Taxa básica de juros deve cair gradualmente ao longo de 2026 e terminar dezembro do próximo ano em 12%
O nosso Grupo Consultivo Macroeconômico projeta que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) vai manter a Selic em 15% ao ano nas duas últimas reuniões de 2025. A expectativa é que a taxa básica de juros seja reduzida gradualmente ao longo de 2026 e chegue a dezembro em 12% ao ano.
Para os economistas, em janeiro ocorre o primeiro corte, para 14,75%, seguido de três quedas de 0,50 ponto ainda no primeiro semestre. A segunda metade do ano será marcada por novos cortes, para fechar o ano em 12%.
“O fato de a atividade econômica e a inflação estarem dando sinais de desaceleração deve levar o Copom a ganhar convicção no funcionamento da política monetária, reduzindo a taxa de juros no ano que vem”, diz Fernando Honorato, coordenador do nosso Grupo Consultivo Macroeconômico.
A projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) para este ano foi reduzida de 2,20% para 2,11%. Os economistas estimam que a atividade econômica vai crescer menos em 2026, finalizando o ano que vem em 1,80%.
As expectativas para inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), também foram reduzidas de 4,8% para 4,5% ao final deste ano e para 4,20% em dezembro de 2026.
A projeção para a taxa de câmbio ao final do ano, por sua vez, passou para R$ 5,40, ante R$ 5,50 anteriormente. “O Fed [banco central norte-americano], entretanto, deu sinais de que pode pausar a queda de juros nos Estados Unidos em dezembro, o que pode interromper a desvalorização da moeda norte-americana no mercado global”, explicou Honorato.
Na análise da política fiscal, os economistas avaliam que a dívida bruta do setor público encerrará este ano em 79,50% do PIB. A estimativa para o déficit primário deste ano foi reduzida de 0,52% para 0,50% do PIB.
Todas as análises do nosso Grupo Consultivo Macroeconômico em breve serão disponibilizadas no Relatório Macroeconômico.
Sobre o Grupo Consultivo Macroeconômico
O Grupo Consultivo Macroeconômico é composto por 26 economistas de instituições associadas à ANBIMA. Eles se reúnem a cada 45 dias, em média, sempre na semana que antecede a reunião do Copom, para analisar a conjuntura econômica e traçar cenários para os mercados brasileiro e internacional.
Anbima representa mercado brasileiro em fóruns internacionais sobre sustentabilidade: COP 30 e PRI In Person
Atuação busca apoiar instituições a aproveitarem oportunidades de financiamento climático
Representaremos o mercado de capitais brasileiro em dois fóruns internacionais de sustentabilidade que ocorrerão no Brasil: o PRI In Person e a COP 30. Nossas participações buscam fortalecer o diálogo entre instituições nacionais e stakeholders como governos, entidades internacionais, bancos multilaterais e projetos sustentáveis.
"Nossa missão é usar o poder de articulação e influência da Anbima, dentro e fora do país, para construir pontes entre atores relevantes no mercado e em sustentabilidade, inclusive auxiliando casas que ainda não iniciaram essa agenda", afirma Carlos André, nosso presidente. "Vamos trazer racionalidade ao debate e construir diálogo, ponderando diferenças e ressaltando convergências entre os ambientes de negócios brasileiro e internacional em ESG", completa.
Acompanhe nossa atuação: participe dos encontros (confira detalhes ao final do texto), entre no grupo de WhatsApp da Rede Anbima de Sustentabilidade (inscreva-se) ou siga a gente no LinkedIn. As iniciativas fazem parte da agenda de continuidade do ANBIMA em Ação 2025/2026, metas que elegemos como prioritárias para este e o próximo ano.
PRI In Person
As atividades começam de 4 a 6 de novembro, no PRI In Person, conferência global organizada pelo PRI (Princípios para o Investimento Responsável, na sigla em inglês), da ONU, que promove a adoção de fatores ESG (ambientais, sociais e de governança) no mercado de capitais. Realizado no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, o fórum espera reunir mais de mil lideranças e profissionais da indústria de investimentos.
Como patrocinadores, organizaremos um evento paralelo para mostrar o mercado de capitais brasileiro a outros países.
"Apresentaremos o Brasil como um destino estratégico para quem busca oportunidades reais em investimentos sustentáveis", explica Cacá Takahashi, nosso diretor e coordenador da Rede Anbima de Sustentabilidade.
