as marcas e lotes.
Diante disso estes produtos não podem ser comercializados, distribuídos, fabricados, importados, divulgados e usados.
Os produtos foram fabricados por empresas desconhecidas e estão sendo anunciados e vendidos através de perfis no Instagram sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
Orientações
Por se tratar de produtos irregulares de origem desconhecida, não há nenhuma garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade. Por isso, não devem ser usados em nenhuma hipótese.
Os profissionais de saúde ou pacientes que identificarem os produtos das marcas e lote citados, podem entrar em contato com a Agência, pelos Canais de Atendimento, ou com a Vigilância Sanitária (Visa) local, por meio dos canais disponíveis para consulta no portal da Anvisa.
Confira a Resolução no Diário Oficial da União
Leia também:
Anvisa informa sobre proibição de ingresso de canetas emagrecedoras no Brasil
Fonte: Anvisa, em 21.01.2026.