Para facilitar a adaptação das instituições, serão realizados testes com o mercado em novembro
O Banco Central divulgou que, em breve, o módulo Ofpub/Ofdealers do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) passará a acolher depósitos voluntários remunerados realizados por instituições não liquidantes. Para facilitar a adaptação das instituições que participam do Selic, será realizado um teste com o mercado no dia 11/11, das 15h às 16h30. “Tanto as instituições que já utilizam o depósito voluntário quanto as que desejam passar a utilizar devem participar da simulação, de forma a testar a nova funcionalidade”, afirma Francisco Vidinha, superintendente do Selic.
Com a novidade, a função de constituição do depósito será modificada. As condições da nova funcionalidade e os dias e horários em que o ambiente de homologação ficará disponível para a realização de testes voluntários estão detalhados no Informe Selic 085/2025.
Receba o Informe Selic direto no seu e-mail
Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato pelo e-mail
Saiba mais sobre o Selic
O Selic é uma infraestrutura do mercado financeiro que opera como depositária central e sistema de liquidação dos títulos públicos federais. Além disso, faz o processamento de leilões de títulos e operações compromissadas, acolhe depósitos voluntários e efetua o cálculo diário da taxa Selic, entre outros serviços. É administrado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do Banco Central, com apoio da ANBIMA, há 45 anos. Conheça nossa página especial sobre o Selic
Anbima e CAFCI reforçam parceria internacional durante o PRI in Person 2025
A Anbima dá mais um passo importante em sua agenda internacional ao receber a Câmara Argentina de Fundos de Investimento (CAFCI) como convidada no PRI in Person 2025, principal fórum global sobre investimento responsável, realizado pela primeira vez no Brasil. O evento aconteceu de 4 a 6 de novembro, em São Paulo.

A presença da CAFCI no evento é fruto do Memorando de Entendimentos (MoU) firmado entre as duas instituições em agosto de 2023. O acordo estabelece uma cooperação técnica voltada ao fortalecimento da indústria de fundos de investimento nos dois países, com foco especial em temas como fundos ESG, autorregulação e sustentabilidade.
O MoU prevê iniciativas conjuntas para o aprofundamento das discussões sobre fundos ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês), levando em consideração a maturidade, evolução e as especificidades de cada país, além da troca de informações sobre normas e regulamentações que contribuam para o desenvolvimento dos mercados locais.
“A parceria com a CAFCI é um exemplo concreto de como a colaboração regional pode impulsionar o desenvolvimento sustentável dos mercados de capitais. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a construção de uma indústria mais transparente e responsável”, afirma José Carlos Doherty, superintendente geral da Anbima.
“Estamos muito honrados com o convite da Anbima para participar do PRI in Person. Essa colaboração é estratégica para promover a integração regional e fortalecer o papel dos fundos de investimento na transição para uma economia mais sustentável. Acreditamos que o intercâmbio de experiências é fundamental para elevar os padrões da indústria na América Latina”, destaca Valentín Gallardi, presidente da CAFCI.
A parceria entre Anbima e CAFCI reforça o compromisso das duas entidades com a construção de um mercado de capitais inclusivo, sustentável e robusto, e se alinha à estratégia ANBIMA em Ação 2025–2026, que tem entre seus objetivos ampliar a representatividade internacional da Associação.
BC realizará testes da obrigatoriedade de uso do Pre-matching para operações compromissadas
Simulações terão foco nos leilões de compromissadas longas realizadas entre o mercado e o BC
Com o objetivo de facilitar a adaptação das instituições às obrigatoriedades de uso do Pre-matching que serão implementadas em 1º de dezembro, o Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central (Demab/BC) realizará simulações de leilões de operações compromissadas longas entre as instituições participantes e o BC. Os testes, que serão realizados nos dias 13, 18 e 27 de novembro, serão abertos a todas as instituições que participam do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia).
+ Obrigatoriedade de uso do Pre-matching para operações compromissadas começa a valer em dezembro
Os detalhes sobre a exigência de uso do Pre-matching para batimento das operações compromissadas podem ser consultados nos Informes Selic 045/2025 e 081/2025.
Receba o Informe Selic por e-mail
Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato pelo e-mail
O que é o Pre-matching
A plataforma Pre-Matching realiza a checagem das negociações entre as instituições financeiras com títulos públicos federais antes do registro no Selic, processo conhecido como batimento das operações. A ferramenta poupa tempo das instituições, que antes precisavam fazer esse processo por telefone ou por e-mail. O registro no Pre-matching pode ser feito via web ou por meio de APIs disponíveis no portal de desenvolvedores Selic Conecta.
Saiba mais sobre o Selic
O Selic é o sistema responsável pelo registro e liquidação de negócios com títulos públicos federais do Tesouro Nacional. É administrado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do Banco Central, com apoio da ANBIMA, há 45 anos. Conheça nossa página especial sobre o Selic
Fonte: Anbima, em 06.11.2025.