Fechamos o período com mais de 80% das ações previstas no plano estratégico para o biênio 2025-2026 em andamento ou concluídas
O terceiro trimestre do ano terminou com avanços no andamento do ANBIMA em Ação 2025-2026, conjunto de atividades prioritárias da associação para este biênio: no fim de setembro, mais de 80% das iniciativas do plano estavam em andamento ou já concluídas.
O plano é resultado de uma ampla consulta a associados, novos players do mercado, reguladores e lideranças da Anbima. Os resultados nos ajudaram a estruturar cerca de 30 grandes iniciativas que norteiam as ações da Anbima em 2025 e 2026, divididas em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Em paralelo, mantemos uma agenda estratégica de continuidade, que inclui os temas de sustentabilidade, representação internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação.
+ Consulte aqui nosso plano de prioridades para o biênio 2025/26
Representatividade e inteligência de dados
O ANBIMA Data, nossa plataforma gratuita de dados, ampliou a quantidade de informações disponíveis sobre títulos privados de renda fixa negociados no mercado secundário com a criação de um painel de preços. A ferramenta permite ao investidor de varejo uma melhor avaliação das suas operações.
A novidade, alinhada aos pilares de representatividade e inteligência de dados do ANBIMA em Ação 2025-2026, contribui para o desenvolvimento do mercado de crédito privado e a ampliação da nossa base de dados. Afinal, temos a inclusão de novas estatísticas, em formatos mais amigáveis e com a possibilidade de consultas personalizadas. O painel deixa o mercado de balcão mais transparente para o investidor, o que tende também a estimular a liquidez dos papéis negociados.
Atendendo aos pilares de representatividade e inteligência de dados do ANBIMA em Ação 2025-2026, também concluímos as discussões para a inclusão de novas informações na nossa base de dados de distribuição. A expansão das estatísticas inclui dados sobre investimento no exterior, captação líquida por produto e aplicações feitas por pessoas jurídicas atendidas pelos segmentos private e varejo. A proposta passará por uma audiência pública.
Ainda na frente de inteligência de dados, em setembro disponibilizamos para as instituições participantes do Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) novas APIs (interfaces de programação de aplicações, na sigla em inglês) com informações cadastrais dos títulos custodiados no sistema. A intenção é permitir acesso a consultas aos títulos com pagamentos para uma determinada data e ao cálculo diário da taxa Selic – tudo integrado aos sistemas das próprias instituições.
Defesa e posicionamento do mercado
Reforçando seu pilar de representatividade, a Anbima atuou para mostrar à sociedade a robustez e a seriedade dos nossos mercados financeiro e de capitais.
Fizemos isso com um trabalho intenso junto à imprensa, o que incluiu artigos publicados por nosso presidente, Carlos André, e pelo nosso diretor-executivo, Zeca Doherty, nos principais veículos impressos e digitais do país. Esses conteúdos, que geraram mais de 1,5 milhão de impactos, mostraram que nossos mercados têm uma das mais consistentes estruturas de regulação, autorregulação e supervisão do mundo, reconhecidas internacionalmente.
Na frente internacional, por sinal, o crescimento dos influenciadores de finanças e investimentos (os finfluencers) e suas implicações para a proteção do investidor foram o tema de um dos painéis da 38ª Conferência da IIFA (sigla em inglês para Associação Internacional de Fundos), realizada na Malásia. No encontro, nosso diretor-executivo compartilhou a experiência brasileira com o fenômeno dos finfluencers nos últimos anos e as respostas que o país está buscando para lidar com essa realidade.
Também como resultado dos nossos esforços de representatividade internacional, firmamos um acordo com a EFPA Espanha (Associação Espanhola de Assessores Patrimoniais) e nossas certificações profissionais em breve passam a ser reconhecidas oficialmente em território espanhol — e vice-versa. Os certificados emitidos pela EFPA permitem atuação em toda a União Europeia.
“O acordo reforça a credibilidade das nossas certificações e abre portas para os profissionais brasileiros atuarem fora do país com reconhecimento oficial. É uma diferenciação real para quem atua na distribuição de produtos financeiros”, afirma Doherty.
E, em uma agenda transversal de representatividade internacional e sustentabilidade, estivemos na Climate Week NYC 2025, uma das maiores conferências sobre mudanças climáticas do mundo. A participação faz parte da nossa série de conteúdos Bagagem ESG, que reúne os principais insights das maiores discussões e fóruns de sustentabilidade globais.
Sustentabilidade e inovação
A proximidade de grandes eventos ligados à agenda de sustentabilidade – PRI In Person e COP, que serão realizados no Brasil pela primeira vez – motivou a intensificação das nossas iniciativas em sustentabilidade ao longo do terceiro trimestre de 2025.
Uma das pontas dessa agenda é o treinamento do mercado para navegar com propriedade pelas finanças climáticas e outros temas de sustentabilidade. Por isso investimos na continuidade das jornadas COP (em parceria com Febraban e CNSeg) e IFRS, iniciadas no primeiro semestre, e lançamos a Jornada de Blended Finance.
