Encontro acontece em 24 de outubro, às 10h. Participe!
Realizaremos um evento para apresentar o projeto-piloto de uma rede DLT (tecnologia de registros distribuídos) padronizada e interoperável, voltada à emissão e negociação de ativos tokenizados. Aberta a todo o mercado, a iniciativa começa com foco em debêntures e fundos de investimento e busca avaliar, na prática, os ganhos em eficiência, integração e inovação que essa tecnologia pode oferecer ao mercado brasileiro. O encontro online acontecerá em 24 de outubro, às 10h. Inscreva-se aqui.
Por se tratar de um experimento, o projeto irá explorar possibilidades, validar benefícios e identificar ajustes necessários. Os aprendizados irão orientar os próximos passos e poderão abrir caminho para novas soluções.
Da Anbima, participam do encontro Carlos André (presidente), Eric Altafim (diretor), Zeca Doherty (diretor-executivo) e Marcelo Billi (Superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação). Eles apresentarão os detalhes da proposta, esclarecerão dúvidas e compartilharão os próximos passos do projeto, incluindo o cronograma para envio de casos de uso, capacitação obrigatória para instituições selecionadas e início dos testes.
Além disso, apresentaremos as empresas parceiras que contribuirão com o piloto: Fenasbac, RTM, BBChain e IPMF. Também abriremos as inscrições para o grupo de trabalho e explicaremos como funcionará a governança do projeto, que será estruturada em níveis para garantir transparência, participação ampla e equilíbrio entre as partes envolvidas.
Serviço
Evento de lançamento do projeto-piloto de rede DLT
Onde: Online, via Microsoft Teams
Data: 24 de outubro
Horário: 10h
Conheça a Rede ANBIMA de Inovação
O piloto de tokenização é uma iniciativa da Rede ANBIMA de Inovação, lançada em maio de 2024 como um ambiente colaborativo para conectar o mercado à comunidade de inovação. A Rede atua em três frentes: conexão com o ecossistema, curadoria de tendências e desenvolvimento de soluções. O projeto de tokenização se insere neste último pilar, ao lado de outras iniciativas como o lançamento de uma assistente de IA voltada à autorregulação.
Conheça as atividades da Rede ANBIMA de Inovação aqui
ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.
Regras e Procedimentos das Certificações Anbima são atualizados
Documento apresenta os prazos para que as instituições adequem seu quadro de funcionários a partir de 2026
Publicamos hoje a nova versão do documento de Regras e Procedimentos de Certificação, que entra em vigor a partir de janeiro de 2026.
O documento passou por audiência pública e, com base nas contribuições do mercado, realizamos ajustes para atender às necessidades das instituições associadas e aderentes, que serão impactadas pela transição às novas certificações de distribuição, programada para o próximo ano.
Confira as principais mudanças do documento:
- Atividades para a C-Pro I: ampliamos o detalhamento das atividades e responsabilidades dos profissionais com a certificação C-Pro I (Certificado Profissional Anbima de Investimento).
- Cronograma de transição para as instituições: incluímos um artigo com regras específicas de transição para que as instituições possam adequar seus quadros de colaboradores a partir de 2026.
- Dispensa e equivalência: incluímos a menção de documento que trata sobre os procedimentos para obtenção das certificações CFG, CGA e CGE por meio de comprovação de experiência na área ou certificações internacionais como CFA ou CAIA.
Acesse o documento Regras e Procedimentos das Certificações.
Cronograma de transição para as instituições
O novo documento apresenta, ainda, o cronograma que as instituições deverão seguir para adequar seus quadros de profissionais. A partir das novas certificações de distribuição, a indicação de investimentos será uma atribuição exclusiva a pessoas com a C-Pro R.
Confira os prazos para adequação:
- Até outubro de 2026: pelo menos 25% do quadro de profissionais que atuam na indicação de investimentos deverá possuir a C-Pro R.
- Até junho de 2027: a exigência aumenta para pelo menos 50% dos profissionais com essa atribuição.
- Até fevereiro de 2028: o percentual mínimo de profissionais com C-Pro R na indicação de produtos de investimentos passa a ser de 75% por instituição.
Esse calendário será aplicado apenas às pessoas que estarão em processo de transição da certificação CPA-10 para a CPA e que precisarão possuir a C-Pro R devido à atividade de indicação de produtos de investimento.
As pessoas que desejarem atuar na indicação de investimentos e não estiverem com o status em transição, obrigatoriamente, terão que seguir a nova regra: ter a CPA e a C-Pro R.
Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail:
ANBIMA em Ação
Essa iniciativa integra a agenda de serviços do ANBIMA em Ação, conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos associados da ANBIMA, às instituições parceiras, aos reguladores e às lideranças da associação, resultando em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma delas aqui.
Anbima publica primeira edição de guia sobre política de BYOD
Publicação inédita amplia a atuação da associação em cibersegurança e reforça o compromisso com a proteção de dados
Lançamos o guia “Orientações para implementação de política de BYOD”, a primeira edição de um documento que oferece diretrizes práticas para empresas que desejam implementar políticas de Bring Your Own Device – modelo que permite que colaboradores utilizem seus próprios dispositivos para fins profissionais.
A publicação chega em outubro, mês da cibersegurança, e marca um avanço na agenda da associação em temas relacionados à proteção de dados e segurança digital. A iniciativa reflete a crescente demanda do mercado por orientações claras sobre como equilibrar flexibilidade no ambiente de trabalho com a mitigação de riscos cibernéticos.
O conteúdo foi desenvolvido com base em boas práticas do setor e contempla aspectos técnicos e operacionais que ajudam as instituições a estruturarem suas políticas de BYOD com segurança e conformidade.
Entre os principais tópicos abordados estão:
- Definição de escopo e objetivos da política de BYOD;
- Gestão de riscos e segurança da informação;
- Diretrizes para uso responsável dos dispositivos pessoais;
- Aspectos legais e de privacidade;
Boas práticas para implementação e monitoramento.
O guia é voltado para profissionais das áreas de tecnologia, segurança da informação, compliance e recursos humanos, e pode ser utilizado como referência para a construção ou revisão de políticas internas que envolvam o uso de dispositivos pessoais no ambiente corporativo. O material complementa o disposto no Guia de Cibersegurança ANBIMA, que orienta as organizações para a definição de funções mínimas que visam garantir a eficácia de seu programa de segurança cibernética.
+ Relembre outros conteúdos de cibersegurança no Espaço Ciber
Fonte: Anbima, em 09.10.2025.