ANBIMA Data agora conta com visualização em tempo real das principais referência de mercado para os títulos públicos
Lançamos o monitoramento intradiário de títulos públicos, uma funcionalidade que permite acompanhar toda a movimentação das taxas desses ativos entre a abertura e o fechamento do mercado. A novidade, que engloba as LTNs (títulos prefixados), as LFTs (títulos pós-fixados atrelados à taxa básica de juros), as NTN-Bs (títulos atrelados ao IPCA), as NTN-Cs (títulos atrelados ao IGP-M) e as NTN-Fs (títulos prefixados com juros), está no ANBIMA Data, nossa plataforma gratuita de dados.
Nosso objetivo foi concentrar os dados de títulos públicos em um único lugar, organizado de forma mais intuitiva e com recursos avançados de filtragem. Durante o dia, são disponibilizados de maneira tempestiva os principais dados sobre: as ofertas de compra e venda dos ativos registradas durante:
- Os calls realizados pelas corretoras
- Os resultados de leilões
- As taxas de referência apuradas pela Anbima
- Os negócios registrados no Selic.
É possível visualizar os detalhes de cada negócio, como o horário, a taxa, o preço e o volume de cada operação. Além dos filtros, o monitor também conta com gráfico interativo e customizável, permitindo mais agilidade na consulta e análise dos dados.
Histórico
O histórico dos últimos cinco dias úteis pode ser acessado na plataforma pelo dataset Títulos públicos – Dados de negociação, com as mesmas informações e mais opções de filtros, mas sem a parte gráfica. O download dos dados é liberado para todos os usuários.
Já para acessar períodos mais longos, é necessário ser assinante do ANBIMA Feed, nossa plataforma para consumo de dados dos mercados financeiro e de capitais via API, ou ser associado à Anbima e utilizar o dataset restrito do ANBIMA Data.
Base de associados da Anbima cresce pelo segundo ano consecutivo
Aumenta também o número de instituições que seguem nossos códigos de autorregulação
A Anbima encerrou 2025 ampliando sua representatividade no mercado de capitais. Pelo segundo ano consecutivo, a associação registrou aumento no número de instituições associadas e na base de empresas que seguem nossos códigos de autorregulação, reforçando o engajamento do setor com as boas práticas de mercado.
O quadro de associados alcançou 330 instituições ao fim de 2025, resultado que representa uma expansão de 5,5% em relação ao ano anterior. No período, 25 novas casas passaram a integrar a associação, acima dos 20 ingressos registrados em 2024, confirmando um ritmo consistente de crescimento.
A evolução também se refletiu na base de instituições que aderem voluntariamente aos códigos de autorregulação, que ultrapassou a marca de 1.606 instituições. A alta de 6,9% na comparação anual evidencia a valorização dos padrões éticos, e de transparência e governança de mercado defendidos pela associação.
A composição dos associados segue diversificada, com assets representando 57,6% do total, seguidas por bancos (23%), DTVMs (9,7%), CTVMs (7,6%), securitizadoras (1,8%) e consultorias (0,3%).
A entrada das consultorias no quadro associativo foi um marco em 2025. A partir do ano passado, esse tipo de instituição passou a integrar a Anbima, acompanhando a evolução do ecossistema e reconhecendo o papel crescente dessas casas no aconselhamento de investidores. O movimento resultou na chegada da primeira consultoria associada em outubro, o que inaugurou uma nova frente de diálogo institucional.
+ Consultorias já podem fazer parte do nosso quadro de associados
Segundo Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, o crescimento da base está diretamente ligado à relevância das pautas conduzidas pela associação.
“O aumento de associados e aderentes mostra que o mercado reconhece o valor da atuação coletiva e da construção de padrões que elevam a qualidade e a competitividade do setor. Ao aproximarmos instituições de diferentes perfis, ampliamos nossa capacidade de representar o mercado de capitais brasileiro e de contribuir para um ambiente regulatório mais moderno, eficiente e previsível”, afirma.
Ao ampliar seu relacionamento com casas de diferentes perfis e portes, a Anbima aprofunda seu papel como elo entre o setor privado, reguladores e investidores, contribuindo para um mercado mais maduro, eficiente e alinhado às transformações globais.
Fonte: Anbima, em 26.01.2026.