Mas comprovando que a agenda de sustentabilidade não vive apenas da pauta ambiental, lançamos no terceiro trimestre a segunda edição da Pesquisa Diversidade e Inclusão no Mercado de Capitais. O levantamento apresentou um perfil dos colaboradores das instituições com base em recortes de diversidade e mapeou iniciativas práticas, grau de maturidade e principais desafios. Além disso, demos início a uma pesquisa inédita para mapear o nível de maturidade e as práticas de governança corporativa implementadas pelas gestoras de recursos no mercado brasileiro.
Inovação e “futuros” do mercado
Lançamos no terceiro trimestre o Radar de Futuros, ferramenta que mapeia as principais inovações que devem impactar o mercado no horizonte de cinco a dez anos. A ferramenta foi idealizada como ponto de partida para que o setor compreenda o potencial de tecnologias, conceitos e movimentos emergentes.
As inovações incluídas na ferramenta estão divididas em seis áreas-chave: transformação digital; eficiência operacional e processual; gestão de riscos e inteligência de dados; regulação, transparência e compliance; sustentabilidade e reputação; e acesso e engajamento.
As iniciativas de inovação no terceiro trimestre foram complementadas com a nossa participação no Rio Innovation Week, um dos principais eventos dessa agenda na América Latina. Tivemos um palco exclusivo dedicado à transformação do mercado financeiro, com debates sobre temas como inteligência artificial, tokenização, cibersegurança, tecnologias emergentes e visões de futuro.
E encerramos a Jornada de Inteligência Artificial 2025 com um encontro dedicado aos temas de regulação, compliance e governança, pensando em como o mercado pode equilibrar inovação e segurança em um cenário regulatório em construção.
Certificação
Também parte da agenda de continuidade do ANBIMA em Ação 2025-2026, reforçamos a comunicação a respeito do processo de mudanças das certificações da Anbima. Com a chegada da CPA, C-Pro R e C-Pro I, que entram em vigor em janeiro de 2026, produzimos uma série de conteúdos sobre período de pausa temporária (entre dezembro e janeiro próximos) das nossas atividades relacionadas às certificações, com detalhes de datas e procedimentos.
Ainda na agenda de certificações, concluímos no terceiro trimestre uma audiência pública para revisão do nosso documento de regras e procedimentos de certificação. Essa alteração faz parte do processo de transição das certificações e o novo documento entra em vigor em janeiro de 2026.
Saiba mais sobre o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação.
Anbima firma Termos de Compromisso com instituições que seguem seus códigos de boas práticas
Os acordos foram firmados com uma corretora e uma gestora de recursos
Firmamos dois Termos de Compromisso (TCs) com instituições que seguem voluntariamente nossos códigos de boas práticas. Os acordos têm como finalidade corrigir indícios de irregularidades relacionados ao Código de Negociação e ao Código de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros (AGRT). Todos os TCs estão disponíveis para consulta aqui.
+ Confira também as instituições que seguem voluntariamente nossos códigos
No Código de Negociação, a Nova Futura Investimentos assumiu compromissos para aprimorar seus processos de registro de operações no mercado secundário e a respectiva manutenção do histórico dessas negociações. Entre as melhorias acordadas estão o registro das operações em até uma hora após a negociação e a preservação do histórico por cinco anos, além da revisão de seus procedimentos internos. A corretora também contribuirá com R$ 118,5 mil, destinados a ações e eventos educacionais promovidos pela associação.
Já no Código de AGRT, a Bluewave Asset se comprometeu a fortalecer seus mecanismos de análise e monitoramento de risco de crédito. Para isso, estão previstas ações como a contratação de consultoria especializada, treinamento de funcionários e a realização de auditoria externa. Como parte do compromisso, a gestora fará uma contribuição financeira de R$ 275 mil, também destinada a iniciativas educacionais promovidas pela Anbima.
Confira os termos firmados:
Os Termos de Compromisso firmados não importam em confissão quanto à matéria de fato, nem reconhecimento da irregularidade da conduta.
Calculadora de títulos públicos ficará disponível apenas no ANBIMA Data a partir de 22 de outubro
A partir de 22 de outubro de 2025, a ferramenta Confere – Títulos Públicos será desativada em nosso portal e na Área do Associado, mas a calculadora de títulos públicos está disponível no ANBIMA Data, permitindo simulações das taxas e dos preços desses papéis gratuitamente com agilidade, layout mais amigável e sem limite de consultas.
Os cálculos podem ser realizados com os títulos públicos disponibilizados ao mercado por meio dos leilões do Tesouro Nacional, sendo possível simular operações à vista (no mesmo dia) ou a termo (quando a liquidação é feita em uma data futura).
Para utilizar a calculadora, basta o usuário selecionar o título e o vencimento, incluir os parâmetros de cálculo, como a data, a liquidação e a quantidade de títulos, e adicionar a taxa ou preço desejado.
O sistema calculará automaticamente a taxa (se for indicado o preço) ou o preço (se for indicado a taxa), além do valor financeiro da operação, a duração e o fluxo de pagamento.
O rol de calculadoras do ANBIMA Data inclui ainda simulações para debêntures, CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio).
Fonte: Anbima, em 15.10.2025.