Inscreva-se gratuitamente: side event da Anbima no PRI In Person
Gratuito e em inglês, o encontro busca promover conexões entre investidores, associações, gestores de recursos, bancos de desenvolvimento, entre outros players. Também estaremos na programação oficial do PRI. Confira a agenda completa e como participar ao final da matéria.
Participe do PRI In Person: associados têm 10% de desconto
COP30
De 10 a 21 de novembro, estaremos em Belém do Pará na COP30 (30ª conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas).
"Desde 2024, todas as COPs são sobre financiamento: não se trata de uma conferência apenas sobre clima, mas sim sobre questões econômico-financeiras", conta Cacá.
O foco da conferência é transformar compromissos climáticos em investimentos reais, com escala, rastreabilidade e impacto. O mercado de capitais pode aproveitar as oportunidades de financiamento da transição, pois tem papel central em absorver esses fluxos financeiros.
Cartilha: o que é a COP, como funciona, por que importa para o mercado de capitais? Entenda!
Nossa atuação será ampla. Realizaremos dois eventos com a CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras) e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), como parte da Jornada rumo à COP 30, nossa trilha de capacitação e engajamento realizada ao longo de 2025.
Também estaremos em painéis no Pavilhão Brasil, dentro das Zonas Verde e Azul, e no Investment COP, evento organizado pela World Climate Foundation, com nosso patrocínio.
Serviço: agenda Anbima no PRI In Person e na COP30
- 4/11 – Brazil overview: credibility and opportunities in sustainable finance
Evento paralelo Anbima no PRI In Person
Palestrantes: Carlos André e Cacá Takahashi (Anbima), César Mindof (ABC Brasil Investment Bank), Guilherme Maranhão (Itaú BBA), Flavia Palacios (Opea), Frederic de Mariz (UBS Investment Bank) e Daniela Gamboa (SulAmerica)
Horário: 8h às 9h45
Local: sala 112 do Centro de Convenções do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo)
Como participar: inscreva-se no formulário
- 5/11 – PRI In Person
Painel: "Capacity building in EMDEs"
Palestrantes: Marcelo Bilil (Anbima), Anthony Roberts (PRI) e Mariana Rojas-Laserna (Transforma)
Horário: 15h35 às 15h55
Local: sala Community Stage, do Centro de Convenções do Anhembi
Como participar: compre seu ingresso para o PRI In Person. Associados Anbima têm 10% de desconto com o cupom ANBIMA_PIP
- 6/11 – PRI In Person
Painel: "What next for the evolving reporting and disclosures landscape?"
Palestrantes: Cacá Takahashi (Anbima), Giulia Scaminaci (PRI) e Lindsey Hall (S&P Global)
Horário: 9h45 às 10h45
Local: sala satélite, painel 4F, do Centro de Convenções do Anhembi
Como participar: compre seu ingresso para o PRI In Person. Associados Anbima têm 10% de desconto com o cupom ANBIMA_PIP
- 12/11 – Fórum de Finanças Sustentáveis
Palestrantes: Carlos André e Cacá Takahashi (Anbima), Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Dyogo Oliveira e Claudia Prates (CNSeg), Isaac Sidney e Amaury Oliva (Febraban), Dan Ioschpe (climate champion da COP30), Kai Fisher e Butch Bacani (Unep-FI), Olaf Schmidt (IFC) e Garo Batmanian (Serviço Florestal Brasileiro)
Horário: 14h30 às 18h, seguido de coquetel
Local: Casa do Seguro (Tv. Alferes Costa, 2828 – Pedreira, Belém)
Como participar: exclusivo para convidados. É nosso associado e estará em Belém? Entre em contato pelo e-mail
- 13 e 14/11 – World Climate Summit & The Investment COP
Painel: "From intent to allocation – fast-tracking institutional climate capital
Palestrantes: Carlos André, Cacá Takahashi e Fernanda Camargo (Anbima), David Atkin (PRI), Hiroshi Ota (Dai-ichi life insurance company), Carmen Bamford (World Climate Foundation), Mitch Reznick (Federated Hermes Limited)
Horário: o dia todo. Painel Anbima será no dia 13, das 13h40 às 14h10
Local: Assembleia Paraense (Av. Alm. Barroso, 4614 – Souza, Belém)
Como participar: inscrições no site oficial do evento
- 14/11 – Pavilhão Brasil, Zona Verde
Painel: "Painel Investimentos Sustentáveis: como os setores financeiro e de seguros contribuem para o financiamento da transição climática?"
