Saneante que não cumpriu Boas Práticas de Fabricação também sofreu ação fiscal e foi interditado pela Agência. Saiba mais.
Uma ação de fiscalização da Anvisa determinou, nesta quinta-feira (9/10), a apreensão de oito cosméticos capilares da empresa Anne Ind. E Com. De Produtos Químicos Ltda. A medida ainda proíbe a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de todos os lotes dos produtos.
Confira abaixo os cosméticos que foram proibidos:
- Soul Care B.T.X. Organic Hidrate Lise.
- Máscara de Tratamento Botox Plástica do Fios Organic.
- Selagem Térmica Plástica dos Fios Organic.
- Máscara de Tratamento Botox Plástica do Fios Nano cristalização.
- Máscara de Tratamento B.Tox Plástica dos Fios Redutor de Volume.
- Máscara de Tratamento Botox Plástica do Fios Nano plastia Marroquina.
- Selagem Térmica Plástica dos Fios Arginina e Açaí.
Também foi determinado o recolhimento de todos os lotes do Rubitox Orgânico Tecnologia ATH Creme de Realinhamento da Fibra Rubelita Professional, cosmético fabricado pela Pack for You Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Com isso, o produto está proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado, divulgado e usado.
O motivo da ação sobre os cosméticos citados é a falta de registro na Anvisa.
Saneante
Outro item que sofreu ação fiscal foi o Tecsa Clor Pós, saneante indicado como bactericida, fungicida e virucida. O produto, que é fabricado pela Brenntag Química Brasil Ltda., sofreu interdição cautelar pelo não cumprimento da legislação sanitária quanto a sua identidade e por não seguir as Boas Práticas de Fabricação.
Leia as Resoluções no Diário Oficial da União:
- https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-3.026-de-21-de-agosto-de-2024-*-661310550
- https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-3.932-de-8-de-outubro-de-2025-661315366
Chega ao Brasil lote com 2,6 mil unidades do antídoto fomepizol
Equipe da Anvisa recebeu os medicamentos no aeroporto de Guarulhos (SP).

Carga de fomepizol no aeroporto de Guarulhos
Chegou ao Brasil, nesta quinta-feira (9/10), um lote com 2,6 mil ampolas do antídoto Fomepizol. O medicamento é utilizado no tratamento de casos de intoxicação por metanol.
A carga foi recebida e liberada pela equipe da Anvisa em Guarulhos (SP). O medicamento será distribuído pelo Ministério da Saúde para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a capacidade de resposta a surtos de intoxicação causados pela ingestão de álcool contaminado.
O lote do medicamento foi adquirido por meio da Organização Pan-Americana da Saúde após a Anvisa autorizar, no último domingo (5/10), a sua importação excepcional.
“A Anvisa lançou um edital para identificar produtores no mundo capazes de fornecer o medicamento ao Brasil. Conseguimos localizar a fabricante japonesa Daishi, e a Opas realizou um trabalho fundamental para viabilizar a importação em volume substancial”, afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle.
“Foi um processo muito ágil: no sábado, discutimos conjuntamente com o Ministério da Saúde, a Anvisa, a empresa e a Opas; no domingo, a Anvisa já autorizou a importação; e hoje o produto está chegando ao mercado brasileiro. Trata-se de um prazo recorde”, completou.
Fonte: Anvisa, em 09.10.2025.