Palestrantes: Cacá Takahashi (Anbima) e outros a confirmar
Horário: durante todo o dia. Painel Anbima das 15h às 16h, no auditório Jandaíra
Local: Zona Verde (Parque da Cidade – R. Sen. Lemos – Souza, Belém)
Como participar: programação aberta aos atendentes da Zona Verde
- 15/11 – Programação da Casa do Seguro
Painel: "Descarbonização do agronegócio: caminhos para reduzir emissões e promover sustentabilidade"
Palestrantes: Cacá Takahashi (Anbima) e Claudia Trindade (CNSeg)
Horário: 8h às 9h
Local: Casa do Seguro (Tv. Alferes Costa, 2828 – Pedreira, Belém)
Como participar: inscreva-se no site da Casa do Seguro
- 15/11 – Pavilhão Brasil, Zona Azul
Painel: "Taxonomia Sustentável Brasileira"
Palestrantes: Cacá Takahashi (Anbima) e outros a confirmar
Horário: 14h às 14h45
Local: Zona Azul (Parque da Cidade – R. Sen. Lemos – Souza, Belém)
Como participar: programação aberta aos atendentes da Zona Azul
- 15/11 – Encerramento da Jornada rumo à COP 30
Painel: "Do conhecimento à ação: a jornada do setor financeiro"
Palestrantes: Marcelo Billi (Anbima), Claudia Trindade (CNSeg) e Amaury Oliva (Febraban)
Horário: 14h às 14h55
Local: Casa do Seguro (Tv. Alferes Costa, 2828 – Pedreira, Belém)
Como participar: inscreva-se no site da Casa do Seguro
Conheça o Anbima em Ação
O Anbima em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma.
Especialistas discutem perspectivas para investimentos em infraestrutura
Evento online acontece nos dias 26 e 27 de novembro e apresenta dados atualizados do setor
O ABDIB Experience 2025 acontece nos dias 26 e 27 de novembro, em formato totalmente online. O evento reúne autoridades, executivos e especialistas para discutir temas estratégicos ligados aos investimentos em infraestrutura e indústrias de base no Brasil.
Um dos destaques da programação é a apresentação da versão atualizada do Livro Azul da Infraestrutura 2025, que oferece um panorama dos projetos em andamento na União, Estados e Municípios, incluindo PPPs e concessões, e traz projeções de investimentos para os próximos anos.
Os debates vão abordar os principais desafios e oportunidades do setor, como segurança jurídica, financiamento e sustentabilidade dos projetos. Também serão discutidos temas como transição energética, logística, saneamento e diversidade no ambiente de negócios.
A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do evento.
Serviço
- ABDIB Experience 2025
- Onde: online
- Horário: a partir das 9h
- Inscrições: clique aqui!
CVM reforça papel estratégico do gestor imobiliário
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu na quinta-feira, 30 de outubro, audiência pública para discutir mudanças nas regras dos FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), conforme minuta do Anexo Normativo III da Resolução CVM 175.
As alterações propostas representam um avanço importante na modernização do marco regulatório dos FIIs e refletem diversas contribuições apresentadas por nós ao regulador, resultado do diálogo contínuo com participantes da indústria.
Entre os principais pontos, destacam-se:
- Reconhecimento do gestor imobiliário como prestador de serviço essencial, reforçando seu papel estratégico na estrutura, operação e tomada de decisão dos fundos – uma prática já consolidada no mercado;
- Possibilidade de recompra de cotas, alinhada ao que já é permitido para fundos de ações;
- Subordinação entre subclasses de cotas, com emissão de cotas seniores, mezanino e subordinadas.
Outro avanço relevante é a proposta de um regime informacional mais flexível para os FIIs, cujos layouts passam a ser tratados de forma apartada das regras, refletindo discussões prévias com o mercado. Essa separação traz mais agilidade para futuras atualizações, especialmente diante da evolução das estruturas dos fundos.
A Anbima seguirá analisando detalhadamente a minuta e enviará suas contribuições até o dia 30 de janeiro de 2026, data de encerramento da audiência pública.
Fonte: Anbima, em 03.11.2025.